BIO-C® TEMP: diferenciais da medicação intracanal

Você sabe o que é e para que serve o BIO-C TEMP da Angelus? Este conteúdo responde à questão e mostra, também, qual é a indicação!

Angelus

6 min. de leitura

-

2 de setembro de 2022

Compartilhe:

Na área da Endodontia, a medicação intracanal é utilizada, principalmente, para ajudar na desinfecção do sistema de canais radiculares entre as sessões endodônticas. Dessa forma, inovações como o BIO-C® TEMP, desenvolvido pela Angelus, evitam a proliferação de bactérias.

Para isso, convidamos Renato Interliche, professor responsável pelo curso de Endodontia da Escola Educação Inteligente, em Londrina (PR), especialista e mestre em Endodontia com experiência de consultório de 26 anos.

Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre o BIO-C® TEMP!

 

O que é o BIO-C® TEMP?

“É um produto novo, com muitas possibilidades de se tornar uma referência para a medicação intracanal. Tem facilidade de uso, tanto na inserção quanto na remoção. Praticidade! Vem de uma família (biocerâmicos) que é muito sólida em bases científicas, o que nos dá tranquilidade para usá-lo”, afirma o professor Renato Interliche sobre o BIO-C® TEMP, lançado no Brasil em 2022.

 

Qual é a indicação do BIO-C® TEMP?

O professor Renato Interliche explica que o produto é indicado para uso como medicação intracanal durante o tratamento endodôntico. “Em algumas situações é necessária a medicação, e este é um produto que atende a essas necessidades”, acrescenta o especialista.


Quais são os diferenciais do BIO-C® TEMP em relação aos concorrentes?

Renato Interliche afirma que o BIO-C® TEMP tem todas as vantagens que um produto biocerâmico pode oferecer ao cirurgião-dentista. “Uma vantagem desse produto é que ele já vem pronto para o uso e em seringas, o que facilita sobremaneira a sua utilização na clínica diária”, comenta.

“É um material de fácil inserção e remoção do canal, agilizando o atendimento clínico. Também pode ser mantido nos canais por um período de 30 dias, o que evita trocas de medicação, diminuindo o número de atendimentos para a finalização de um caso”, resume o professor. 

Um outro ponto positivo citado pelo prof. Renato é a radiopacidade do produto. Ele afirma que a radiopacidade é muito boa e suficiente para ser visualizado através de radiografias periapicais. Isso ajuda a verificar se o canal foi completamente preenchido pela medicação.


Por que o período entre as trocas é uma vantagem do BIO-C® TEMP?

“Algumas medicações necessitam de trocas a cada 7 ou 15 dias, o que incorre em um maior número de sessões para a completa terapia endodôntica. Quando temos um produto que não necessita de trocas frequentes, liberamos mais tempo para outros atendimentos e podemos realizar a mesma terapia em um número menor de sessões”, diz Renato Interliche.

Além disso, o especialista explica que as trocas com o BIO-C® TEMP podem ser realizadas a cada 30 dias, caso o Cirurgião Dentista avalie como necessário ampliar o tempo de permanência da medicação nos canais.


Qual é a vantagem do BIO-C® TEMP em relação à alcalinidade?

“Alcalinidade é diretamente proporcional ao poder bactericida do produto usado. Assim, uma medicação ou um produto com alta alcalinidade tem um poder bactericida forte. Isso é muito interessante para o Cirurgião Dentista, pois o primeiro objetivo do tratamento endodôntico é eliminar os microrganismos presentes nos canais radiculares”, afirma o professor da Escola Educação Inteligente.

Ao mesmo tempo, quanto à liberação de íons cálcio, o profissional esclarece que esse fenômeno favorece a reparação do tecido ósseo, uma vez que esse íon tem relação direta com a aplicação do BIO-C® TEMP, e é necessário para a neoformação óssea nas lesões periapicais.


Como aplicar o BIO-C® TEMP corretamente no interior do canal radicular?

A medicação em forma de pasta deve ser utilizada após o preparo e a limpeza completa dos canais radiculares. “Indicamos que, depois dos canais completamente preparados e muito bem irrigados, devemos remover a solução irrigante e aplicar a medicação BIO-C® TEMP com a seringa e a ponta intracanal disponíveis no próprio produto”, recomenda o professor.

Ele também recomenda que, após aplicado o produto, seja realizada uma radiografia para verificar se há necessidade de correção (falta ou excesso de produto) e selamento da cavidade de acesso. Podem ser usados dispositivos para melhor acomodação do produto dentro dos canais, como os espirais de lentulo e insertos ultrassônicos, comenta.

Renato Interliche ressalta que, na maioria das vezes, a aplicação de BIO-C® TEMP com a ponta intracanal e a seringa do próprio produto é suficiente para um bom preenchimento do canal radicular.


Como o produto deve ser removido?

O prof. Renato Interliche explica que, em geral, a medicação intracanal é removida com o uso de irrigação convencional (soluções irrigantes usadas com seringas e agulhas). Alguns instrumentos também podem ser empregados e promovem a remoção de grande parte da medicação.

“Entretanto, não deixamos de orientar os alunos a realizar uma leve reinstrumentação do canal com a última lima usada para o preparo, assim como a ativação das soluções irrigantes antes da obturação. Essa ativação, seja mecânica ou ultrassônica, além de auxiliar na descontaminação, também ajuda a remover as medicações que a irrigação convencional não removeu”, explica o professor aos endodontistas.


O que esperar dos estudos clínicos com BIO-C
® TEMP?

O professor Renato Interliche diz que, na sua experiência acadêmica e profissional, não tem recebido relatos de pacientes com dor no pós-operatório com BIO-C® TEMP. “Me parece que isso não será um problema que o produto causará aos usuários dessa medicação”, comenta o especialista.

“Estamos acompanhando alguns casos e vamos, em breve, ter mais bases clínicas para afirmar se o produto interfere na regressão de lesões de forma mais acentuada do que outros medicamentos usados para o mesmo fim”, conclui o professor.

Neste conteúdo, você pôde entender as vantagens em se utilizar o BIO-C® TEMP e dicas sobre a utilização deste produto. Para mais detalhes, baixe o perfil técnico no botão abaixo:

 

101 comentários

Deixe um comentário