Clínica odontopediátrica: como adaptar seu consultório

A odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Por conta das particularidades desse público-alvo, a abordagem da odontologia deve ser diferente. Afinal, as crianças não têm a maturidade de um adulto para entender o tratamento odontológico. Nesse sentido, a clínica odontológica pediátrica também apresenta diferenças em relação à […]

Angelus

7 min. de leitura

-

28 de outubro de 2022

Compartilhe:

A odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Por conta das particularidades desse público-alvo, a abordagem da odontologia deve ser diferente. Afinal, as crianças não têm a maturidade de um adulto para entender o tratamento odontológico.

Nesse sentido, a clínica odontológica pediátrica também apresenta diferenças em relação à clínica convencional. Isso porque ela deve estar preparada para acolher o público infantil — que deve se sentir tranquilo e seguro no ambiente e durante o atendimento.

Quer saber como funciona uma clínica odontológica pediátrica? Continue a leitura, pois neste artigo você descobrirá a resposta para essas e outras perguntas.

Vamos lá?

 

Como funciona uma clínica odontológica pediátrica?

Para começar, vale a pena saber como funciona uma clínica odontológica pediátrica. Esse é um espaço odontológico adaptado para receber o público infantil. Para tanto, o ambiente é lúdico, com espaços coloridos, móveis adaptados, vídeos infantis explicativos e brinquedos.

Mais do que um local alegre e divertido, a clínica odontológica pediátrica conta com atendimento diferenciado. Os profissionais costumam ser especializados em odontopediatria para ter mais recursos para lidar com as crianças.

Nesse sentido, o odontopediatra tende a oferecer um atendimento mais adequado com a linguagem infantil. Além disso, ele apresenta conhecimentos aprofundados sobre anatomia bucal infantil e os problemas que acometem as crianças.

Em relação ao atendimento, esse tipo de clínica odontológica atua não somente com os tratamentos dentários, mas também com educação em saúde bucal.

Desse modo, é comum que ela ofereça os seguintes serviços:

  • Acompanhamento de pré-natal — quando os pais, ainda na gestação, recebem orientação sobre saúde bucal do bebê e realizam o tratamento de acompanhamento e prevenção de doenças bucais da gestante;
  • Acompanhamento do desenvolvimento da dentição da criança;
  • Orientação sobre uso de chupetas e de mamadeiras;
  • Dicas de como aliviar o desconforto do nascimento dos dentes;
  • Prevenção de cárie;
  • Identificação de problemas que podem resultar em tratamento ortodôntico no futuro.

 

Quais os diferenciais dela em relação à clínica tradicional?

Após saber como funciona uma clínica odontológica pediátrica, é importante entender quais são os diferenciais dela para uma clínica tradicional. A seguir, confira as principais diferenças entre os dois estabelecimentos!

 

Sala de espera

Na sala de espera de uma clínica odontológica convencional, além de cadeiras confortáveis, há opções para as pessoas se distraírem enquanto aguardam a consulta. Nesse caso, são oferecidas revistas, jornais, música e programação de televisão, por exemplo.

Já na sala de espera de uma clínica odontológica pediátrica, é necessário contar com um espaço adaptado para que as crianças possam reduzir a ansiedade e, até mesmo, o medo do atendimento odontológico.

Desse modo, ela deve conter entretenimentos infantis, como brinquedos, livros, desenhos para colorir etc. Além de proporcionar maior tranquilidade às crianças, isso torna a clínica um lugar convidativo e agradável.

 

Fraldário

Um espaço imprescindível para este tipo de clínica especializada é o fraldário. Afinal, muitos dos pacientes podem precisar da troca de fraldas durante o tempo que permanecerem no local.

Desse modo, oferecer um ambiente apropriado gera maior conforto para os responsáveis, que podem trocar a fralda da criança de maneira adequada. Embora o fraldário também seja interessante em uma clínica odontológica convencional, ele é ainda mais relevante em uma clínica especializada no atendimento infantil.

 

Decoração, móveis e equipamentos

Como você viu, em uma clínica odontológica pediátrica é preciso ter espaços adaptados às crianças, e isso inclui o mobiliário e a decoração. Além de um ambiente colorido e lúdico, é importante que os móveis tenham altura apropriada para receber o público infantil.

Os equipamentos também devem ser adequados para as crianças, como a cadeira odontológica pediátrica. Além disso, muitos odontopediatras investem em jalecos com estampas divertidas e coloridas (para evitar o jaleco inteiro branco), e bonecos e bichos de pelúcia para utilizar durante o atendimento.

Esses detalhes proporcionam mais descontração ao ambiente, reduzindo a tensão do paciente e aumentando a adesão ao tratamento. Dessa maneira, é possível oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado para as crianças.

Na clínica convencional não é muito usual essa iniciativa de adaptar o espaço para as crianças — ou, em alguns casos, apenas algumas áreas na sala de espera são trabalhadas para o público infantil. Então os móveis e a decoração, em geral, tendem a ser voltados para receber somente o público adulto.

 

Atendimento

O atendimento de uma clínica odontológica pediátrica também difere da clínica convencional, desde a recepção até o tratamento em si. Primeiramente, os recepcionistas devem ser capacitados, pois são eles que fazem o primeiro contato com a criança e os seus responsáveis.

Assim, além de um atendimento cordial, esses profissionais precisam saber lidar com público infantil. Outro ponto importante é a própria consulta, que costuma ser mais demorada com crianças do que com adultos.

Isso porque é necessário explicar de forma simples e didática todo o procedimento, utilizando ferramentas para persuadir a criança a colaborar com o tratamento. Há também a necessidade de orientar os pais durante a consulta.

Ademais, crianças costumam interromper os procedimentos com maior frequência por curiosidade, medo ou dificuldade em permanecer parada durante todo o processo. Desse modo, é necessário reservar um tempo maior para o atendimento.

 

O cirurgião-dentista de uma clínica pediátrica pode atender somente crianças?

Sabendo as principais diferenças entre uma clínica odontológica pediátrica e um consultório convencional, talvez você queira saber se a primeira pode atender somente crianças.

Inicialmente, é importante entender que, de modo geral, o odontopediatra atende pacientes com até 12 anos. Isso porque essa é a idade média em que há a troca completa dos dentes decíduos para os permanentes.

Dessa forma, o profissional pode atender crianças enquanto elas ainda tiverem dentes decíduos. Além disso, há casos nos quais o paciente cria um vínculo com o profissional, desejando permanecer o atendimento com o odontopediatra, mesmo após a infância.

Nessas condições, o odontopediatra realiza consultas mais generalistas e orienta o cliente a procurar um especialista, quando necessário. Assim, o dentista de uma clínica odontopediátrica pode atender outros públicos, desde que o atendimento seja semelhante ao de um clínico geral.

Ao longo deste conteúdo, você pôde compreender que existem diferenças importantes entre a clínica odontológica pediátrica e a clínica convencional. Assim, se você é odontopediatra ou pretende trabalhar na área, pode considerar as informações deste post na hora de montar o seu negócio!

Conheça os produtos da linha de produtos de odonto pediatria da Angelus – a Angie!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.