Conheça o Programa Angelus Socioambiental (PAS)

É inegável que as atividades sociais geram impactos expressivos ao meio ambiente. A simples ida ao trabalho utilizando automóveis e o uso de copos, pratos e talheres plásticos descartáveis e o descarte incorreto do lixo são exemplos de que pequenas atividades diárias podem gerar impactos negativos ao meio ambiente. Ciente de que mudança de pequenos […]

Angelus

4 min. de leitura

-

9 de julho de 2021

Compartilhe:

É inegável que as atividades sociais geram impactos expressivos ao meio ambiente. A simples ida ao trabalho utilizando automóveis e o uso de copos, pratos e talheres plásticos descartáveis e o descarte incorreto do lixo são exemplos de que pequenas atividades diárias podem gerar impactos negativos ao meio ambiente.

Ciente de que mudança de pequenos hábitos pode ter efeitos positivos, neste mês de julho a Angelus lança um Programa Socioambiental que conta com diversas ações e atividades de conscientização e reflexão para promover o bem estar social e ambiental.

Hoje, a Angelus já desenvolve dinâmicas que estimulam a conscientização do descarte correto do lixo em lixeiras para coleta seletiva em pontos estratégicos da empresa. Além disso, todo novo colaborador ganha uma caneca personalizada com seu nome para evitar o uso de copos descartáveis. No dia 14 de junho de 2021, a Angelus iniciou o dia sem o uso de copos descartáveis.

Além dessas pequenas ações, a Angelus aderiu à estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Continue a leitura e descubra o que isso significa!

O que é estratégia ODS?

É uma iniciativa que nasce da necessidade de engajar e conscientizar atores-chave da sociedade a respeito de seu papel e dos esforços necessários para que o cumprimento da Agenda 2030 no país seja bem-sucedido.

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

E para fazer parte da preservação do meio ambiente e desenvolver ações sustentáveis, a Angelus desenhou alguns projetos que fazem parte do Programa Angelus Socioambiental (PAS), alguns dos projetos serão executados ainda nesse mês de julho de 2021. Conheça alguns deles!

Projeto Horta Corporativa

A fim de promover a alimentação saudável, por que não começar desde o cultivo? Pensando nisso e ainda aumentar a interação entre o homem e a natureza, uma das primeiras ações da Angelus é a construção de estufas para cultivo de hortaliças sem o uso de pesticidas.

Para esta ação contamos com a parceria da Empresa Junior de Agronomia CONSOAGRO, responsável pelo desenho da estufa, escolha das plantas e capacitação de um colaborador da Angelus que ficará responsável por cuidar da horta e do jardim. Além de cuidar dos alimentos, também será desenvolvido um projeto paisagístico ao entorno da estufa.

A inspiração para esta ação foi com base nas seguintes ODS, a saber:

  • ODS 2: fome e agricultura sustentável;
  • ODS 3: saúde e bem-estar;
  • ODS 11: cidades e comunidades sustentáveis;
  • ODS 12: consumo e produção responsáveis;
  • ODS 17: parcerias e meios de implementação.

Projeto Canecas Sustentáveis

Vamos dar adeus aos copos de plásticos descartáveis? Pretendemos eliminar de vez os copos de plásticos descartáveis dentro da Angelus, eles serão substituídos por canecas de cerâmicas estilizadas e reutilizáveis.

Os copos plásticos descartáveis, os quais possuem como matéria-prima o petróleo, levam entre 200 a 400 anos para se decompor e geralmente são encaminhados para aterros sanitários ou despejados inadequadamente em lixões (ainda existem muitos no Brasil, dá para acreditar?!).

Portanto, esta iniciativa tem o objetivo de despertar a atenção de todos, no ambiente interno e externo, sobre a necessidade de contribuirmos com a vida do planeta por meio de atitudes simples que impactam significativamente o meio ambiente.

Com a adoção de uma caneca reutilizável, vamos diminuir o ciclo do consumo dos copos plásticos, gerar menos resíduos e ainda melhorar a saúde.

Essa ação foi inspiração para esta ação é o ODS 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

Portanto, por meio do Programa Angelus Socioambiental (PAS) a Angelus busca diminuir o impacto ambiental por meio diversas ações que promovam a mudança de hábito e a conscientização de seus colaboradores contribuindo assim para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Socioambiental (ODS).

Fique por dentro de todas as ações do Programa Angelus Socioambiental (PAS) seguindo nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade