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Como atrair pacientes para o consultório odontológico? 7 dicas!
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Como atrair pacientes para o consultório odontológico? 7 dicas!

Angelus | 8 de julho de 2019Para conseguir sobreviver no mercado, o dentista precisa pensar em sua clínica como uma empresa. Sendo assim, além de uma boa gestão, é fundamental estar sempre em busca de informações que indiquem como atrair pacientes para o consultório odontológico.O trabalho para fidelizar aqueles antigos é essencial, mas é necessário que mais pessoas cheguem até você para que o seu negócio cresça. Desse modo, sua presença será muito maior, o que vai aumentar a rentabilidade e a sua credibilidade enquanto profissional.Quer saber o que fazer para aumentar a cartela de pacientes do seu consultório odontológico? Continue lendo e confira 7 estratégias fáceis que você pode adotar para alcançar esse objetivo.

1. Conheça o seu público-alvo

Dependendo da sua especialidade e do estilo do seu consultório, existe um público-alvo mais interessado em seus serviços. O melhor caminho para atrair essas pessoas é conhecer o perfil delas. Nesse sentido, busque respostas para questões como:
  • Quem são os pacientes que poderiam se consultar com você?
  • Quais são os hábitos, as preferências e necessidades deles?
  • Qual tipo de linguagem é mais adequado para atingi-los?
  • O que eles estão procurando?
Essas e outras informações são cruciais para que você consiga elaborar campanhas de marketing mais eficazes. Dessa maneira, além de utilizar os canais corretos, tudo estará adequado para atingir exatamente essas pessoas. Elas se identificarão com a sua proposta e serão atraídas até você.

2. Crie uma marca forte

Mesmo que seu espaço seja modesto, você deve construir uma marca forte para ele. Não há como atrair pacientes para o consultório odontológico se a sua identidade visual for muito fraca ou amadora. Transpassar profissionalismo é uma das chaves para ganhar a confiança do seu público. Portanto, preocupe-se com detalhes como:
  • logotipo;
  • esquema de cores;
  • arte gráfica dos materiais impressos (cartão de visitas, folder, banner etc.);
  • canais digitais do consultório (site, blog e redes sociais).
A sua identidade visual tem que ser coerente com os serviços que você presta, bem como com a visão e os valores da sua empresa. E não se esqueça de que tudo isso deve ser padronizado, para reafirmar a sua marca constantemente.

3. Invista em marketing digital

O marketing tradicional ainda tem um grande impacto no público. Porém, os novos hábitos de consumo no mundo moderno exigem que as empresas se adaptem. Tenha em mente que seus pacientes estão na internet, então é imprescindível trabalhar seu marketing nesse espaço para não dar chance para a concorrência.O marketing digital oferece muitas ferramentas e recursos para divulgação de empresas. Cabe a você definir os mais adequados à sua proposta e ao seu público-alvo. Algumas opções interessantes são:
  • site e blog;
  • canal no YouTube;
  • perfis em redes sociais;
  • anúncios no Google AdWords;
  • anúncios no Facebook Ads;
  • registro no Google Meu Negócio.
A grande vantagem do marketing digital é o custo-benefício que ele oferece. Isso porque o seu investimento pode ser controlado de acordo com o orçamento disponível, e muitos recursos são gratuitos, ao mesmo tempo em que têm um alcance muito grande.

4. Ofereça canais de comunicação acessíveis

Também não há como atrair pacientes para o consultório odontológico se você não tiver canais de comunicação acessíveis para essas pessoas. Afinal, elas vão querer fazer perguntas, esclarecer dúvidas e obter informações, para saberem se seus serviços atendem às necessidades delas. Por isso, de preferência, mantenha diversas opções como:
  • telefone;
  • aplicativo de mensagens;
  • e-mail;
  • chats ou formulários no site;
  • redes sociais.
Mas lembre-se de deixar uma pessoa responsável por atender quem entra em contato. De nada adianta ter opções variadas se elas não funcionarem. Isso mancha a imagem do seu consultório e demonstra descaso com o paciente. Então, ofereça canais pelos quais as pessoas realmente consigam conversar com você.

5. Estimule a propaganda boca a boca

Um tipo de divulgação que nunca perde a sua eficácia é aquela feita boca a boca. As indicações são uma excelente forma de atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico. A questão é você estimular as pessoas a recomendarem os seus serviços para outras.Alguns passos para isso acontecer são: prestar um excelente atendimento desde o primeiro momento, ter um espaço agradável e acolhedor, e utilizar tecnologias e técnicas modernas. Quando o paciente se sente satisfeito com o modo como foi tratado, ele faz a indicação para pessoas conhecidas.Outra forma de incentivar essa prática é por meio de bonificações. A ideia é oferecer descontos para quem fez indicações que resultaram em novos atendimentos. No entanto, analise primeiro se desenvolver essa ação é viável ou não, conforme a realidade do seu consultório.

6. Pratique o atendimento humanizado

O paciente não quer ser tratado como um número, mas sim perceber que os problemas dele são relevantes e que há interesse em solucioná-los. Vale frisar que o atendimento humanizado envolve você e seus colaboradores, visto que as pessoas terão o primeiro contato com seus atendentes. Sua equipe, portanto, deve estar treinada para recebê-las.Essa humanização também pode estar presente em suas campanhas de marketing. Os pacientes precisam notar que você se preocupa com a saúde deles e que realmente quer ajudar. Assim, cria-se uma relação de confiança que fará essas pessoas se sentirem seguras para se consultarem em sua clínica.

7. Faça parcerias com empresas

Chegamos à última dica de como atrair pacientes para o consultório odontológico, e podemos dizer que é uma das melhores. Isso porque fazer parcerias com empresas coloca o nome do seu estabelecimento em evidência e como principal opção para um bom número de pessoas.Tenha em mente o perfil do seu público-alvo para escolher os parceiros ideais, aqueles que também trabalham com essas mesmas pessoas. Antes de fechar a parceria, estude o que é vantajoso para sua clínica e que traga benefícios para os novos pacientes, a fim de que seja positivo para ambas as partes.É essencial saber como atrair pacientes para o consultório odontológico quando a pretensão é ampliar o negócio. Mas você também precisa fazer um pós-atendimento adequado e criar estratégias de fidelização. Assim, os novos pacientes complementarão a sua cartela, e a clínica vai crescer cada vez mais.Com esse crescimento, as tarefas também vão aumentar. Por isso, veja agora o nosso guia de gestão de consultório odontológico para manter a organização e otimizar os resultados.
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