Dentista 24 horas: 7 vantagens e desvantagens que você precisa saber!

Uma dor de dente, um abscesso ou um trauma dentário não têm hora para acontecer. Entretanto, a maioria dos consultórios odontológicos têm horário para funcionar — o comercial. Nos casos em que o problema dentário ocorre fora desse expediente, o paciente precisa recorrer ao dentista 24 horas.

Angelus

6 min. de leitura

-

11 de março de 2022

Compartilhe:

Uma dor de dente, um abscesso ou um trauma dentário não têm hora para acontecer. Entretanto, a maioria dos consultórios odontológicos têm horário para funcionar — o comercial. Nos casos em que o problema dentário ocorre fora desse expediente, o paciente precisa recorrer ao dentista 24 horas.

É nesse cenário que muitos profissionais enxergam oportunidades para crescimento da carreira. Já outros, não veem muitos benefícios em atuar em plantões. Portanto, vale a pena saber quais são as vantagens e desvantagens de oferecer o serviço odontológico de urgência.

Neste post, você entenderá a diferença entre emergência e urgência, quais profissionais podem dar plantão odontológico e 7 vantagens e desvantagens de ser um dentista 24 horas. Vamos lá?

Qual é a diferença entre o atendimento de emergência e o de urgência?

Antes de saber as vantagens e desvantagens de atuar em plantões, é interessante entender a diferença entre o atendimento de emergência e de urgência. Embora os termos pareçam sinônimos — e grande parte das pessoas os utilize com essa finalidade —, eles têm significados distintos.

A emergência se refere aos atendimentos em que o paciente está em situação de risco iminente à vida. Ou seja, são os casos em que é necessária uma solução rápida para evitar danos maiores ou, até mesmo, a morte.

Por exemplo, uma vítima de acidente com trauma grave na face que precisa da intervenção de um profissional buco-maxilo. Já os procedimentos de urgência são aqueles que devem ser solucionados rapidamente para prevenir problemas maiores, mas que não oferecem risco de vida no momento.

Se encaixam nessas situações as dores intensas, as periodontites críticas, os traumas e outros quadros que devem ser tratados com rapidez. Sendo assim, o dentista 24 horas, geralmente, atende mais casos de urgência em sua rotina de trabalho.

Quais profissionais podem realizar o atendimento?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre urgência e emergência, deve entender quais são os profissionais que podem trabalhar como dentistas 24 horas. Na prática, os pré-requisitos são ter formação em Odontologia e o registro ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Entretanto, é interessante que o profissional seja qualificado em urgências, já que esse tipo de atendimento demanda maior capacidade técnica e emocional. Por isso, se você pretende ser um dentista 24 horas, vale a pena fazer um curso voltado para urgências odontológicas.

Assim, você terá mais conhecimento e bagagem para lidar com pacientes em situações críticas. Consequentemente, não deixará as adversidades prejudicarem o andamento da avaliação, do diagnóstico, da prescrição e do tratamento.

Outro ponto importante a saber é que as clínicas odontológicas 24 horas costumam ter profissionais com especialidades diferentes, não somente os dentistas clínicos gerais. Portanto, para ter mais oportunidades no mercado de trabalho, pode ser interessante fazer uma especialização, como:

● Periodontia;
● Cirurgia Dental;
● Implantodontia;
● Traumatologia buco-maxilo-facial;
● Ortodontia;
● Endodontia.

7 Vantagens e desvantagens de ser um dentista 24 horas

Após entender quais profissionais podem prestar o serviço de odontologia 24 horas, chegou o momento de saber as 7 vantagens e desvantagens de ser um dentista voltado para urgências. Confira a seguir!

1. Conhecimento e aprendizado

Começando com as vantagens, o primeiro benefício é o conhecimento e aprendizado que esse tipo de atendimento proporciona. Em urgências, você pode ter contato com casos que não são comuns em uma clínica convencional, não somente na parte técnica, mas também no contexto emocional.

Nesses atendimentos, é comum o dentista tratar de pacientes abalados emocionalmente, seja pela dor ou pela ocorrência que o levou até à clínica. Assim, é uma oportunidade para aprender a lidar com quadros graves e prestar um atendimento humanizado.

2. Aumento do faturamento

Atuando como dentista 24 horas, você pode aumentar o seu faturamento em duas possibilidades. A primeira é fazendo o plantão como hora extra. Já a segunda se refere aos valores praticados nesse tipo de serviço, que costumam ser mais elevados do que os preços dos atendimentos convencionais.

3. Diferenciação do mercado

As clínicas 24 horas ainda são a minoria no mercado e são mais comuns nas capitais e nos grandes centros. Por isso, oferecer esse serviço no seu consultório odontológico pode ser o seu diferencial na concorrência.
Porém, vale lembrar que, antes de disponibilizar o atendimento 24 horas, é interessante fazer uma pesquisa de mercado. Assim, você entenderá se há público para o seu negócio em sua região de atuação.

4. Captação de clientes

Oferecer o atendimento odontológico 24 horas também gera oportunidades de captar e fidelizar clientes. Isso porque, além de novos pacientes surgirem por conta das urgências, há aqueles que não conseguem ir em um consultório no horário convencional.

5. Baixo fluxo de pacientes

Embora o baixo fluxo de pacientes pareça uma desvantagem, ele pode ser considerado uma vantagem do ponto de vista da rotina do dentista. Se você também atende de dia e tem o plantão como extra, consegue descansar nos intervalos entre um atendimento e outro.
Como você viu, os valores para os serviços fora do horário comercial são mais altos. Então, mesmo com um baixo fluxo de pacientes, o faturamento tende a compensar, enquanto você não fica tão cansado com a rotina de trabalho.

6. Pernoitar no trabalho

No plantão de atendimento 24 horas é necessário pernoitar no trabalho — e isso pode ser uma desvantagem para muitas pessoas. Afinal, ainda que haja um lugar para o descanso na clínica, dificilmente será tão confortável quanto dormir em sua casa.
Nesse caso, é importante que você tenha uma rotina regrada de descanso para conseguir trabalhar à noite. Além disso, uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas podem ajudar a ter maior produtividade, mesmo durante a noite.

7. Atendimentos mais difíceis

Os atendimentos de urgência tendem a ser mais difíceis que os casos que surgem normalmente nos consultórios dentários. Em geral, a dificuldade é decorrente das técnicas requeridas e em lidar com pacientes em situações complicadas. No entanto, a experiência também costuma ser enriquecedora.

Como você viu, existem lados positivos e negativos de oferecer o serviço de dentista 24 horas. Contudo, somente você é capaz de avaliar se essa função vale a pena para a sua rotina e carreira. Portanto, é relevante fazer uma reflexão antes de decidir oferecer um atendimento de urgência.

Quer mais dicas de gestão da clínica odontológica? Entenda quais cuidados adotar ao contratar novos funcionários!

101 comentários

Deixe um comentário