Fique por dentro do

mundo angelus

comprar material odontológico
Gestão
< Voltar

Confira 7 dicas para comprar material odontológico de maneira assertiva

Angelus | 4 de dezembro de 2019tas precisam de diversos itens e produtos para os atendimentos de rotina em seu consultório. Vários produtos precisam ser repostos com frequência. Dessa forma quando for preciso comprar material odontológico é preciso tomar boas decisões para que as aquisições não gerem gastos desnecessários.É fundamental utilizar materiais de qualidade para uma boa produtividade e realizar tratamentos com ótimos resultados. Porém não significa que as suas compras devam ter um orçamento alto. É possível reduzir os custos sem perder em qualidade, para isso, basta adotar algumas boas práticas.Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

8 dicas para comprar seus materiais de maneira mais assertiva

A seguir, listamos algumas dicas para que você saiba como fazer as suas compras de maneira mais assertiva. Assim, conseguirá manter um bom estoque, sem aquisições desnecessárias, nem deixando faltar itens importantes, além manter as finanças da clínica sob controle. Confira!

1. Escolha uma boa dental

A dental é um parceiro muito importante dos dentistas, então, quando for comprar material odontológico é fundamental optar por empresas sérias, que tenham credibilidade no mercado e que mereçam a sua confiança. O sistema de trabalho precisa estar adequado ao que a sua clínica necessita. Uma boa dental é aquela que:
  • presta um atendimento atencioso;
  • procura solucionar rapidamente problemas que surgem;
  • respeita prazos;
  • trabalha com produtos de qualidade;
  • tem sempre a disposição os itens que comercializa.

2. Preze pela qualidade

Os itens utilizados por dentistas são fabricados respeitando leis sanitárias e seguindo normas internacionais de qualidade. As leis são determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), enquanto que as normas internacionais são desenvolvidas por experts de várias localidades do mundo e refletem as melhores práticas de um determinado assunto, por exemplo, ISO 13485 que se refere ao sistema de gestão da qualidade de produtos para a saúde, na qual se enquadram os produtos odontológicos.Então, quando for comprar material odontológico é essencial que você esteja atento a esse detalhe.Essas normas de qualidade atestam que aqueles produtos seguiram um rigoroso padrão em sua fabricação para atender exatamente às necessidades do profissional e seus pacientes. Os materiais utilizados estão adequados, são seguros e apresentam a funcionalidade e longevidade que se espera.

3. Prefira produtos versáteis

Ao adquirir produtos odontológicos verifique a sua aplicabilidade se existem muitas restrições se são muito específicos, ou requerem equipamentos “mirabolantes” para serem utilizados.

Uma forma de otimizar os recursos ao comprar o material é preferir os produtos que apresentam uma boa versatilidade, atendendo a maioria dos casos clínicos realizados.

Essa característica é interessante porque evita que você invista em diversos produtos, alguns que, muitas vezes, poderiam ser usados com pouca frequência, correndo o risco de ter o prazo de validade vencido ou serem esquecido no fundo da gaveta

4. Invista apenas no necessário

Para seguir essa dica será necessário fazer uma boa gestão de estoque, pois somente assim você terá certeza dos itens que estão em falta, aqueles que vão acabar em breve e os que não precisam ser adquiridos novamente.Perceba que esse controle não deve se resumir somente à quantidade estocada, mas também ao prazo de validade dos produtos. Desse modo, evitará compras desnecessárias que aumentariam os custos e poderiam levar a investimentos excessivos. Afinal, existem itens que tem prazo de validade curto, principalmente produtos químicos.

5. Analise o custo-benefício

É verdade que preços baixos são muito atrativos, porém, é preciso ter cuidado porque nem sempre esse tipo de economia é realmente vantajosa. Existe uma razão para algum item estar com valor muito menor do que os demais da sua classe, e é a isso que você precisa prestar atenção.O custo de um produto deve ser analisado com relação ao benefício que ele oferece. Investir naquilo que é mais barato nem sempre compensa porque pode afetar a sua produtividade, reduzir a qualidade do tratamento e consequentemente deixar seu paciente descontente.

6. Adquira grandes quantidades

Algumas dentais costumam oferecer vantagens para os profissionais que desejam comprar material odontológico em grandes quantidades. É possível conseguir descontos especiais nesses casos, então, sempre que for viável é interessante fazer compras em alta escala. Esse investimento é uma boa opção somente se você tiver demanda para a quantidade que pretende adquirir.Outra alternativa é fazer parcerias com mais dentistas e comprar de forma cooperativa. Essas compras em conjunto aumentarão a quantidade de itens e a chance de uma melhorar negociação resultando em descontos, prazos e brindes. 

7. Negocie o pagamento

Outra questão importante é a forma de pagamento escolhida. Isso porque pode acarretar em perdas financeiras. Sendo assim, negocie com seu fornecedor para disponibilizar opções interessantes e adequadas as suas necessidades.Procure fazer negociações para ter descontos, analise com cautela se é mais vantajoso pagar à vista ou em parcelas, veja se é possível fazer o pagamento após 30 dias, por exemplo, e também considere a dica anterior, aumentar a quantidade adquirida caso haja demanda e isso influencie positivamente o desconto da compra.

Conforme sugestão utilizar o texto que já foi aprovado no link https://blog.angelus.ind.br/equipamentos-odontologicos/.

Comprar material odontológico é algo que você fará com muita frequência, portanto, é importante conhecer essas boas práticas para tomar boas decisões. Dessa forma, o seu estoque estará adequado à necessidade da clínica, nada ficará em falta e você não sentirá impactos financeiros negativos.Como falamos sobre itens básicos para o consultório odontológico, veja mais alguns equipamentos, instrumentos e materiais essenciais para o dia a dia do dentista.
4 dicas eficientes para a gestão do seu consultório!Powered by Rock Convert