Consultório de dentista: atender em diversos ambientes ou ter o seu próprio?

Ao terminar a faculdade de odontologia, uma dúvida comum entre os recém-formados é como devem atuar no mercado de trabalho. É melhor trabalhar de maneira autônoma, atendendo em diversos ambientes, ou como empreendedor — tendo o seu próprio consultório de dentista? Tomar uma decisão pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, cada alternativa apresenta vantagens e […]

Angelus

7 min. de leitura

-

15 de abril de 2022

Compartilhe:

Ao terminar a faculdade de odontologia, uma dúvida comum entre os recém-formados é como devem atuar no mercado de trabalho. É melhor trabalhar de maneira autônoma, atendendo em diversos ambientes, ou como empreendedor — tendo o seu próprio consultório de dentista?

Tomar uma decisão pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, cada alternativa apresenta vantagens e riscos distintos, que devem ser analisados cuidadosamente neste processo. Nesse sentido, vale a pena entender melhor como funcionam os formatos de trabalho.

Por isso, veja a seguir como o atendimento em diversos ambientes se diferencia de ter um consultório de dentista próprio e o que você deve analisar para escolher entre ambos.

O que é ser um dentista autônomo?

Primeiramente, é preciso entender o que é um dentista autônomo. Esse é o profissional que deseja realizar suas atividades sem vínculo empregatício. Isto é, diferentemente de um empregado, sua relação de trabalho não se submete às regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A abertura de empresas é bastante comum entre esses profissionais. Afinal, sem isso, eles não podem prestar serviços para as organizações que solicitam nota fiscal. E essa é uma obrigação comum em unidades de saúde, hospitais, escolas e clínicas de convênio.

Para se legalizar como dentista autônomo, o profissional precisa ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo. Com ele, é possível buscar fornecedores, solicitar crédito no mercado e contratar funcionários conforme a CLT, além de emitir nota fiscal de serviços comercializados.

O que significa abrir um negócio próprio?

Agora que você sabe o que é ser um dentista autônomo, vale compreender o que significa ter seu próprio negócio. Quem decide montar um escritório odontológico também precisa se legalizar, ou seja, ter um CNPJ ativo.

Mas, além disso, é necessário conseguir a legalização do espaço para trabalhar. Nesse sentido, você precisaria de dois alvarás de funcionamento: um deles é emitido pela Vigilância Sanitária Municipal, e o outro é obtido com o Corpo de Bombeiros.

Ainda, é preciso ter uma inscrição em uma empresa coletora de resíduos para o descarte correto dos materiais odontológicos. Por fim, se o seu escritório utilizar aparelhos de raio-x, precisará emitir um laudo radiométrico constando que é possível utilizar os equipamentos de forma segura.

Você também precisa dispor de um capital suficiente para investir em uma estrutura interna de qualidade para prestar um bom serviço ao paciente. Ademais, é importante entender sobre gestão de consultórios, a fim de administrar adequadamente o negócio, além de fazer o atendimento.

Qual a diferença entre atender em diversos ambientes e ter o próprio negócio?

Depois de entender o que é ser dentista autônomo e o que é ter um negócio próprio, é possível perceber certas diferenças entre esses dois formatos de trabalho. Em um deles você pode ter relação com diversas clínicas e locais de trabalho, no outro o ambiente é seu.

Assim, os campos de atuação são diferentes. Enquanto o autônomo tem mais liberdade para atender em ambientes variados, o empreendedor tende a ficar limitado geograficamente ao seu próprio consultório de dentista.

Outra diferença diz respeito à burocracia. Trabalhar em diversos ambientes requer menos exigências que um consultório. Isso é possível porque o autônomo não precisa ter uma estrutura completa — já que os locais onde presta serviços oferecem as condições necessárias para atuar.

Mais uma diferença entre atender em diversos ambientes e ter o próprio negócio diz respeito aos custos. Sem dúvidas, montar um consultório odontológico tem um custo mais elevado do que ser um profissional autônomo devido à estrutura.

Ao mesmo tempo, pode haver uma diferença significativa nos ganhos. Afinal, trabalhar como autônomo é se sujeitar aos contratos de prestação de serviços. Já quem tem um consultório pode definir com mais liberdade o que oferecerá e qual preço será cobrado.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada alternativa?

Existem diversas vantagens e desvantagens em cada uma dessas alternativas. Assim, é preciso considerá-las para tomar uma decisão mais acertada.

Veja a seguir quais são as principais:

Vantagens e desvantagens de atender em diversos ambientes

Uma das vantagens de atender em diversos ambientes são os custos baixos devido à falta de necessidade de oferecer uma infraestrutura para realizar o atendimento. Além disso, a menor burocracia se apresenta como um ponto positivo, como você viu.

Ao trabalhar como autônomo para terceiros também é possível diversificar sua carteira de clientes. Assim, você não precisa depender dos mesmos pacientes para faturar. Ainda, tem a oportunidade de encontrar potenciais áreas de atuação ao identificar gargalos no mercado.

Em contrapartida, os ganhos podem não ser tão interessantes, especialmente se realizar parcerias que envolvem o pagamento de comissões — como é o caso prestação de serviços em clínicas. Outro ponto negativo pode ser o excesso de trabalho, devido à dificuldade de gestão de tempo.

Vantagens e desvantagens de ter o seu próprio consultório de dentista

O profissional de odontologia que deseja abrir um consultório de dentista também pode ter diversos benefícios ao optar por essa opção. Por exemplo, ele pode exercer sua profissão com mais liberdade.

Isso porque você poderia definir o que deseja ofertar, bem como qual preço deseja cobrar. Além disso, o dentista empreendedor tem uma flexibilidade de atendimento maior, pois pode atuar além do horário comercial, se desejar.

Outro ponto positivo tem relação com a formação de carteira de clientes. Nesse caso, o profissional pode gerenciar seus próprios pacientes, não apenas pensando na atração, mas também na fidelização. Dessa forma, é possível conseguir ganhos mais elevados e frequentes ao longo do tempo.

Há outra vantagem que está ligada às possibilidades de melhor remuneração. Afinal, por ser dono do seu negócio, o dentista pode aumentar sua margem de lucro ao alterar o preço dos seus serviços ou ganhar um percentual sobre outros profissionais contratados em seu consultório, por exemplo.

Por outro lado, os custos são maiores em relação ao investimento inicial e às competências gerenciais exigidas. Outra desvantagem é a manutenção constante que um escritório exige. Afinal, os aparelhos se desgastam e precisam ser consertados ou substituídos com certa frequência.

E o último ponto negativo refere-se à burocracia com a abertura e o funcionamento do negócio. Caso seja sua primeira experiência como empreendedor, essa questão pode ser um grande desafio. Contudo, é viável contar com orientação profissional para facilitar esse processo.

Conclusão

Neste artigo você viu quais são os prós e contras de atender em diversos ambientes ou ter o seu consultório de dentista. Assim, é possível escolher entre eles — ou mesmo decidir trabalhar de outras formas, se for do seu interesse. Apenas lembre-se de avaliar bem cada opção e considerar seus objetivos profissionais!

Gostou do conteúdo? Se estiver pronto para ter o seu próprio negócio, leia também:

101 comentários

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.