Como falar sobre saúde bucal com as crianças?

Você sabe como falar sobre saúde bucal com crianças? Aprenda 8 dicas para lidar com os pequenos na consulta e tornar o atendimento mais tranquilo!

Angelus

7 min. de leitura

-

8 de outubro de 2022

Compartilhe:

Confira 8 dicas!

 

Muitas vezes, a saúde bucal das crianças é comprometida por falta de esclarecimento sobre os cuidados com a higiene da boca. Além disso, é comum que exista um receio de ir ao dentista, presente até mesmo nos adultos.

Por essa razão, é essencial saber como falar sobre o assunto com os pequenos a fim de reduzir o estresse das consultas e consolidar os bons hábitos de higiene bucal. Desse modo, é possível prevenir doenças e problemas dentários.

Neste post, você conhecerá 8 dicas para ensinar os pequenos a cuidarem dos dentes adequadamente. Vamos lá?

 

Por que é importante falar sobre saúde bucal com as crianças?

Antes de aprender como falar sobre saúde bucal com as crianças, vale entender por que essa atitude é tão relevante. É na infância que os conhecimentos são aprendidos de maneira mais rápida e eficiente. Ademais, os conteúdos assimilados nessa época são levados para o resto da vida.

Sendo assim, a infância é um momento crucial para aquisição de hábitos saudáveis, como os cuidados com a saúde bucal. Além disso, essa é uma oportunidade de criar um vínculo com a criança, gerando confiança entre profissional e paciente.

Desse modo, os atendimentos ao público infantil podem ser mais tranquilos e eficazes, evitando o estresse da criança ao passar pela consulta odontológica. Consequentemente, as visitas ao dentista se tornam menos traumáticas, formando adultos que não têm receio de procurar ajuda profissional e tendem a cuidar melhor de sua saúde bucal.

 

8 Dicas de como falar sobre saúde bucal com as crianças

Agora que você já sabe por que é necessário falar sobre saúde bucal com as crianças, é o momento de descobrir os truques para atender melhor o público infantil.

A seguir, confira 8 dicas para lidar com as crianças em seu consultório!

 

1. Explique a importância de escovar os dentes

Primeiramente, é necessário explicar a importância de escovar os dentes. Afinal, uma criança ainda não tem essa consciência. Nesse momento, procure agir com sinceridade e falar de forma simples e didática, sem colocar medo no paciente.

Você pode dizer, por exemplo, que a limpeza bucal eficiente ajuda a ter um sorriso bonito e saudável e que todas as pessoas precisam escovar os dentes. Assim, a criança pode entender que essa é uma responsabilidade de cuidado com a própria saúde.

 

2. Elabore histórias

As histórias são uma poderosa ferramenta de aprendizado para as crianças, pois despertam o lado lúdico. Isso chama a atenção dos pequenos e facilita o entendimento sobre os temas abordados. Nesse sentido, vale elaborar narrativas no contexto de saúde bucal.

Por exemplo, você pode criar uma história em que heróis da higiene bucal — escova e fio dental — combatem os vilões das cáries, gengivites e mau hálito para livrar uma criança de problemas bucais. Nomeie os personagens, apresente um cenário para o conto e faça perguntas para inserir o paciente na brincadeira.

 

3. Utilize fantoches e bonecos

Aproveitando a dica de contar histórias, você pode utilizar bonecos e fantoches para ajudar a deixar o conto ainda mais divertido e fácil de entender. Com esses objetivos, você pode ensinar e demonstrar para a criança como a higienização bucal deve ser feita.

Também é interessante deixar que o paciente replique as orientações nos bonecos. Assim, ele se sente incluído na situação e pode aprender melhor como realizar a própria limpeza bucal.

 

4. Use a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para o dia a dia do consultório e pode ser usada para falar sobre saúde bucal com as crianças. É comum que os pequenos estejam habituados a lidar com aparelhos eletrônicos. Assim, utilizar esses recursos auxilia no aprendizado.

Para isso, utilize vídeos e aplicativos em sua estratégia de educação em saúde bucal. Você pode deixar uma televisão transmitindo desenhos e vídeos infantis com o tema proposto na sala de espera, por exemplo.

Já no atendimento, uma dica é baixar aplicativos que abordem o assunto e deixar a criança se divertir enquanto aprende como realizar a higiene bucal.

 

5. Explique o tempo adequado para a limpeza bucal

Outra questão relevante é explicar que são necessários dois minutos para escovar os dentes com calma e atenção. Nesse sentido, você pode indicar aos pais o uso de ferramentas para monitorar o tempo.

O uso de ampulheta, como o Dental Timer, é uma boa estratégia e pode ser divertido para a criança ver a areia descer enquanto faz a higiene bucal, além de fazê-la escovar os dentes até a finalização dos 2 minutos.

 

6. Demonstre a importância da escovação adequada

Para que a criança compreenda a importância da escovação, você pode realizar uma dinâmica muito simples e didática com um evidenciador de placa bacteriana. Esse produto se concentra onde há o biofilme dental (aglomerado de bactérias), gerando pontos de coloração.

Desse modo, a criança poderá entender que realmente há concentração de bactérias nos dentes e enxergará as regiões que merecem mais atenção durante a escovação. Com o Evidenciador de placa bacteriana da Angelus ainda é possível diferenciar placa jovem de placa madura, sendo possível orientar o paciente mais especificamente em suas necessidades de higienização.

 

7. Ensine como utilizar o fio dental

A utilização do fio dental pelas crianças pode ser um momento mais crítico da higiene bucal, pois muitos pequenos podem ficar inquietos e, consequentemente, sofrer lesões nas gengivas. Para explicar a importância dessa etapa de higienização bucal, utilize um fio de lã.

Para crianças menores, utilize o fio dental que já é preso em uma haste, pois geralmente elas não têm coordenação motora para usarem o fio dental da maneira tradicional. Se a criança for maior, peça para que ela junte as mãos com os dedos apontados para cima, simulando os dentes. Com o fio de lã, demonstre como o fio dental deve ser passado entre os dentes para ter uma limpeza completa.

 

8. Envolva os responsáveis

Os responsáveis também devem participar do processo educativo das crianças em relação à saúde bucal. Afinal, eles devem ajudar os pacientes a replicar em casa os aprendizados do consultório. Essa prática pode ser essencial para consolidar o hábito da higiene bucal.

Dessa forma, o primeiro passo é orientar o adulto em relação à limpeza e como ele pode auxiliar a criança. Além disso, explique qual é a escova e o creme dental mais adequados.

Você também pode pedir para que os responsáveis participem da contação de histórias e demais brincadeiras, deixando-o ainda mais envolvido na aprendizagem da criança.

 

Ao longo deste post, foi possível conhecer 8 dicas para falar sobre saúde bucal com as crianças. Colocando essas medidas em prática, você pode ter uma comunicação mais eficaz com o público infantil, tornando os atendimentos odontopediátricos mais tranquilos e eficientes.

Quer conferir mais dicas? Aproveite e descubra a resposta para 7 questões sobre o tratamento de canal em dentes decíduos!

 

2 comentários

Deixe um comentário