Tecnologia e odontologia: veja as inovações mais promissoras para dentistas

As mudanças que o avanço tecnológico estão causando, em um curto espaço de tempo, precisam ser aproveitadas ao nosso favor. Para estar sempre na vanguarda, conseguir oferecer o melhor atendimento e fidelizar os nossos clientes, é importante estar atentos às possibilidades que a relação entre tecnologia e odontologia oferece. Vários aspectos de um consultório odontológico […]

Angelus

7 min. de leitura

-

13 de março de 2020

Compartilhe:

As mudanças que o avanço tecnológico estão causando, em um curto espaço de tempo, precisam ser aproveitadas ao nosso favor. Para estar sempre na vanguarda, conseguir oferecer o melhor atendimento e fidelizar os nossos clientes, é importante estar atentos às possibilidades que a relação entre tecnologia e odontologia oferece.

Vários aspectos de um consultório odontológico podem ser aprimorados utilizando ferramentas recentes, e cada uma delas oferece diferenciais competitivos que podem ser definitivos para o sucesso do seu empreendimento. Então, vamos a algumas das tecnologias mais importantes que você pode oferecer!

Ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação atuais permitem que o dentista aproxime o contato com seus clientes com maior frequência e de uma forma mais ágil e prática. Isso faz com que seja possível captar novos pacientes e melhorar a percepção de personalização no atendimento oferecido àqueles que já frequentam seu consultório.

Os chatbots são um exemplo de ferramenta de comunicação que pode ser útil. A partir de uma janela aberta no site profissional do dentista, o cliente pode conversar com um programa de computador que simula o atendimento por um humano. Assim, dúvidas básicas são respondidas de forma rápida, sem demandar atenção de nenhum profissional.

Softwares de gestão integrada

A gestão do consultório é uma das tarefas que mais tomam tempo dos profissionais da odontologia. Em muitos casos, essa atividade rouba seus períodos de descanso e diminui a disponibilidade da agenda para atendimentos.

Hoje, existem no mercado diversos softwares de gestão integrada que possibilitam controlar com precisão e de forma muito prática todas as questões ligadas à gestão do consultório. Entre elas, estoque de insumos, agenda, pagamentos e escalas de funcionários, entre outras funções.

Prontuário eletrônico

O prontuário é fundamental para a organização, o controle do histórico e a qualidade da prestação do atendimento durante as consultas. Por isso, ele também precisa contar com todos os recursos mais inteligentes disponibilizados pelas ferramentas que unem tecnologia e odontologia.

Por meio da utilização do prontuário eletrônico, é possível consultar diversas informações sobre o paciente. Todo o histórico, como exames, procedimentos e particularidades específicas, fica disponível e pode ser acessado de forma muito prática. Isso também personaliza o atendimento, algo muito valorizado pelos clientes.

Anestesia sem dor

Ir ao dentista não é um programa muito atrativo, grande parte das pessoas conhecem ou elas próprias possuem verdadeiro pânico de realizar um tratamento odontológico.

A anestesia é uma das etapas mais temidas e que trazem medo e insegurança ao paciente, ter a possibilidade de torna-la praticamente indolor é um grande diferencial para o profissional.

Para isto, atualmente o dentista pode contar com injetores computadorizados de anestesia que introduz a solução anestésica de forma lenta, gradual e personalizada para cada procedimento.

No Brasil contamos com marcas nacionais e importadas, vale a pena conferir as vantagens e diferenciais de cada uma.

Escaneamento dos dentes

O escaneamento intraoral proporciona o registro dos dentes, arcos dentários e tecidos adjacentes de forma tridimensional, realizado por meio de um equipamento de forma rápida e precisa, otimizando o tempo clínico, proporcionando menor desconforto ao paciente. Além de todo o ganho clínico propicia um diferencial a ser explorado no marketing de seu consultório.

Com esta tecnologia é possível planejar o tratamento, simular os resultados para que o paciente possa ter uma noção de como ficara, além de enviar a moldagem de forma digital evitando a necessita de deslocamento, deformação devido ao tempo de espera do TPD buscar o trabalho garantindo agilidade e precisão nas adaptações das peças protéticas.

Impressão 3D

Em diversas áreas a impressão 3D já está sendo muito utilizada, sendo a Odontologia uma das grandes apostas para esta tecnologia.

Próteses, cirurgias e implantes são algumas das principais áreas que podem ser beneficiadas, pois esta tecnologia proporciona resultados mais previsíveis e rápidos.

Em Prótese algumas da etapas que podem ser utilizadas a impressão 3D seria planejamento, simulação de resultados, mockups e comunicação digital entre os profissionais minimizando os riscos de falhas durante o trabalho multidisciplinar.

Na cirurgia e Implante, esta tecnologia pode favorecer na criação de guias cirúrgicos, que permitem que o procedimento seja mais previsível e realizado em menor tempo.

Estas são apenas algumas possibilidades que a impressão 3D proporciona, mas há muitas possibilidades a serem exploradas.

Tecnologia CAD/CAM

Esta nova tecnologia está presente em diversas áreas inclusive na odontologia e consiste na obtenção de “desenhos” através do computador (CAD – computer-aided design/desenho assistido por computador) e sua manufatura por meio de equipamentos (CAM – computer-aided manufacturing/manufatura assistida por computador).

Na odontologia esta tecnologia agilizou o processo pois permite ao dentista realizar a moldagem 3D, do paciente, através de scanner e enviar para o laboratório que, através do sistema CAD/CAM, elabora e usina a peça protética dispensando a necessidade de moldagem do paciente por meio de moldeiras e por parte do laboratório dispensando uma etapa morosa e artesanal para a confecção da peça garantindo maior precisão em sua adaptação.

Com o sistema CAD/CAM pode-se utilizar diversos materiais como Zirconia, Cerâmica Feldspatica, Dissilicato de Litio, PMMA e atualmente com Fibra de vidro para confecções de núcleos anatômicos e estéticos. Aproveite e conheça o nosso FIBER CAD- Post & Core, a solução perfeita para núcleos na prótese!

A odontologia digital está avançando a cada dia, pois alia tecnologia, qualidade, agilidade e resultados positivos benefícios que tanto o dentista como seu paciente procuram.

Aparelhos ortodônticos invisíveis

Os aparelhos ortodônticos já foram fonte de muito constrangimento, principalmente para crianças e adolescentes. A aparência deles foi motivo para que muitas pessoas deixassem de usá-los ou interrompessem o tratamento antes do fim, mas essa realidade mudou com a chegada de aparelhos mais estéticos e até mesmo invisíveis.

Os aparelhos invisíveis se parecem com uma placa de bruxismo, são transparentes e confeccionados de forma personalizada para cada paciente.

Apresentam como vantagens ser estético, quase imperceptível e móveis facilitando a higienização, mas não é indicado para corrigir qualquer problema ortodôntico, portanto é de suma importância que o dentista analise caso a caso e realize um planejamento adequado para selecionar o melhor aparelho para seu paciente.

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada utiliza softwares capazes de consolidar as informações obtidas no escaneamento, além de outros exames, para formar um mapeamento preciso da anatomia da boca de cada paciente

Desta forma, é possível obter um guia cirúrgico que irá direcionar o dentista, permitindo que o procedimento se torne mais previsível, rápido e preciso favorecendo o sucesso clínico e diminuindo o pós operatório do paciente

A união entre tecnologia e odontologia possibilita que o atendimento nos consultórios seja feito de forma mais personalizada e eficiente. Para conseguirmos nos manter competitivos, é preciso acompanhar as mudanças e nos dedicar à utilização do que há de mais moderno nos tratamentos oferecidos aos nossos pacientes.

Não deixe de sempre se atualizar e implementar novas tecnologias em seu consultório.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque algum colega ou paciente que você acha que pode se interessar. Assim, você deixa os amigos bem informados e já oferece aos seus clientes possibilidades que eles talvez ainda desconheçam, aumentando as chances de eles buscarem o seu atendimento.

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade