Como usar hipoclorito de sódio? Entenda aqui

O hipoclorito de sódio é o irrigante mais usado em diversas concentrações na limpeza de canais radiculares. Isso porque ele apresenta ação antimicrobiana e atua como um solvente tecidual. Mas de que forma a limpeza do canal radicular se beneficia dessa substância? E por que esse tipo de irrigante é um dos mais utilizados? Para […]

Angelus

5 min. de leitura

-

14 de abril de 2023

Compartilhe:

O hipoclorito de sódio é o irrigante mais usado em diversas concentrações na limpeza de canais radiculares. Isso porque ele apresenta ação antimicrobiana e atua como um solvente tecidual. Mas de que forma a limpeza do canal radicular se beneficia dessa substância? E por que esse tipo de irrigante é um dos mais utilizados?

Para responder a esses e outros questionamentos em relação ao assunto, entrevistamos Carlos Henrique de Sales Dias Santos (CRO-SP: 59.367), especialista, professor e coordenador dos cursos de Especialização em Endodontia da FACOP e dos cursos de Aperfeiçoamento em Endodontia da Odonto Sales — todos do Instituto Sales, em São José dos Campos/SP.

A seguir, entenda melhor sobre a aplicação do hipoclorito de sódio, sua eficácia na limpeza do canal radicular, consequências do mau uso e o que fazer em casos de acidentes com a substância. Ao final, conheça a opinião do especialista e Professor Carlos sobre as cânulas de irrigação SAFETIPS da Angelus. Boa leitura!

 

Qual é a principal aplicação do hipoclorito de sódio na Endodontia?

Substância química mais amplamente utilizada no mundo e em toda a história da Endodontia. Do conceito do Prof. Schilder de “cleaning and shaping”, podemos entender que o hipoclorito é utilizado como irritante do sistema de canais radiculares.

Ele funciona como substância química de efeito bactericida, com mecanismo de ação bastante complexo, mas que degrada a matéria orgânica da própria polpa viva ou mortificada, com ação sobre o biofilme bacteriano.

 

De que forma a limpeza do canal radicular se beneficia do uso do hipoclorito de sódio?

O hipoclorito de sódio utilizado nos tratamentos endodônticos possui um amplo espectro de ação contra bactérias encontradas no canal radicular. Também apresenta característica única de dissolver matéria orgânica de remanescentes pulpares.

 

Por que o uso do hipoclorito de sódio se sobressai em comparação com outras substâncias utilizadas na limpeza do canal radicular?

Tanto o hipoclorito de sódio quanto a clorexidina, que são as soluções mais utilizadas para a limpeza do canal radicular, apresentam efeitos antimicrobianos. Já a clorexidina é biocompatível, não sendo irritante aos tecidos periapicais, além de apresentar substantividade, pois tem efeito antimicrobiano residual.

O hipoclorito de sódio, por sua vez, consegue dissolver tecidos orgânicos, sendo essa a sua principal vantagem sobre a clorexidina.

 

Existe relação entre concentração do hipoclorito de sódio e eficácia na limpeza? Se sim, como ter maior sucesso na administração da concentração?

A concentração do hipoclorito de sódio está diretamente ligada à eficácia de limpeza do canal radicular, concentrações maiores alcançam maior descontaminação. Porém, sabe-se do efeito tóxico do hipoclorito sobre os tecidos perirradiculares em casos de acidentes de extravasamento.

Por isso, na maioria das escolas, preconiza-se a utilização na concentração de 1 ou 2,5%, a fim de minimizar tais danos em caso de acidentes. Para superar a desvantagem da utilização de concentrações menores, aconselha-se que a irrigação intracanal seja abundante, ou seja, aumentando o volume do irrigante durante o tratamento de canal.

 

Quais são as consequências de um mau uso da substância?

O mau uso do hipoclorito de sódio em tratamentos endodônticos está relacionado à negligência no momento da irrigação, o que pode levar a consequências como:

  • Extravasamento de hipoclorito — que pode gerar necrose e dor abundante;
  • Edema;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço.

Além dessas consequências, a utilização em baixa quantidade e/ou concentração pode impedir a diminuição da quantidade de microrganismos no interior do canal radicular, levando ao insucesso do tratamento endodôntico.

 

Se acontecer algum tipo de acidente, o que deve ser feito?

Quando se constata que houve um acidente com hipoclorito de sódio durante a terapia endodôntica, é recomendado:

  • Informar ao paciente sobre as complicações;
  • Administrar um analgésico para diminuir a dor;
  • Terapia profilática antibiótica para evitar infecções secundárias;
  • Uso de corticoides.

Para aliviar a dor imediata, pode-se fazer o bloqueio no nervo com anestesia local, além de utilização de compressas de gelo ao longo do dia para redução do edema extraoral.

 

Como as cânulas da SAFETIPS podem auxiliar em uma segura e efetiva irrigação?

As cânulas de irrigação SAFETIPS da Angelus, permitem uma segurança maior durante o tratamento endodôntico, evitando acidentes com extravasamento de hipoclorito.

Seus diferentes diâmetros viabilizam a escolha da cânula de acordo com o diâmetro do canal radicular, evitando que a sua ponta ativa alcance regiões próximas ao forame. Além dessa característica, a sua extremidade final é fechada, apresentando saídas laterais para o hipoclorito, evitando que a substância seja lançada diretamente para o periápice.

Conforme mostramos neste artigo, o hipoclorito de sódio deve ser utilizado com cautela para prevenir acidentes como consequências de eventuais negligências no momento da irrigação intracanal. Um dos cuidados essenciais é a utilização de materiais de qualidade, como as cânulas de irrigação SAFETIPS da Angelus, cujos diferenciais apontados pelo especialista Carlos demonstram a segurança que essa solução oferece.

 

Gostou deste artigo e quer conhecer melhor os diferenciais das cânulas SAFETIPS da Angelus?

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade