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Como fidelizar pacientes? Confira nossas 11 melhores dicas

Angelus | 15 de maio de 2019Você sabe como fidelizar pacientes pode ajudar sua clínica odontológica crescer? Isso acontece porque quando o público é cativado ele prefere fazer seus tratamentos sempre no mesmo lugar, e ainda indica o profissional para pessoas conhecidas. Assim, não faltam consultas na agenda.Quando fidelizamos os pacientes, atrair novos não se torna uma questão de sobrevivência no mercado, mas sim, uma estratégia de crescimento. Porém, para que as pessoas retornem é preciso ter atenção com alguns pontos crucias para que o atendimento desperte sua satisfação.Neste artigo listamos algumas dicas para que você ganhe a confiança e admiração do seu público. Continue lendo e confira o que é preciso fazer para que seus pacientes não troquem sua clínica por nenhuma outra e ainda ajudem a divulgar o seu trabalho!

1. Ofereça uma boa recepção

O primeiro contato que as pessoas têm com a sua clínica é essencial para causar uma boa impressão. Por isso, não há como fidelizar pacientes quando são mal recepcionados por sua equipe. Daí a necessidade de estar atento e aprimorar a maneira de recepcioná-los nesse momento inicial.Seus colaboradores precisam estar bem treinados para receberem a todos com cordialidade. É importante que as pessoas se sintam acolhidas, e que haja interesse em solucionar o problema que as fez procurarem seus serviços. Educação, empatia e presteza são fundamentais.

 2. Facilite a comunicação

Os pacientes não podem ter dificuldade para entrar em contato com a sua clínica. Para que isso não aconteça, mantenha canais de comunicação que realmente funcionem e que estejam de acordo com o perfil do seu público.Disponibilize telefone fixo, celular, e-mail, redes sociais, aplicativo de mensagens, chat e outros. Além disso, evite ficar mudando números e endereços, porque pacientes antigos podem perder seu contato em decorrência dessas atualizações.

 3. Viabilize os tratamentos

É interessante trabalhar com valores adequados para torna os tratamentos viáveis para seu público. Não se trata de desvalorizar o seu serviço, muito menos precificá-los abaixo do mercado. Procure ser justo conforme o conveniente para você e sua clínica também, mas é importante disponibilizar diversas formas de pagamento.Alguns tratamentos são menos custosos, mas outros podem pesar para o paciente. Então, para facilitar o pagamento, uma alternativa é trabalhar com cartões. Você também pode atender por convênios, sugerir descontos quando atende vários membros da família e adotar outras estratégias que estimulem as pessoas a escolherem sua clínica.

4. Evite atrasos

Acredite, não há como fidelizar pacientes se a cada consulta eles precisam ficar esperando muito tempo para serem atendidos. A demora e a espera não agradam a ninguém. Por isso, procure evitar os atrasos.Fazer os pacientes esperarem demais demonstra falta de organização e pouco profissionalismo. Também é um desrespeito com a pessoa, que se programou naquele horário e pode ter seus compromissos afetados pelo atraso no dentista.

 5. Mantenha uma agenda organizada

Sua agenda de consultas deve estar muito bem estabelecida, a fim de manter os horários organizados. É fundamental que sua equipe saiba os dias em que você está disponível ou não, além de calcular o tempo médio dos procedimentos para que os pacientes não precisem ficar esperando.É fato que imprevistos ocorrem, como um atendimento de emergência um problema pessoal, e você pode se atrasar ou não poder atender naquele dia. Também acontece de um paciente ou outro demandar um pouco mais de tempo do que o esperado. Contudo, esses casos devem ser esporádicos para não causar um desconforto aos pacientes que tiveram seus horários agendados.

 6. Ouça antes de falar

O paciente que vai ao consultório tem algum problema e espera que o profissional escute suas queixas. Portanto, dê abertura para que a pessoa relate o que está sentindo, e deixe-a à vontade para expressar inseguranças, medos, expectativas e dúvidas (sem minimizá-los). Depois de ouvi-lo você pode expor seu parecer com mais propriedade.Ao fazer isso, você ganha a simpatia da pessoa e conhecerá um pouco da sua personalidade. É um momento importante para definir como o tratamento deve ser conduzido, a fim de que o paciente se sinta acolhido, seguro e à vontade.

 7. Preste um atendimento humanizado

O atendimento humanizado consiste em criar uma relação mais próxima com o seu público. Trata-se de mostrar que você e sua equipe se preocupam em solucionar os problemas do paciente e que desejam atender suas expectativas . Sendo assim, para proporcionar uma experiência mais agradável:
  • escute o que o paciente tem a dizer;
  • pratique a empatia, ou seja, se coloque do lugar do outro;
  • trate o que ele está sentindo com valor;
  • demonstre que você pode ajudar.

 8. Seja claro e objetivo

Em função do modo como os profissionais são formados, a tendência é que você se expresse por meio de termos técnicos. Porém, ao atender seus pacientes, é necessário adequar o vocabulário para tornar seus argumentos claros e objetivos.A profissão coloca você diante de pessoas leigas, então é essencial explanar com clareza para que elas não fiquem confusas ou com medo. Leve em conta que nem todo mundo se sente à vontade para dizer que não entendeu o que foi explicado. Isso causa um distanciamento entre as partes, o que dificulta a fidelização.

 9. Monte um ambiente agradável

O ambiente também faz toda a diferença para fidelizar pacientes, porque influencia o modo como as pessoas se sentem. Sendo assim, sua clínica deve ser agradável, organizada, limpa, ter um belo visual e conter elementos que tragam alegria para o espaço.Estabelecimentos da área da saúde tendem a ser frios, monótonos e tristes. Evite que isso aconteça com a sua clínica. Procure escolher uma decoração que seja acolhedora e que não cause ansiedade ou insegurança nos pacientes.

10. Invista em tecnologia

Ter a tecnologia como aliada é uma excelente estratégia para você manter os seus pacientes próximos. As soluções atuais podem ser implementadas em todos os setores da clínica, desde o agendamento de consultas até os procedimentos cirúrgicos. Os benefícios promovidos por essas inovações são vários, como:
  • permite uma boa gestão;
  • garante mais organização;
  • otimiza o tempo dos processos;
  • reduz os erros;
  • melhora a qualidade dos resultados dos tratamentos.
Os pacientes ficam satisfeitos com a maneira como são atendidos e com as soluções alcançadas. Logo, têm mais segurança para agendarem novas consultas.

11. Faça o pós-atendimento

Uma estratégia sobre como fidelizar pacientes, dificilmente praticada pelos profissionais de odontologia, é o pós-atendimento.  Funciona basicamente como o pós-venda, e consiste em manter contato com a pessoa depois da conclusão do tratamento. O intuito é evitar que seu paciente esqueça de você e da sua clínica.Uma boa prática é enviar mensagens em datas especiais como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal, Páscoa, aniversários e outros. Dessa forma, a clínica cultiva uma relação positiva com seu público. Quando este precisar de um dentista, dará preferência a você, que está sempre por perto.Percebeu como fidelizar pacientes não é difícil? O caminho é manter um espaço agradável, acolhedor e bem estruturado, e prestar um atendimento que faça as pessoas se sentirem únicas, acolhidas e valorizadas. Assim, saberão que podem contar com você e que em sua clínica seus problemas são solucionados com respeito e profissionalismo.Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus colegas e parceiros também aprimorem suas estratégias!
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