Como comprar material odontológico de maneira assertiva

A aquisição de materiais e produtos odontológicos já é uma rotina nos consultórios. O controle do estoque desses produtos é um grande desafio para os dentistas, uma vez que determinados produtos apresentam prazo de validade mais curtos ou ainda precisam ser descartados logo após o uso. Além disso, há a preocupação com a qualidade dos […]

Angelus

5 min. de leitura

-

4 de dezembro de 2019

Compartilhe:

A aquisição de materiais e produtos odontológicos já é uma rotina nos consultórios. O controle do estoque desses produtos é um grande desafio para os dentistas, uma vez que determinados produtos apresentam prazo de validade mais curtos ou ainda precisam ser descartados logo após o uso. Além disso, há a preocupação com a qualidade dos produtos que ele utiliza, que em alguns casos pode contribuir para o sucesso do tratamento.

Para te ajudar a comprar materiais odontológicos de maneira mais assertiva e otimizar seu estoque, preparamos algumas dicas para facilitar a escolha no momento da compra.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

Dicas para comprar seus materiais de maneira mais assertiva

1. Escolha uma boa dental

A dental é um parceiro muito importante, por isso é fundamental optar por empresas sérias, que tenham credibilidade no mercado e que mereçam a sua confiança. O sistema de trabalho precisa estar adequado ao que a sua clínica necessita. Uma boa dental é aquela que:

  • Presta um atendimento atencioso;
  • Procura solucionar rapidamente problemas que surgem;
  • Respeita prazos;
  • Trabalha com produtos de qualidade;
  • Tem sempre à disposição os itens que comercializa.

2. Preze pela qualidade

Os itens utilizados por dentistas são fabricados respeitando leis sanitárias e seguindo normas internacionais de qualidade. As leis são determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), enquanto as normas internacionais são desenvolvidas por experts de várias localidades do mundo e refletem as melhores práticas de um determinado assunto, por exemplo, ISO 13485 que se refere ao sistema de gestão da qualidade de produtos para a saúde, na qual se enquadram os produtos odontológicos.

Então, quando for comprar material odontológico é essencial que você esteja atento a esse detalhe. Essas normas de qualidade atestam que aqueles produtos seguiram um rigoroso padrão em sua fabricação para atender exatamente às necessidades do profissional e seus pacientes. Os materiais utilizados estão adequados, são seguros e apresentam a funcionalidade e longevidade que se espera.

3. Prefira produtos versáteis

Ao adquirir produtos odontológicos verifique a sua aplicabilidade se existem muitas restrições ou requerem equipamentos específicos para serem utilizados.

Uma forma de otimizar os recursos ao comprar o material é preferir os produtos que apresentam uma boa versatilidade, atendendo a maioria dos casos clínicos realizados.

Essa característica é interessante porque evita que você invista em diversos produtos, alguns que, muitas vezes, poderiam ser usados com pouca frequência, correndo o risco de ter o prazo de validade vencido ou serem esquecido no fundo da gaveta.

4. Invista apenas no necessário

Para seguir essa dica será necessário fazer uma boa gestão de estoque, pois somente assim você terá certeza dos itens que estão em falta, aqueles que apresentam alto giro e os que não precisam ser adquiridos com mais frequência. Perceba que esse controle não deve se resumir somente à quantidade estocada, mas também ao prazo de validade dos produtos.

Portanto, é de suma importância analisar os tratamentos mais recorrentes e quais produtos são mais utilizados na clínica, com esse controle, você conseguirá adquirir a quantidade necessária e evitar a perda de produtos.

Desse modo, você evitará compras desnecessárias que aumentariam os custos e poderiam levar a investimentos excessivos. Afinal, existem itens que tem prazo de validade curto, principalmente produtos químicos. Separamos alguns itens que costumam apresentar alto giro dentro do consultório odontológico:

  • Anestésicos;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Cariostático;
  • Cimentos para cimentação provisória, obturadores e provisórios;
  • Clorhexidina em diferentes concentrações;
  • Cones de guta-percha e de papel absorvente;
  • Cunhas de madeira;
  • Dessensibilizante;
  • Flúor;
  • Soluções de hipoclorito de sódio em diferentes concentrações;
  • Ionômero de vidro;
  • Matriz metálica;
  • Paramonoclorofenol;
  • Pasta de polimento de resina;
  • Pasta profilática;
  • Resinas;
  • Roletes de algodão;
  • Selante;
  • Sugadores;
  • Tiras de lixa metálicas e poliéster.

5. Analise o custo-benefício

É verdade que preços baixos são muito atrativos, porém, é preciso ter cuidado porque nem sempre esse tipo de economia é realmente vantajosa. Existe uma razão para algum item estar com valor muito menor do que os demais da sua classe, e é a isso que você precisa prestar atenção. O custo de um produto deve ser analisado com relação ao benefício que ele oferece. Investir naquilo que é mais barato nem sempre compensa porque pode afetar a sua produtividade, reduzir a qualidade do tratamento e consequentemente deixar seu paciente descontente.

6. Adquira grandes quantidades

Algumas dentais costumam oferecer vantagens para os profissionais que desejam comprar material odontológico em grandes quantidades. É possível conseguir descontos especiais nesses casos, então, sempre que for viável é interessante comprar em alta escala. Esse investimento é uma boa opção somente se você tiver demanda para a quantidade que pretende adquirir. Outra alternativa é fazer parcerias com mais dentistas e comprar de forma cooperativa. Essas compras em conjunto aumentarão a quantidade de itens e a chance de uma melhorar negociação resultando em descontos, prazos e brindes.

7. Negocie o pagamento

Outra questão importante é a forma de pagamento escolhida. Isso porque pode acarretar perdas financeiras. Sendo assim, negocie com seu fornecedor para disponibilizar opções interessantes e adequadas as suas necessidades. Procure negociar descontos e análise com cautela se é mais vantajoso pagar à vista ou em parcelas, veja se é possível o pagamento após 30 dias, por exemplo, e também considere a dica anterior de aumentar a quantidade adquirida caso haja demanda e isso influencie positivamente o desconto da compra.

Comprar material odontológico é algo frequente na rotina do dentista, portanto, é importante conhecer essas boas práticas para tomar boas decisões. Dessa forma, o seu estoque estará adequado à necessidade da clínica, nada ficará em falta e você não sentirá impactos financeiros negativos. Aproveite e conheça a experiência interativa abaixo:

101 comentários

  • Lana

    16/01/2023

    Estou precisando com urgência de anestésicos, sou de cascadura RJ .seria possível fazer entrega expressa ? Pagamento em dinheiro . Fico no aguardo . Obrigada

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.