Vale a pena solicitar empréstimo para montar um consultório odontológico?

Neste artigo, entenda melhor se vale a pena solicitar um empréstimo para montar o próprio consultório odontológico.

Angelus

7 min. de leitura

-

22 de julho de 2022

Compartilhe:

É comum que, ao cursar odontologia, surja o sonho de montar o seu próprio consultório odontológico. Afinal, quem não gostaria de ter seus próprios pacientes, organizar a sua rotina e, principalmente, não depender de um empregador para se manter?

No entanto, a realização desse sonho costuma demandar um gasto inicial elevado. Isso porque será preciso comprar ou alugar os equipamentos, escolher uma boa localização, investir em meios de prospectar pacientes, etc. E nem sempre é possível juntar dinheiro durante a graduação.

De toda a forma, um meio de antecipar esse objetivo se dá com a realização de um empréstimo. Mas será que realmente vale a pena solicitar crédito para esse fim? Confira a resposta neste artigo!

 

O que avaliar antes de solicitar um empréstimo?

Existem atualmente diversas alternativas de empréstimo e financiamento àqueles que desejam efetivamente tirar do papel o plano de abrir seu próprio consultório odontológico.

Entretanto, antes de optar por uma delas, é preciso considerar alguns aspectos. Veja o que deve ser avaliado nesse processo de decisão!

 

Calcule o custo para abertura do negócio

O primeiro passo para montar o próprio consultório odontológico é avaliar o custo envolvido. Normalmente, iniciar um negócio do zero exige comprar ou alugar o espaço apropriado, fazer reformas, adquirir os equipamentos, ter fluxo de caixa e assim por diante.

A localização do consultório também é uma questão importante a ser observada, já que influencia na prospecção de pacientes. Dessa maneira, é válido fazer uma pesquisa de área, visando identificar a existência de outros consultórios na região, a acessibilidade e os custos.

Em relação aos materiais odontológicos, existem itens que não podem faltar. Por exemplo:

  • cadeira odontológica;
  • autoclave;
  • bomba a vácuo;
  • seladora;
  • compressor;
  • kit de baixa e alta rotação;
  • materiais de consumo;
  • entre outros.

 

Avalie o seu orçamento atual

Outro ponto a ser avaliado, antes de fazer um empréstimo, é a sua situação financeira. Nesse sentido, verifique as suas receitas e seu custo de vida atual. Ou seja, avalie todas as entradas e saídas do seu orçamento mensalmente.

Ter o controle de suas finanças é fundamental, pois você conseguirá avaliar se é possível inserir no seu orçamento a prestação do empréstimo. Esse passo evita que você assuma um compromisso financeiro que não conseguirá pagar posteriormente.

Perceba que de nada adiantará você tomar um empréstimo visando abrir um negócio se, por outro lado, não conseguir manter a regularidade do seu pagamento. Portanto, planeje-se financeiramente para que a parcela do empréstimo não exceda 30% do seu orçamento.

 

Procure as melhores alternativas do mercado

O mercado de crédito está ampliando seus horizontes no Brasil. O surgimento de diferentes bancos digitais, fintechs e financeiras aumenta a concorrência e, consequentemente, traz novas alternativas a quem precisa de recursos financeiros.

Portanto, você deve realizar uma busca pelas melhores oportunidades de obter crédito. Muitas companhias oferecem simuladores em suas plataformas digitais. Assim, é possível realizar cálculos e projeções a partir do valor que será solicitado e a quantidade de parcelas desejada.

Ao fazer essa análise, você poderá tomar as decisões mais alinhadas à sua realidade financeira. Ainda, evitará que uma dívida atrapalhe os seus primeiros passos como empreendedor e proprietário de um consultório odontológico.

 

Quais as opções de linhas de crédito e financiamento para dentistas?

Depois de conferir o que avaliar antes de solicitar um empréstimo para montar um consultório odontológico, é válido conhecer as opções de linha de crédito e financiamento que costumam ser oferecidas aos dentistas. Entre elas, estão:

 

Cartão BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição pública federal. Seu objetivo principal é fomentar a atividade econômica no país, fornecendo empréstimos e financiamentos em todos os segmentos.

Logo, seja você um grande ou pequeno empresário, poderá ter acesso a um crédito a juros mais baixos se comparados com os bancos tradicionais. Nessa instituição, é possível encontrar o chamado “Cartão BNDES” destinado a atender as necessidades financeiras de micro, pequenas e médias empresas.

Você poderá utilizá-lo, por exemplo, na compra de materiais de construção, equipamentos, cursos de qualificação profissional, entre outros. A solicitação do Cartão BNDES pode ser feita de forma online no próprio site da instituição, contudo, é necessário estar com seus tributos em dia.

 

Antecipação de recebíveis

Esta linha de crédito pode ser interessante para quem já prestou um serviço e está aguardando o recebimento de prestações. Isso porque você consegue receber à vista uma quantia que seria paga de forma parcelada por um paciente.

Existem diversas instituições que trabalham com essa modalidade. O contrato geralmente envolve receber uma quantia menor que a devida, mas com a vantagem de recebê-la antecipadamente. Desse modo, os recebíveis a prazo são repassados à fornecedora do crédito.

 

Empréstimo com garantia de bens

Uma modalidade de crédito com taxas de juros mais acessíveis são os empréstimos com garantia de bens. Caso você já possua uma casa ou carro, poderá acessar o crédito — baseado em um percentual do valor desse bem. Como contraparte, você deixa o imóvel ou veículo como garantia do empréstimo.

Contudo, é importante ressaltar que, na hipótese de você não honrar com o pagamento, a instituição que forneceu o crédito poderá exigir o bem deixado como garantia. Assim, ele será vendido ou leiloado e o valor obtido será usado na quitação da dívida.

 

Leasing

O leasing é comumente utilizado na aquisição ou arrendamento de bens de alto valor, como veículos, máquinas e equipamentos específicos. Na prática, essa é uma espécie de locação, mas, no fim do contrato, você conta com a possibilidade de comprar o bem arrendado, abatendo-se a quantia que já foi paga.

 

Vale a pena solicitar empréstimo para montar um consultório odontológico?

Como você viu, existem diversas alternativas de empréstimo à sua disposição para montar um consultório odontológico. Contudo, você pode estar se perguntando se vale a pena utilizá-las no seu caso, certo?

A resposta dependerá da sua preparação, planejamento financeiro e organização. Trabalhar como autônomo costuma exigir conhecimento em gestão de negócios, administração de pessoas e bastante proatividade. Afinal, você será o maior interessado no sucesso e prosperidade do negócio.

Então vale continuar estudando sobre os assuntos que podem aumentar suas chances de êxito nesse ramo e manter suas finanças organizadas. A partir do momento que você se sentir preparado para os desafios de ter seu próprio negócio, poderá se valer das modalidades de empréstimos mencionadas — se fizer sentido para os seus planos.

Viu como alcançar o objetivo de montar seu próprio consultório odontológico não precisa ser um sonho distante? Contudo, tenha em mente que existem outras alternativas de empréstimos além das apresentadas neste artigo, então não deixe de pesquisar mais antes de tomar a sua decisão.

Gostou deste conteúdo? Aproveite leia outros artigos sobre gestão para dentistas em nosso blog!

Deixe um comentário