Conheça o projeto “Salva tu Diente”

“Salva Tu Diente” é uma inciativa da professora e doutora Liliana Artaza, que busca conscientizar a população em geral sobre a importância da preservação dos dentes naturais ao invés de substituí-los por implantes dentários. A campanha teve início na Argentina e já conquistou outros países como México, Colômbia, Panamá e Equador. Por isso, convidamos a […]

Angelus

4 min. de leitura

-

25 de novembro de 2021

Compartilhe:

“Salva Tu Diente” é uma inciativa da professora e doutora Liliana Artaza, que busca conscientizar a população em geral sobre a importância da preservação dos dentes naturais ao invés de substituí-los por implantes dentários. A campanha teve início na Argentina e já conquistou outros países como México, Colômbia, Panamá e Equador.

Por isso, convidamos a especialista e doutora em endodontia Liliana Artaza para contar com mais detalhes sobre o projeto. Confira todos os detalhes na entrevista abaixo!

Como surgiu a ideia de criar a campanha “Salva tu Diente”?

Sou Endodontista, dedico-me exclusivamente à especialidade, onde todos os meus pacientes são encaminhados por outros dentistas. Comecei a perceber há anos que muitos pacientes faziam a consulta, principalmente nos casos de retratamentos e depois optavam pela extração e troca do dente por implante.

Surgiu então a ideia de criar uma campanha de conscientização da população sobre a perda desnecessária de dentes, revalidando o papel da endodontia desempenhado por especialistas. Fui lapidando o conceito e a mensagem da campanha para que ficasse clara e simples – mas ao mesmo tempo contundente – e buscando a imagem gráfica, até que o slogan e logomarca final surgisse: “Salve seu dente”, consulte o Endodontista.

Quando me tornei presidente da Sociedade Argentina de Endodôntica em 2017, propus ao Conselho de Administração realizar massivamente uma ação de sensibilização e ofereci a campanha que havia desenhado, colocando-me à disposição para coordenar e materializar essa ação.

E assim foi que em novembro de 2017 a Sociedade Argentina de Endodontia foi o primeiro canal de divulgação institucional da Campanha: “Salve Seu Dente”, consulte o Endodontista, e que posteriormente foi replicado por outras instituições endodônticas latino-americanas.

Qual o principal objetivo da campanha “Salva tu Diente”?

O principal objetivo é educar a população na avaliação e conservação dos dentes. Aumentar a conscientização ao tomar uma decisão errada, como substituir os dentes por implantes.

Esses dentes poderiam ser “salvos” por um especialista, o Endodontista, que possui o conhecimento e a tecnologia adequada para realizar um tratamento eficaz.

Enfatizando que o tratamento odontológico requer a reabilitação do dente tratado endodonticamente. Assim, todas as especialidades se somam a este conceito, estimulando a saúde bucal.

Buscam alcançar algum tipo específico de público?

A mensagem da campanha “Salve seu Dente” é dirigida ao paciente, por isso é “Seu Dente” e aconselha-se que se for necessário fazer um tratamento de canal, procure um especialista “o Endodontista”. Quando nos dirigimos ao paciente adulto e os consientizamos do valor dos dentes naturais eles educam seus filhos e os incentivam a salvar os dentes naturais.

Como um dentista especialista em endodontia pode contribuir com este programa?


O segundo slogan da campanha é “Endodontistas Especialistas em Salvar Dentes”. Os especialistas contribuem com sua constante capacitação e atualização, sempre investindo na aquisição de novas tecnologias e materiais.

O Endodontista é um especialista capaz de diagnosticar, tratar e curar infecções ósseas perirradiculares associadas aos dentes. É também o mais indicado para realizar um diagnóstico diferencial e ajudar a decidir se o “Seu dente” pode ou não ser salvo.

Desenhei a Campanha com um fundo preto que é o símbolo que representa o luto da Odontologia pela perda desnecessária de dentes que poderiam ser “Salvos pela Endodontia”.

Foi assim que foi lançada com a entrega de camisetas pretas com logomarcas brancas que representam a tarefa do Super-Herói, o “Endodontista” que salva os dentes.

Apesar dessa mensagem ser destinada ao paciente, os endodontistas latino-americanos se sentiram representados. Muitos palestrantes deram suas palestras em congressos internacionais vestindo a camiseta e, assim, deram a volta ao mundo transmitindo a mensagem.

As sociedades endodônticas do México, Colômbia, Panamá e Equador compartilharam esta campanha em 2019.

Fique por dentro sobre as novidades do projeto acessando o site: https://www.lilianaartaza.com/?seccion=salvaTuDiente

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade