5 Estratégias para motivar a equipe no seu consultório odontológico

O desempenho dos seus funcionários está abaixo do esperado? Então pode ser o momento apropriado para motivar a sua equipe. Veja 5 estratégias para isso!

Angelus

7 min. de leitura

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4 de novembro de 2022

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O sucesso de um consultório odontológico pode depender do engajamento dos seus profissionais. Se você tem observado uma rotatividade incomum ou a desmotivação da equipe, pode ser que faltem estratégias para motivar o seu time.

Afinal, um grupo motivado se esforça mais na entrega dos resultados, é mais produtivo e se mantém leal à empresa. E existem diversas formas de motivar uma equipe e, consequentemente, trazer resultados positivos ao seu consultório odontológico.

Se você quer aprendê-las, faça a leitura deste artigo até o final. Nele, serão abordadas 5 estratégias para manter seu time motivado!

Está pronto?

 

Por que pensar em estratégias para motivar a equipe do seu consultório?

Para começar, vale destacar que a motivação é um fator fundamental para que uma pessoa dê o melhor de si em uma atividade. Geralmente, quando você acaba de contratar um colaborador, ele entra disposto a entregar os melhores resultados, pois está motivado com o novo emprego.

Contudo, é natural que essa motivação diminua no decorrer dos anos. Isso porque as pessoas acabam se habituando ao ambiente de trabalho e às suas funções. Assim, há riscos de que o colaborador se mantenha estagnado ou, até mesmo, piore o seu desempenho.

Além disso, um funcionário desmotivado poderá influenciar negativamente outros integrantes do time. A consequência será uma equipe cada vez mais desengajada, o que tende a prejudicar a rotina e o desempenho do consultório como um todo.

Logo, é ideal pensar com antecedência em estratégias capazes de trabalhar a motivação da sua equipe. Assim, no momento que você notar que um profissional está acomodado ou desmotivado, poderá solucionar a questão e construir uma cultura mais positiva no consultório.

 

5 Estratégias para motivar o time do consultório odontológico

Agora que você sabe a importância da motivação de uma equipe, deve estar se perguntando quais são as estratégias mais eficazes nesse sentido. Confira 5 possibilidades!

 

1. Tenha um ambiente com boas condições de trabalho

O seu consultório odontológico será o ambiente onde a sua equipe passará grande parte do dia. Logo, ele deve possuir todas as condições, equipamentos e materiais necessários para que o trabalho possa ser exercido da melhor maneira possível.

Portanto, vale investir em um mobiliário apropriado e ergonômico que permita o exercício das atividades com conforto e segurança. Trabalhar em uma posição desconfortável ou com um equipamento inapropriado pode deixar o colaborador estressado com maior facilidade.

Essa situação pode levar ao desenvolvimento de lesões ou erros nos procedimentos — que podem até prejudicar o paciente. Lembre-se de que a clínica odontológica trabalha com a saúde das pessoas, então os equipamentos e materiais precisam viabilizar serviços adequados.

Outro ponto que não pode ser negligenciado diz respeito ao estoque. A falta de materiais para a realização de um procedimento costuma ser bastante frustrante. Afinal, isso impede a realização de um serviço de qualidade — o que também pode afetar a relação com os pacientes.

Também é fundamental ter um ambiente limpo e organizado — onde os colaboradores possam se trocar, se alimentar e realizar outras atividades. Essa medida gera bem-estar, aumentando as chances de que eles se sintam parte daquele ambiente e trabalhem com satisfação.

 

2. Ofereça feedbacks

É possível que um funcionário adote um comportamento que não condiz com as práticas do consultório. Porém, nem sempre ele conseguirá notar esse comportamento por conta própria. Por exemplo, isso pode ser resultado das práticas adotadas em um emprego anterior.

Desse modo, é essencial oferecer feedbacks regularmente, de modo a apontar os comportamentos que podem ser melhorados, bem como aqueles que devem ser prestigiados. Uma tática, nesse sentido, é fazer feedbacks positivos em público e negativos em particular.

Tende a ser bastante gratificante o recebimento de elogios no meio de colegas e pacientes. E isso costuma motivar o profissional a manter sempre um bom desempenho. Por outro lado, receber críticas em público pode deixá-lo envergonhado, gerando um efeito contrário e negativo.

 

3. Trace metas e objetivos alcançáveis

Todos os colaboradores de um consultório odontológico devem se sentir responsáveis pela entrega dos resultados. No entanto, para que isso aconteça, é preciso ter metas e objetivos bem desenhados, que possam ser alcançados e sejam de conhecimento da equipe.

Perceba que de nada adiantará traçar uma meta que seja impossível de ser atingida — como um aumento na carteira de pacientes muito elevado ou a exigência de redução nos tempos de atendimento, de modo que não se encaixe nos tratamentos odontológicos.

Nesse cenário, o time tende a sentir desmotivação ao perceber que não conseguem conquistar os objetivos propostos. Ademais, quando os objetivos forem alcançados, não esqueça de parabenizar todos os envolvidos para manter a motivação e estimular o trabalho em equipe, quando for o caso.

 

4. Invista na capacitação da sua equipe

Embora o processo de entrevista seja o momento oportuno para selecionar os profissionais mais habilitados à vaga oferecida, é importante continuar investindo no treinamento e capacitação dos contratados.

Muitos gestores receiam investir no aprimoramento dos colaboradores considerando a possibilidade de eles buscarem outras oportunidades no mercado. Porém, manter um time desatualizado ou inapto a uma atividade pode ser bastante prejudicial ao seu consultório.

Tenha em mente que oferecer cursos de atualização e capacitação aos funcionários tende a aumentar a produtividade, economizar tempo e os mantêm fiéis à empresa. Afinal, eles percebem uma valorização por parte dos gestores que investem em seu desenvolvimento.

Além disso, esse é um diferencial relevante para a fidelização de pacientes. Podem surgir novas técnicas e procedimentos com o tempo, exigindo a atualização dos profissionais. O mesmo vale para os colaboradores da recepção ou de outros setores que afetem direta ou indiretamente os pacientes.

 

5. Considere oferecer gratificações

Quando se fala em gratificações, é comum pensar em incremento salarial e, consequentemente, no aumento de despesas da clínica odontológica. Porém, é possível oferecer benefícios que não envolvem necessariamente a oferta de dinheiro.

Por exemplo, há empresas que fornecem café da manhã antes de começar o expediente, incentivando o colaborador a não se atrasar. Também é possível encontrar aquelas que oferecem um “day off” ou permitem que ele encerre o expediente mais cedo no dia do aniversário.

Pequenas gratificações, como essas, geram a sensação de acolhimento e importância para além do lado profissional. Ademais, o benefício que essa iniciativa gera ao funcionário e ao time costuma ser muito maior que o custo projetado para o seu consultório.

 

Sabendo, agora, que motivar a equipe pode ser benéfico para o seu consultório odontológico, vale considerar a aplicação dessas 5 estratégias. Com elas, a tendência é que você tenha um time comprometido e cada vez mais preparado para buscar os melhores resultados para o negócio!

Gostou do assunto abordado neste post? Então compartilhe com seus colegas que também possuem consultórios odontológicos!

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