Conheça as 5 vantagens do BIO-C Sealer

Quando o assunto é endodontia sabemos que a escolha dos produtos são importantes, conheça as 5 vantagens de usar o BIO-C Sealer.

Angelus

6 min. de leitura

-

18 de dezembro de 2020

Compartilhe:

Quando o assunto é endodontia sabemos que todas as etapas do atendimento clínico são de extrema importância, e que não se deve negligenciar em nenhuma delas. Para auxiliar nesta tarefa, para obter sucesso clínico, o profissional precisa contar com produtos de qualidade em seu arsenal de trabalho.

Por isso, neste artigo focaremos nas vantagens de um excelente cimento obturador endodôntico lançado pela Angelus, o BIO-C Sealer, que é diferente de todos os outros do mercado, pois, além de ser bioativo, ele é biocompatível. 

Ficou curioso?! Saiba mais lendo o artigo abaixo.

O que é o BIO-C Sealer?

BIO-C Sealer é um cimento obturador biocerâmico pronto para uso. O seu grande diferencial, se comparado aos cimentos obturadores convencionais, está em sua composição biocerâmica, que permite a liberação de íon cálcio, o qual induz a regeneração tecidual, apresenta ação bactericida e ainda inibe a infiltração bacteriana. 

Além destas vantagens o produto não exige manipulação, ou seja, vem pronto para uso o que facilita a aplicação, proporcionando economia de tempo clínico, garantindo satisfação do dentista e conforto para o paciente.

Abaixo listamos as razões do porquê de se utilizar o BIO-C Sealer.

5 razões para usar o BIO-C Sealer

O cimento deve ter alguns pré-requisitos para oferecer sucesso na endodontia. Para deixar ainda mais claro quais são os benefícios do uso desse material, continue a leitura.

1. Pronto para uso

Um dos grandes diferenciais do BIO-C Sealer é pelo fato de ser pronto para uso, isto é, dispensa a manipulação, otimiza o tempo clínico, evita o desperdício do material na placa de vidro e do proporcionamento incorreto. Dessa forma, o BIO-C Sealer garante uma consistência e performance adequada do produto.

Para que fosse possível fornecer o produto pronto para uso, sem a perda de suas propriedades, a seringa do BIO-C Sealer foi desenvolvida especialmente para garantir o isolamento do material em relação à umidade do ambiente. Além disso, o produto conta com uma tampa de silicone que também proporciona o vedamento hermético da embalagem.

Além da preocupação com a seringa foi desenvolvida pontas aplicadoras especiais que permitem levar o material até a região mais apical do conduto, e podem ser autoclavadas antes do uso.

2. Bioatividade

Devido à sua composição biocerâmica, o produto além de ser biocompatível (não agride os tecidos), ele é bioativo o que proporciona uma regeneração tecidual mais rápida.

A liberação de íon cálcio é fundamental para a ação biológica e química de um cimento obturador. O BIO-C Sealer apresenta uma liberação constante de cálcio, promovendo uma biomineralização, que estimula o crescimento dos tecidos.

Esta regeneração e estimulação tecidual também se deve ao tamanho das partículas (menor que 2µm) que permite uma maior difusão para os tecidos e reatividade do produto contribuindo para uma maior bioatividade.

3. Alta alcalinidade (PH ~12)

Um dos grandes desafios para o endodontista é a anatomia do canal radicular, que muitas vezes não permite uma limpeza adequada apenas com os instrumentos de formatação. Por isso, para auxiliar nessa limpeza é recomendado a utilização de soluções irrigadoras. Todas estas etapas visam formatar, limpar e descontaminar o conduto que estão repletos de bactérias.

Diante disso, nos encontramos com diante do seguinte questionamento: por que não utilizar um cimento que possui um pH elevado, o qual permite uma ação antibacteriana, que resulta em um produto mais efetivo e com prognóstico favorável ao tratamento?

4. Alto escoamento, expansão de presa e adesão química à dentina

Características extremamente importantes para um cimento obturador:

  • Alto escoamento: proporcionado pelo tamanho de partículas que favorece a fluidez do material e com isto a obturação efetiva dos canais principais e acessórios;
  • Expansão de presa: por ser um cimento biocerâmico, possui esta propriedade que favorece o vedamento hermético do conduto. Ao contrário dos cimentos com base resinosa, que possuem uma contração de polimerização, pode deixar espaços vazios sendo propícios para recontaminação do canal;
  • Adesão química à dentina: o contato do BIO-C Sealer com a umidade e fluídos teciduais, faz com que haja a liberação de íons ativos, os quais interagem com a matriz orgânica e inorgânica da dentina, promovendo assim a formação de uma área intermediária, denominada de zona de infiltração mineral (MIZ: Mineral Infiltration Zone). Esta área de infiltração mineral na dentina proporciona um excelente vedamento biológico minimizando possibilidades de infiltração bacteriana, o que levaria a uma recontaminação e insucesso endodôntico. 

5. Alta radiopacidade

BIO-C Sealer apresenta uma excelente radiopacidade(superior a 7mm escala de Aluminio) e utiliza como radiopacificador Óxido de Zircônia que não causa manchamento na estrutura dental. 

Por que contar com a Angelus?

A Angelus foi a segunda empresa a introduzir material Biocerâmico no mercado mundial, em 2001 (MTA ANGELUS), e a primeira empresa a lançar um Biocerâmico obturador pasta X pasta em 2010 (MTA-Fillapex). 

Desde então, o departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Angelus desenvolveu uma linha de pesquisa específica para aumentar o portfólio de Biocerâmicos e tem um grande número de projetos desenvolvidos e em andamento para diferentes especialidades odontológicas.

Agora que você conhece o BIO-C Sealer, não perca mais tempo e experimente suas facilidades no seu consultório. Os resultados são melhores e mais consistentes dessa forma. Procure sempre oferecer um atendimento de alto nível e perceba que essa é uma ótima maneira de se destacar no mercado. 

Se você quer entender mais sobre como utilizar o BIO-C Sealer, indicações de uso, casos clínicos entre outros detalhes, baixe o material sobre esse produto no botão abaixo!

101 comentários

  • Bom dia. Essa embalagem de 5g é uso único? Se não, quantas doses aproximadamente.
    Obs. Corrijam no texto a palavra “perca”

    • Angelus

      28/04/2022

      Bom dia, Carolina! Corrigimos o “perca”, obrigada! 🙂 Em relação ao uso do BIO-C Sealer ou demais dúvidas de produtos, escreva para o [email protected] ou entre em contato pelo 0800 727 3201 ou pelo whats app (43) 9 9919-0244.

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.