Vale a pena atender em um consultório odontológico compartilhado?

O consultório odontológico compartilhado ganha cada vez mais adeptos. Entenda o que ele é, como funciona e se vale a pena para o seu caso!

Angelus

7 min. de leitura

-

16 de dezembro de 2022

Compartilhe:

Um dos maiores desafios encontrados por quem está iniciando a sua carreira na odontologia é montar o seu próprio consultório. Afinal, os equipamentos têm um custo elevado — e manter o aluguel da sala, sem ter uma cartela de clientes, exige maior capital inicial e de giro.

Nesse sentido, o consultório odontológico compartilhado surge com a proposta de reduzir os gastos e facilitar o desenvolvimento profissional do dentista. Você já ouviu falar nessa modalidade? Se ainda não a conhece e quer saber mais, continue a leitura.

Neste post, você entenderá o que é o consultório odontológico compartilhado e se essa opção é viável para o seu caso. Confira!

 

O que é e como funciona o consultório odontológico compartilhado?

Para começar, você deve saber o que é um consultório odontológico compartilhado. Também chamado de coworking odontológico, ele é um espaço onde vários dentistas atendem seus pacientes individualmente, mas compartilhando ambientes em comum.

Na prática, o ambiente consiste em diversas salas equipadas para o atendimento odontológico. Assim, você pode receber os seus pacientes como em qualquer outro consultório. Mas a recepção, os banheiros, a cozinha e outras áreas comuns são compartilhadas com outros profissionais.

Dessa maneira, os custos fixos com água, energia, manutenção do local e funcionários, que trabalham para todos, são divididos entre os dentistas que usam a estrutura. Para usufruir do espaço, você deve pagar uma taxa — que pode ser diária, mensal ou anual, conforme os termos do contrato.

Vale destacar que esse modelo de trabalho não é exclusivo da odontologia. Profissionais de diversos segmentos e de diferentes lugares do mundo já adotaram o coworking.

 

Qual é a diferença entre consultório compartilhado e alugado?

Ao conhecer o consultório odontológico compartilhado, é possível pensar na comparação dessa modalidade com o aluguel de consultório. Nesse sentido, é comum ter dúvidas sobre as diferenças entre os dois.

A principal discrepância entre os modelos é que o consultório alugado, em geral, não é montado e equipado para o atendimento odontológico. Normalmente, trata-se de uma sala comercial na qual o dentista deve investir em equipamentos, estrutura e decoração.

Além disso, muitas vezes, é necessária a contratação de equipe própria de recepção e limpeza. Já o coworking, como você viu, é todo equipado e conta com profissionais para auxiliar os pacientes e fazer a manutenção do espaço.

 

Quais são as vantagens do consultório odontológico compartilhado?

Depois de aprender sobre o funcionamento do coworking odontológico, é importante entender as vantagens dessa modalidade. Na sequência, confira os principais benefícios!

 

Custo-benefício

Como os consultórios odontológicos compartilhados já são equipados, geralmente, o seu custo-benefício é bastante positivo. Afinal, não é necessário desembolsar uma grande quantia de dinheiro para comprar os equipamentos e manter o consultório aberto.

Isso é especialmente interessante para quem está em início de carreira, pois não precisa realizar um alto investimento. Basta pagar as tarifas do coworking, de acordo com a sua necessidade de atendimento.

Flexibilidade

Uma das características buscadas por muitos profissionais no trabalho é a flexibilidade. Poder trabalhar onde e quando desejar é um privilégio cada vez mais valorizado. Quando o dentista atende em um coworking, ele não tem fatores que o prendem ao local, podendo atender em diversos lugares.

Desse modo, o profissional aumenta a sua capacidade de atendimento. Isso porque ele pode revezar os locais onde trabalha, a fim de ampliar a sua cartela de clientes. Já em um consultório próprio ou alugado, essa flexibilidade é reduzida, fazendo com que o dentista se mantenha apenas em uma região.

Estrutura completa

Mesmo com um consultório pequeno, mantê-lo funcionando adequadamente exige uma estrutura organizacional — não somente física ou financeira. Por exemplo, em uma sala alugada, você precisa lidar com a gestão de funcionários da limpeza e do atendimento.

Já no coworking, o operacional faz parte da estrutura do lugar e você não precisa se preocupar em contratar e gerir os colaboradores. Além disso, em muitos desses espaços é possível contar com estacionamento próprio e outras comodidades para você e seus clientes.

 

Quais são as desvantagens dessa modalidade?

Após descobrir as vantagens, é o momento de conhecer as desvantagens do coworking odontológico para tomar decisões mais assertivas. Assim, você pode avaliar os prós e os contras para entender a melhor alternativa.

A seguir, veja os três principais inconvenientes que esse modo de trabalho pode causar!

Falta de personalização do espaço

Há quem não se incomode com uma decoração não personalizada para o consultório. Para essas pessoas, desde que o espaço seja bonito, confortável e agradável, não há problemas. Entretanto, existem profissionais que desejam ter um consultório decorado exclusivamente para eles.

Nesse caso, o consultório compartilhado pode não ser tão positivo, já que não é possível realizar mudanças definitivas — como reforma no layout e cor da sala. Você só pode decorar o ambiente com itens fáceis de serem retirados e guardados, como quadros, vasos e pequenas esculturas.

Pouca privacidade

A pouca privacidade também pode ser um empecilho para quem gosta de se manter reservado. Isso porque no coworking há o contato direto com outros profissionais e seus pacientes, o que pode incomodar quem prefere manter os atendimentos mais privativos.

Dificuldade na agenda

Como os consultórios compartilhados são utilizados por mais de um dentista, pode haver dificuldade na agenda. Afinal, o dentista sofre limitação de horário de atendimento em relação aos espaços que não foram previamente reservados.

Por exemplo, se você está no espaço somente à tarde, não poderá marcar um paciente que precise de atendimento no turno da manhã, pois a sala pode estar indisponível. No entanto, essa questão pode ser contornada reservando horários alternados para atender o maior número de pessoas.

 

Vale a pena atender em um consultório odontológico compartilhado?

Agora que você já conhece os prós e os contras de atender em um consultório odontológico compartilhado, é o momento de descobrir se isso vale a pena. A verdade é que a resposta para essa questão é individual, pois cada profissional entende o que é mais vantajoso para seu trabalho.

Quem prefere flexibilidade e custos mais baixos, pode se beneficiar do coworking odontológico mais do que o profissional que não se sente à vontade compartilhando espaços. Por isso, é interessante que você coloque na balança os prós e contras da modalidade e do consultório particular.

Também é possível ter o próprio consultório, mas atender em espaços compartilhados eventualmente, visando ampliar a atuação. Por fim, não se esqueça das necessidades de seus pacientes quando considerar as opções de atendimento. Lembre-se de que os clientes também devem se sentir à vontade para serem atendidos em seu espaço.

Neste artigo, você conheceu o que é o consultório odontológico compartilhado e viu suas vantagens e desvantagens. Agora, você tem informações relevantes que podem ajudar a decidir se essa modalidade é interessante para a sua carreira!

Para complementar o seu aprendizado e ter mais dados para embasar a sua decisão, entenda quanto custa montar um consultório odontológico!

Deixe um comentário