Cimento biocerâmico: você já conhece esse material?

Neste artigo, conheça melhor o que é o cimento biocerâmico, suas vantagens, impacto na endodontia e benefícios para o paciente.

Angelus

6 min. de leitura

-

23 de agosto de 2019

Compartilhe:

Os materiais endodônticos estão em mudança constante devido à introdução de novas técnicas e pesquisas científicas, contribuindo significativamente para o avanço da odontologia. Dentre eles está o cimento biocerâmico, material que juntamente com as limas mecanizadas, ultrassom e microscópio, tem mudado a face da endodontia.

Quando falamos sobre a utilização de cimentos biocerâmicos na endodontia, não o podemos fazer de forma genérica. Pensando nisso, entrevistamos a Dra. Janaína Lima Santos, Coordenadora de Comunicação Científica, e a Dra. Cristiane Vila, Pesquisadora Sênior, ambas do time Angelus. Em seguida, reunimos as principais informações sobre os cimentos biocerâmicos que prometem revolucionar a vida dos endodontistas.

No post de hoje, explicaremos brevemente o que são esses materiais e de que forma eles impactam a odontologia. Em seguida, indicaremos um dos melhores cimentos biocerâmicos disponíveis no mercado. Confira!

O que são os materiais biocerâmicos?

Os materiais biocerâmicos são cerâmicas capazes de induzir atividades biológicas específicas. Os materiais odontológicos são divididos em classes, sendo classificados como poliméricos, metálicos, cerâmicos ou compósitos. Dentro da classe dos cerâmicos e compósitos, existe uma subdivisão chamada de biocerâmicos.

Como o próprio nome já diz, esses materiais derivam das biocerâmicas, que estão sendo amplamente utilizadas na área médica e odontológica, devido à sua excelente capacidade de vedamento, impedindo a recolonização de microrganismos e promovendo atividade antibacteriana e antifúngica. Exemplos destes são o óxido de alumínio, zircônio, vidro bioativo, cerâmica de vidro, hidroxiapatita e fosfato de cálcio.

Também podemosclassificá-los em bioativos e bioinertes, dependendo da sua interação com os tecidos. Materiais bioativos, como a cerâmica de vidro e o fosfato de cálcio, estimulam aregeneração tecidual. Materiais bioinertes, como o óxido de alumínio e o zircônio, não possuem efeitos fisiológicos ou biológicos positivos nem negativos.

Quais são as vantagens do cimento biocerâmico?

Ao realizar um tratamento endodôntico, é necessário utilizar um cimento obturador que possua uma excelente capacidade de vedamento do canal após a instrumentação mecânica. Esse selamento hermético é importante para impedir uma futura infiltração de microrganismos. Além da capacidade de vedar, o cimento obturador precisa interagir quimicamente com a dentina da parede radicular, para promover adesão do produto com o tecido biológico, e possuir efeito antibacteriano.

O cimento biocerâmico possui capacidade de induzir a neoformação dos tecidos humanos lesionados, ou seja, estimulam a regeneração tecidual. As excelentes propriedades de “bioatividade” que extrapola a biocompatibilidade dos cimentos biocerâmicos se devem à indução da cascata de formação da hidroxiapatita.

Em resumo, esses cimentos possuem capacidade osteoindutora e osteocondutora, ótimo selamento hermético, formação de ligação química com a dentina, altaradiopacidade. Além disso, apresentam propriedades antibacterianas devido ao alto pH, o que os diferencia dos cimentos tradicionais.  

Como os cimentos biocerâmicos podem impactar a endodontia atual?

Os materiais biocerâmicos surgiram para permitir opções de tratamento com uma maior taxa de sucesso e resultados de curto prazo.

Apresentam uma ótima fluidez, que permite o preenchimento de ramificações e canais colaterais, canais recorrentes, delta apical, ou seja, regiões de difícil acesso pela limpeza biomecânica, onde as bactérias ficam alojadas.

A alta radiopacidade dos biocerâmicos permitem verificar a qualidade de preenchimento do produto por meio da radiografia, de modo a confirmar se preencheu homogeneamente os espaços onde foi aplicado.

Além do tratamento endodôntico convencional como a obturação de canais radiculares, a utilização dos materiais biocerâmicos está indicada em tratamentos conservadores como por exemplo capeamento pulpar direto ou indireto, pulpotomia, apicificação e revascularização. E por fim, para tratamentos endodônticos cirúrgicos como selamento de perfurações laterais acidentais iatrogênica (por limas e/ou brocas) ou biológicas (causadas por reabsorções) e o uso em retrobturações.

Assim, conclui-se que é possível realizar uma série de tratamentos com diversos materiais com a base tecnológica dos materiais biocerâmicos. Estes estão revolucionando a endodontia e facilitando a vida dos profissionais ao substituírem outros materiais que, muitas vezes, são lesivos aos tecidos. Diferente de materiais à base de óxido de zinco e eugenol, ou alguns resinosos, os biocerâmicos interagem com os tecidos vivos, acelerando o processo de cura de forma mais previsível.

O cimento biocerâmico promove benefícios para o paciente?

Além de biocompatível, os biocerâmicos possuem bioatividade, portanto o processo de reparação tecidual será mais rápido. Dessa forma, haverá uma resposta inflamatória mais controlada, e, portanto, redução da dor e desconforto pós-operatório para o paciente. A biocompatibilidade e a bioatividade são as duas grandes vantagens desse material para os pacientes.

Como escolher o cimento biocerâmico ideal?

Com a tendência da Odontologia em utilizar os biocerâmicos, que são produtos biocompatíveis com o tecido humano, a Angelus desenvolveu o cimento biocerâmico BIO-C SEALER. Clique para acessar a bula deste produto.

Por ser biocerâmico, tem uma importante propriedade que é a expansão de presa. Essa característica minimiza a permanência de espaços vazios no conduto radicular após a obturação, evitando uma recontaminação.

Diferente dos cimentos pó/líquido, em que  se faz necessário a mistura por meio da manipulação, o BIO-C SEALER já vem pronto para uso, é um cimento que não precisa ser manipulado, reduzindo o tempo de trabalho do profissional. Também é um cimento altamente radiopaco, facilitando a visualização radiográfica.  

A atividade antibacteriana desse cimento se deve ao seu pH alcalino, que torna o ambiente inóspito para os microrganismos patogênicos. Sabe-se que o desafio do endodontista é a eliminação da bactéria, que é dificultada pela anatomia irregular dos condutos, e por ser um produto bactericida, o BIO-C SEALER age nos locais onde a limpeza mecânica não foi suficiente para total eliminação do conteúdo pulpar infectado.

Por que optar pelo cimento biocerâmico da Angelus?

A maioria dos cimentos biocerâmicos disponíveis no mercado são à base de resina ou óxido de zinco e eugenol, que são materiais lesivos ou inertes que não promovem a interação com o tecido dentinário, nem induzem uma resposta biológica. E, dependendo da marca comercial e tipo de cimento, não possuem a fluidez adequada para adentrar às ramificações do sistema de canais radiculares.

Evite as chances de fracasso em seu tratamento, o cimento biocerâmico BIO-C SEALER possui todas as características ideias para um tratamento endodôntico de excelência!

Quer saber mais detalhes sobre o cimento biocerâmico BIO-C SEALER? Acesse o perfil técnico no botão abaixo:

101 comentários

Deixe um comentário

Índice

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade