Instagram para Odontologia: 7 dicas de marketing para dentistas

Investir no marketing digital é a melhor estratégia para os dentistas que querem atrair mais pacientes, aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório e se tornar referência em seu segmento. Diante disso, saber como usar o Instagram para Odontologia é essencial para os profissionais que buscam crescer no mercado. Só que não adianta ter […]

Angelus

6 min. de leitura

-

16 de abril de 2021

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Investir no marketing digital é a melhor estratégia para os dentistas que querem atrair mais pacientes, aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório e se tornar referência em seu segmento. Diante disso, saber como usar o Instagram para Odontologia é essencial para os profissionais que buscam crescer no mercado.

Só que não adianta ter apenas um perfil nessa rede social. O dentista precisa entender as funcionalidades oferecidas para explorá-las a seu favor.

Neste artigo apresentamos 7 dicas de como fazer o marketing odontológico utilizando o Instagram. Acompanhe!

1. Crie um perfil comercial no Instagram

O primeiro passo é criar um perfil comercial no Instagram para que assim você tenha acesso a mais recursos de marketing do que se ficar apenas com a conta pessoal (perfil privado). Para fazer essa transição, basta clicar em “editar perfil” e, depois, em “mudar para conta profissional”.

Com isso, você pode acompanhar mais dados e funcionalidades importantes do Instagram. As vantagens do perfil comercial nessa rede social são:

  • Criação de botões de ação — os usuários podem clicar em um botão para ligar para seu consultório, para mandar e-mail ou saber a sua localização de forma simples;
  • Acesso a dados valiosos — a conta comercial traz informações sobre seu público, como idade, cidade e, até mesmo, os horários em que estão online. Apresenta, ainda, as fotos que receberam mais curtidas, ajudando no planejamento para criar as postagens;
  • Patrocínio de posts — é possível criar posts patrocinados investindo um determinado valor, para atingir o público que você deseja.

2. Faça um planejamento das postagens

É importante ter um feed organizado e, para isso, a dica de Instagram para Odontologia se refere a ter um planejamento das postagens: defina a periodicidade das publicações e os tipos de assunto que serão abordados nos conteúdos. É possível falar sobre:

  • Prevenção em saúde bucal de forma geral;
  • Mitos e verdades do tratamento odontológico;
  • Tratamentos da sua especialidade;
  • Procedimentos que são tendência;
  • Sobre você, sua formação, além de cursos e treinamentos que está realizando, já que a rede social permite uma aproximação mais pessoal com o público;
  • Sua clínica, destacando os diferenciais.

Produza conteúdos de qualidade, mas evite o uso de termos muito formais. Tenha em mente que deve ser uma conversa com o seguidor. Você pode se inspirar no perfil de outros profissionais, porém, o importante é que os textos sejam originais.

Siga um padrão nas imagens utilizadas: a dica é utilizar design e cores que reforcem a marca da sua clínica ou consultório, e sempre escolha fotos em boa resolução.

3. Utilize vídeos

Os vídeos ganham cada vez mais espaço nas redes sociais e, com o Instagram, não é diferente. Dessa forma, se você busca captar mais pacientes, explore esse recurso. É um formato mais dinâmico, que pode ser utilizado para o dentista tratar sobre determinado tema de sua área. Aqui, é possível utilizar:

  • Reels — vídeos curtos, de 15 segundos, geralmente, musicais e com efeitos variados, que permitem utilizar a criatividade para chegar aos seus pacientes em potencial;
  • IGTV — é a ferramenta que permite para o dentista criar vídeos mais longos. Pode ser acessado pelos usuários no Instagram ou pelo app próprio do IGTV;
  • Lives — vídeos que serão transmitidos pelo Stories, permitindo uma interação em tempo real com os seguidores. Como é uma apresentação ao vivo, a dica é se preparar com um roteiro.

4. Aposte nos Stories

Uma das melhores estratégias na hora de utilizar o Instagram para Odontologia é explorar os Stories. São conteúdos dinâmicos, que ficam no topo da timeline e duram 24 horas. Muitas pessoas têm o costume de apenas deslizar os Stories e não rolar o feed, por isso, é necessário utilizar bem esse recurso.

O dentista pode publicar ali suas postagens, mas, principalmente, vídeos espontâneos ou conteúdos interativos, como enquetes e perguntas para conhecer mais o público, tirar dúvidas e até descontrair.

Aproveite para mostrar situações cotidianas do seu trabalho, porque o tom pessoal é importante para atrair mais seguidores. Inclua hashtags, gifs e até manchetes para deixar seus Stories mais chamativos.

5. Interaja com os seguidores

Não se esqueça de sempre interagir com os seguidores, respondendo às perguntas, comentários e mensagens. Aliás, não deixe de curtir as postagens desses usuários. Tudo isso gera mais engajamento, melhorando sua visibilidade na rede social.

6. Mantenha o perfil atualizado

Acho que com as dicas que apresentamos até agora, dá para perceber que é preciso dinamismo se você tem a intenção de fazer o marketing digital nessa rede. Então, não deixe seu perfil abandonado ou desatualizado.

Sabemos que a rotina do dentista é muito corrida, mas reserve um tempinho para planejar as postagens, gravar vídeos e interagir com os seguidores. Contar com o trabalho de agências de marketing para produzir textos e criar artes para posts no Instagram pode ser necessário para você aproveitar melhor todos os recursos do Instagram para Odontologia.

7. Tenha atenção com as proibições do CFO

Uma dica importante é tomar cuidado com algumas proibições que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) estabelece nas publicações realizadas por dentista. É obrigatório constar o nome do profissional e o número de registro nas postagens, mesmo de imagens e vídeos.

A boa notícia é que a Resolução 196, de 2019 flexibilizou alguns pontos, portanto, agora é possível divulgar fotos de antes e depois (diagnóstico e resultado do tratamento), desde que realizado pelo próprio profissional e com autorização prévia da pessoa ou representante legal. Fica permitido, ainda, selfies ao lado de pacientes, sob as mesmas condições.

O que não pode é divulgar preços, promoções ou sorteios. Também não é permitido se autopromover ou disseminar conteúdos sensacionalistas com promessa de resultados. Por fim, o profissional não deve divulgar imagens com identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.

Aumente seus agendamentos de consulta, divulgando seu trabalho nas redes sociais. O Instagram para Odontologia é uma ótima ferramenta para se aproximar do seu público e, assim, atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.

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