Dentista e sua atuação na indústria

A Angelus é uma indústria de produtos odontológicos sediada em Londrina – PR, com presença em mais de 80 países e que foi fundada por um casal de dentistas, Roberto e Sônia Alcântara. Tudo começou com a criação de um produto inovador que o próprio Roberto moldava e usava em sua prática clínica como Endodontista. […]

Angelus

6 min. de leitura

-

27 de maio de 2023

Compartilhe:

A Angelus é uma indústria de produtos odontológicos sediada em Londrina – PR, com presença em mais de 80 países e que foi fundada por um casal de dentistas, Roberto e Sônia Alcântara. Tudo começou com a criação de um produto inovador que o próprio Roberto moldava e usava em sua prática clínica como Endodontista.

Atualmente, além dos fundadores, nós temos muitos dentistas trabalhando na Angelus, em diversas áreas, como pesquisa e desenvolvimento, área de comunicação e marketing, projetos, e assuntos regulatórios. Além destas formas, o dentista pode trabalhar com consultorias, auditorias, vendas, entre outras atividades na esfera pública.

Para conversar sobre a atuação de dentistas em indústria, nós convidamos a Analista de Comunicação Científica, Ana Elisa Ferreira (CRO-SP: 130.842), formada pela Universidade de São Paulo (USP). Confira abaixo:

 

Como você vê a carreira em Odontologia nos dias de hoje?

A carreira em Odontologia hoje no Brasil atrai um público grande, hoje possuímos 20% do total global de profissionais, e nós somos o país com o maior número de profissionais da área por número de habitantes (570 habitantes/dentista, sendo que o recomendado pela OMS seja 1.200 habitantes/dentista) em todo o mundo. Além disso, nós temos hoje 220 cursos de odontologia no Brasil, isso significa que mais de 3.000 estudantes se formam em Odontologia por ano no país.
Na minha opinião, a odontologia por ser uma área da saúde, requer muito cuidado e muita cautela, pois tratamos de pessoas e saúde no geral. Nós temos a responsabilidade de promover saúde e prevenir doenças, então não se pode pensar apenas no retorno financeiro que essa profissão pode trazer, temos sempre que pensar no que é primordial (promoção de saúde), e a consequência será uma vida profissional bem sucedida.
A odontologia hoje no Brasil, como mencionado acima, é um mercado competitivo sim, mas que ao mesmo tempo cresce muito em investimento, principalmente hoje que temos muita tecnologia digital envolvida nos procedimentos, e um leque maior de especialidades.

 

Durante a faculdade, você teve direcionamento em relação a carreiras e tendências de mercado? Se sim, como foi?

Na faculdade nós não temos muito contato de como realmente é o “mundo lá fora”. Me recordo de ter visto muito superficialmente as diferentes áreas em que o cirurgião-dentista teria oportunidade de atuar, mas sempre com foco clínico/acadêmico.

 

Você já conhecia outros profissionais de odontologia que trabalham em indústria?

Sim, durante a faculdade eu tive colegas que já estagiavam em empresas de produtos odontológicos dentro de diferentes áreas (marketing, P&D, comercial por exemplo), mas o estágio que eu fiz foi totalmente clínico.

 

Quais são as principais atividades que você realiza na Angelus?

Dentro da área de comunicação na Angelus, eu sou a responsável por elaborar e revisar todos os materiais de comunicação (ou divulgação) do que diz respeito aos produtos, prover suporte técnico-científico para as diversas áreas da empresa e realizar treinamentos internos aos colaboradores e externos aos nossos distribuidores.

 

Como você se mantém atualizada sobre as tendências e avanços na área de odontologia?

Por meio de artigos científicos publicados em revistas de alto impacto, artigos científicos que são publicados dos próprios produtos da Angelus, participação em eventos nacionais (como em São Paulo e Rio de Janeiro) com foco na minha especialidade (endodontia) – que também é o foco da Angelus, e reuniões com colegas da profissão, pois muitas das minhas grandes amigas da faculdade se tornaram endodontistas também, então esses encontros acabam sendo bastante frequentes, e quando nos reunimos sempre discutimos alguns casos.

 

Como a sua experiência como dentista influencia o seu trabalho na indústria?

Ter trabalhado na clínica influencia muito o trabalho na indústria porque nós temos ciência das dificuldades que o cirurgião-dentista possui no consultório, e as melhorias que podemos propor em cada detalhe do produto para ele, desde o manuseio, até o mecanismo de ação daquele produto, por exemplo. E, a prática clínica também me permite fornecer um suporte mais técnico e de qualidade em relação a dúvidas, como técnica de uso do produto, qual produto é mais indicado para cada caso etc.

 

Como dentista, quais são as oportunidades e desafios de se trabalhar em uma indústria?

As oportunidades têm crescido muito nos últimos anos, justamente por conta desse ambiente mais competitivo entre as empresas de produtos odontológicos, o que as pressionam a terem pessoas qualificadas dentro da equipe para exercer certos tipos de atividades. Os desafios também não são poucos, pois o mundo corporativo é algo novo para os dentistas que, como mencionado anteriormente, se formam para atuarem nas faculdades e clínica. Vejo que os desafios são relacionados a novos aprendizados mesmo, pois muitas vezes é necessária uma pós-graduação específica para conseguir exercer o trabalho de forma mais integrada em uma indústria. Isso porque, diferente de uma clínica, na indústria nós trabalhamos com profissionais de diferentes áreas de conhecimento e formação. No meu caso, por exemplo, na área de marketing existem pormenores que nós precisamos entender para poder planejar a melhor estratégia e o suporte necessário para que todo o departamento “dance a mesma música”.

 

Qual conselho você daria para um(a) dentista que deseja se desenvolver profissionalmente dentro de uma indústria no Brasil?

Pesquise sobre as suas oportunidades, esteja disposto a sair da “zona de conforto”, a aprender algumas coisas sozinho, a estudar – muitas vezes assuntos diferentes daqueles aprendidos na faculdade, estudar outros idiomas (principalmente inglês e espanhol), pois isso abre um leque maior de oportunidades dentro de empresas multinacionais, ou empresas nacionais que exportem seus produtos ao redor do mundo. Também é muito importante saber que tipo de dentista você é e/ou gostaria de ser, e o que você mais gosta dentro da odontologia. Lembre-se que não é “errado” não gostar de clinicar, não sinta culpa por isso!

 

Assim com o a Ana Elisa, você também tem interesse em trabalhar em indústria?

Além de possuir dentistas em seu quadro de funcionários, atualmente, a Angelus conta com mais de 140 colaboradores de diferentes áreas de atuação e possui o selo de certificação GPTW – Great Place to Work, sendo considerada uma ótima empresa para se trabalhar.

Aproveite e conheça a página Trabalhe Conosco para enviar seu currículo ou deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

Índice

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.