Pino de fibra de vidro: entenda as principais vantagens de usar

Conheça as principais características e vantagens de usar o pino de fibra de vidro em tratamentos com praticidade e ótimos resultados.

Angelus

6 min. de leitura

-

25 de julho de 2019

Compartilhe:

Os materiais ideais para uso nos procedimentos são uma preocupação de todo profissional que deseja oferecer um tratamento de excelência e obter credibilidade com seus pacientes.

Tecnologias e produtos;inovadores como os da base de fibras de vidro são opções ideais para o tratamento na prótese odontológica. Permitem realizar tratamentos com praticidade, alta eficácia e ótimos resultados estéticos.

Quer entender melhor? Continue lendo e confira as principais características e vantagens do pino de fibra de vidro.

Saiba mais sobre o pino de fibra de vidro

Os pinos intrarradiculares obtidos por fundição e os pré-fabricados são utilizados para reforçar as restaurações e suportar as coroas protéticas em dentes tratados endodonticamente.

A técnica pioneira foi a dos pinos metálicos fundidos, em que são obtidos o pino e o núcleo simultaneamente. Embora de uso difundido, apresentam limitações estéticas, exigindo o mascaramento com resina opacificadora previamente à instalação da prótese sobre o mesmo.

Além da necessidade de procedimentos adicionais citados para evitar a reflexão do metal através da prótese, apresentam alto módulo de elasticidade, que acarreta baixa flexão. Em casos de aplicação de força excessiva sobre o pino, pode ocasionar fraturas radiculares irreversíveis causando um grande constrangimento e prejuízos à imagem do dentista, além de perdas funcionais e financeiras para o paciente.

Em síntese, o pino de fibra de vidro vem como uma excelente alternativa para substituir os metálicos fundidos. Suas características estéticas e funcionais possibilitam um tratamento com qualidade superior.

Conheça as vantagens do pino de fibra de vidro

Os pinos intrarradiculares têm a função de suportar próteses ou restaurações sem causar estresse e, consequentemente, de evitar a fratura da raiz. Portanto, é evidente a importância do uso de pinos com propriedades mecânicas similares às das estruturas dentais.

Os pinos produzidos em fibras de vidro apresentam, além da estética, propriedades estruturais similares aos tecidos dentais. Dessa forma, são uma alternativa ideal para a substituição dos pinos metálicos fundidos.

Com a introdução da cimentação adesiva na Odontologia, os pinos em fibras ganharam maior destaque pela segurança de uso. A composição fibro-resinosa, diferente dos pinos metálicos, permite melhor adesão aos cimentos resinosos e, portanto. maior retentividade ao canal radicular, onde é cimentado.

A seguir, listamos as principais vantagens de utilizar os pinos em fibras de vidro.

Módulo de elasticidade similar ao da dentina

O módulo de elasticidade é o valor de deformação do material sob determinada tensão. O ideal é que ele seja o mais próximo possível ao da dentina para que não ocorram fraturas radiculares.

Dentre os materiais utilizados como retentores intrarradiculares, os pinos de fibra de vidro são aqueles que apresentam um módulo de elasticidade mais próximo ao da dentina. Por isso, oferecem ótima resistência mecânica e longevidade para uso em restauração dos dentes tratados endodonticamente.

Menor risco de fraturas

A grande vantagem dos pinos em fibras de vidro é, de fato, sua segurança de uso, pois diferente dos pinos e núcleos metálicos que dissipam o impacto das forças mastigatórias para a estrutura dental, os pinos em fibras são capazes de absorver o impacto sem levar esse estresse para a estrutura dental.

Dessa forma, com o uso dos pinos em fibras de vidro, os riscos de fratura da raiz são bem menos frequentes e, quando ocorrem, não são catastróficas, diferente das fraturas dos pinos metálicos fundidos que levam à perda do dente.

Estética superior

Mesmo com as técnicas de opacificação e mascaramento que se realizam nos núcleos metálicos, é difícil se obter um resultado estético adequado para as futuras próteses sobre esses pinos, pois não permitem a reflexão da luz.

Nesse quesito, o pino de fibra de vidro apresenta um grande diferencial. Isso porque, além de ter cor semelhante à do dente natural, permite a reflexão da luz e, portanto, não exige técnicas de opacificação e mascaramento para se obter o resultado estético ideal da prótese ou restauração final.

Praticidade técnica

A técnica de confecção de núcleos com pinos pré-fabricados em fibra de vidro permite sua preparação em sessão única, eliminando passos e custos laboratoriais na sua confecção. Portanto, é um tratamento com uma técnica mais rápida e simplificada em relação ao uso de núcleos metálicos fundidos, que demandam uma sessão adicional.

Custo-benefício

Com um menor custo na utilização dos pinos de fibras de vidro em relação aos pinos metálicos fundidos, o tratamento torna-se mais econômico ao paciente, viabilizando e permitindo ao profissional oferecer tratamentos mais competitivos. Isso significa que é possível precificar o procedimento de forma mais atrativa para o paciente.

O profissional também é beneficiado, pois consegue, além da praticidade técnica, reduzir o tempo do tratamento e oferecer uma solução segura e estética ao paciente.

Cimentação adesiva

Diferente dos pinos metálicos fundidos, em que se utiliza a técnica de cimentação convencional, os em fibra de vidro têm a vantagem de uso da técnica da cimentação adesiva. Possibilita uma melhor adesão do pino às estruturas dentais, minimizando riscos de deslocamento e perda do mesmo.

A cimentação adesiva pode ser realizada com cimentos resinosos de presa dual (foto e químico) ou de presa química. Atualmente, existe também a opção dos cimentos autoadesivos que dispensam o preparo prévio do substrato com ácido fosfórico e sistema adesivo.

Ausência de corrosão

É comum que pacientes tratados com núcleos metálicos fundidos relatem sentir um gosto de metal na boca. O motivo é a corrosão que esse tipo de material pode sofrer em contato com a umidade do ambiente bucal com o decorrer do tempo.

Não existe esse desconforto quando o profissional utiliza o pino de fibra de vidro. Sendo assim, o paciente apresenta um maior bem-estar após o tratamento, o que aumenta a sua satisfação.

Com o uso da técnica de cimentação adequada dos pinos em fibras de vidro, o produto oferece vantagens significativas tanto para o profissional quanto para os pacientes. Todo esse diferencial se reflete na qualidade dos serviços prestados, o que possibilita maior atração e retenção dos pacientes, assim com um maior retorno financeiro e credibilidade ao profissional.

Conheça melhor nossas opções de pino de fibra de vidro, acessando o interativo abaixo:

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade