Fique por dentro do

mundo angelus

Gestão
< Voltar

Confira 3 dicas de fotografia para dentistas

Angelus | 21 de maio de 2021

A antiga ideia de que, para conquistar reconhecimento profissional basta ter um bom trabalho dentro do consultório, não é mais suficiente nos dias atuais. Como cada vez mais pessoas estão conectadas por meio das redes sociais, uma boa divulgação nesse canal pode trazer bons resultados para um dentista.

Nesse sentido, as dicas de fotografia podem se tornar ponto-chave em todo esse processo. Por essa razão, trouxemos este artigo até você. Nele, falamos essencialmente sobre o registro fotográfico e sua importância para o profissional de odontologia.

Reconhecendo a relevância que existe nesse trabalho, elencamos dicas de como é possível melhorar suas fotos. Aplicando esses insights, os resultados podem alcançar um nível de excelência. Confira!

Qual é a importância da fotografia na odontologia?

Com a crescente importância dos meios digitais como forma de alavancar os negócios, a fotografia tem se tornado cada vez mais essencial para os dentistas em diversos aspectos. Parte dessa necessidade já vinha da própria prática profissional, e o mundo virtual acentuou o uso de fotografias como meio de divulgação de serviços e resultados odontológicos.

Tradicionalmente, o registro fotográfico faz parte do processo de documentação de um paciente. O registro de imagens auxilia na evolução de todo o tratamento e serve como ótimo instrumento para comparações entre o antes e depois da intervenção. Além disso, também é um importante meio para possibilitar a comunicação entre profissionais da área, principalmente na discussão de um determinado caso.

E devido o surgimento e a expansão das redes sociais, a arte fotográfica acabou assumindo mais uma faceta de utilidade aos cirurgiões dentistas: a divulgação de seu trabalho. Agora, é possível mostrar os resultados alcançados por meio do mundo digital. Redes como o Instagram são bons veículos para alcançar esse objetivo, pois se trata de uma rede que privilegia imagens.

Se bem aproveitado esse recurso, a estratégia pode trazer ótimos resultados. O motivo disso é que é possível externar vários aspectos odontológicos — e eles não ficam restritos aos resultados dos pacientes. A estrutura de clínica e o aparato tecnológico podem ser ótimos convites para que as pessoas busquem um determinado profissional.

Outro ponto importante diz respeito também à criação de conteúdo. Essa é uma forma de complementar as imagens, e um dentista pode fazer isso expondo seu conhecimento em determinada área da odontologia. Essa atitude é capaz de ajudar pessoas com algum problema odontológico, e quando elas precisarem de atendimento, é bem capaz de buscarem o profissional que as ajudou de forma gratuita, inicialmente.

Quais são as 3 principais dicas de fotografia para dentistas?

As principais recomendações vão desde o uso de itens profissionais até o processo de pós-produção. Acompanhe!

1. Use bons equipamentos

Não se engane: o equipamento utilizado fará muita diferença na imagem registrada. Muita diferença mesmo! Portanto, deve-se ter em mente que muito provavelmente a câmera do aparelho celular não será suficiente para ter um bom registro. Lembre-se que o objetivo é profissional e isso se difere de uma foto tirada em um passeio de férias, por exemplo.

Assim, pode ser que faça bastante sentido buscar, pelo menos, por soluções semi-profissionais. É claro que algum investimento será necessário, mas é possível buscar uma relação custo-benefício que atenda às suas expectativas. Já que o objetivo é impactar possíveis futuros clientes por meio de imagens, essas precisam ter boa qualidade para causar o efeito desejado.

Um exemplo da utilidade de equipamentos mais robustos é um fator chamado de ISO. Ele é responsável pela sensibilidade da lente usada. Quanto maior a ISO, melhor será a imagem fotografada. Dessa forma, é possível ter um melhor realce das cores, como a cor branca de um dente recém-tratado com clareamento dental.

2. Tenha atenção com a iluminação

Esse é um dos pontos mais importantes em relação à fotografia de modo geral. Consequentemente, também se aplica ao trabalho odontológico. Isso porque é a iluminação o principal fator que realça todo o potencial que uma foto pode ter. No caso do trabalho de dentistas, isso tem especial importância, devido à necessidade de se atentar a detalhes da boca do paciente, visto que os dentes são pequenos, quando comparados a toda a face de uma pessoa.

Assim, o recomendado é usar a luz natural, sempre que possível. Ela possui todos os espectros de cores e essa é a maior vantagem que se pode ter ao fotografar. Se não for possível usar a luz do sol ou se a iluminação natural do local for insuficiente, busque soluções artificiais. Os refletores e ring lights podem ajudar nesse momento. Certifique-se de que o local a ser fotografado terá de luz suficiente para fazer um registro nítido e detalhado.

3. Invista na edição

Tão importante quanto o momento de fotografar é o trabalho que se tem antes de divulgar o registro feito. Estamos falando da edição de fotos. Muitas pessoas confundem essa etapa atribuindo artificialidade ao processo, mas não é essa a real intenção de um processo de edição de imagens.

É muito comum que haja necessidade de correções em um trabalho fotográfico. A correção de cores ou brilho, por exemplo, é um procedimento corriqueiro na edição de imagens e ajuda muito a obter o melhor resultado possível. Além disso, pode ser necessário inserir informações úteis a quem verá o conteúdo — e isso é feito editando as fotos tiradas.

Portanto, antes de divulgar suas imagens, procure aperfeiçoá-las, por meio de cursos de fotografia e no processo de edição. Se sentir dificuldades no processo fotográfico e na edição de imagem, busque o auxílio de um profissional da área. Além de conseguir melhores resultados, o trabalho final é alcançado com muito mais agilidade, visto que a tarefa passa a ser delegada a outra pessoa.

Aplicar dicas de fotografia no momento de registrar em seu consultório poderá aumentar muito a visibilidade de seu trabalho pelas pessoas que ainda o desconhecem. Quanto melhor forem as imagens exibidas, mais chances de atrair novos clientes para os tratamentos que você oferece.

Em um mundo cada vez mais digital, estar presente nas redes sociais, de uma forma clara, profissional e bonita, certamente constituirá um grande diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Gostou do conteúdo? Então, nos siga nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.