Evidenciador de placa bacteriana: por que é melhor?

Quando o assunto é o cuidado com a saúde bucal, tanto os dentistas quanto os pacientes estão à procura dos melhores métodos e produtos para manter a região devidamente higienizada. Uma alternativa que existe há alguns anos no mercado é o evidenciador de placa bacteriana que, como o próprio nome indica, revela o local em […]

Angelus

6 min. de leitura

-

16 de outubro de 2020

Compartilhe:

Quando o assunto é o cuidado com a saúde bucal, tanto os dentistas quanto os pacientes estão à procura dos melhores métodos e produtos para manter a região devidamente higienizada. Uma alternativa que existe há alguns anos no mercado é o evidenciador de placa bacteriana que, como o próprio nome indica, revela o local em que ela está acumulada.

Embora essa não seja uma novidade no mercado odontológico, o produto mudou e agora conta com novas tecnologias, que oferecem resultados mais consistentes. Se você quer entender um pouco melhor como ele funciona, os tipos disponíveis e, por fim, como evitar a placa bacteriana, então, este artigo foi feito para você. Leia até o final e fique por dentro do assunto. Confira!

O que é um evidenciador de placa bacteriana?

Também conhecido como revelador de placa bacteriana, ele tem o objetivo de pigmentar e evidenciar o local em que ela está acumulada. O seu uso tem um apelo educativo para os pacientes, principalmente se considerarmos que a população (em geral) tem dificuldade de perceber a placa bacteriana.

Além de ser utilizado na vida adulta, o produto também pode ser explorado por crianças que começam a cuidar da higiene de forma mais independente ou, ainda, de mães e pais responsáveis por esse cuidado. Isso porque esses dois grupos costumam ter dúvida se estão escovando bem os dentes ou se tem alguma região mal escovada.

Quem é destro, por exemplo, tem a tendência de escovar bem o lado esquerdo e um pouco menos o lado direito e os dentes do fundo. Com um evidenciador pigmentado, a criança e/ou os pais visualizam melhor e isso é ótimo para a educação.

O evidenciador funciona como um verdadeiro aliado nesses casos, já que revela onde ela está acumulada por meio da pigmentação. Essa é uma ajuda e tanto, tendo em vista que seu acúmulo pode causar cárie, tártaro e gengivite.

O produto pode funcionar como um direcionador de onde escovar com mais cuidado e ajudar o paciente a eliminar a placa diariamente com o auxílio do fio dental e escovação. O evidenciador de placa bacteriana ajuda a realizar uma higienização mais eficiente e, como consequência, menos cárie e doença periodontal. 

A diversidade de coloração

Como adiantamos, o evidenciador de placa bacteriana atua por meio de uma coloração que evidencia o acúmulo de substâncias indesejadas no dente. Ele pode agir em diferentes tonalidades, como o verde de malaquita e fuscina.

Em algumas versões mais tecnológicas, como o Evidenciador de Placa Angie , o material ajuda a diferenciar a placa madura de uma recente — tudo isso por meio de cores distintas. Como as placas mais antigas são as responsáveis por causar cárie e outros problemas (já que os microrganismos precisam se organizar melhor), existe um apelo didático ainda maior nesse caso.

Por que evidenciadores de placa bacteriana são melhores?

Os dentistas bem treinados não precisam de evidenciador para enxergar os locais em que há acúmulo de placa — eles conseguem perceber isso com um jato de ar com a seringa tríplice. Por outro lado, a solução pode ser muito educativa para os pacientes (assim como em pesquisas em que é preciso fazer o registo sistemático).

Escovar os dentes pode parecer uma coisa simples, mas requer uma atividade motora fina. Fazer a tarefa com maestria é difícil, então, o evidenciador é útil para desenvolver a habilidade do paciente e melhorar a qualidade da sua escovação.

O produto também melhorou significativamente com o desenvolvimento de tons diferentes para o tempo de existência da placa. Dessa forma, a aplicação pode ser feita em casa e ajuda a perceber há quanto tempo a placa está ali. Essa informação pode ser usada de forma didática para melhorar a qualidade da limpeza bucal.

Por exemplo, algumas vezes, o revelador mostra um índice de placa de 70%. O dentista pode usar esse dado e estabelecer a meta de baixar para 40%. É possível estabelecer metas numéricas e, por isso, é importante ter essa ferramenta, que possibilita uma medida educativa, principalmente para o paciente.

Como evitar a formação de placa bacteriana?

Para concluir, é importante entender que outras medidas podem ser adotadas para evitar a formação e acúmulo de placa bacteriana. Veja algumas, que elencamos a seguir.

Escovar bem os dentes

A escovação pode parecer um passo simples, mas faz toda diferença. Ela é uma das principais etapas para quem quer manter a boca limpa e, assim, evitar diversos problemas. Por isso, é preciso ensinar o paciente a fazer isso da maneira correta e incorporar o hábito de forma recorrente, principalmente antes de dormir, ao acordar e após as refeições principais.

Usar o fio dental

O fio dental é negligenciado por boa parte dos brasileiros, mas deve fazer parte da rotina de quem quer evitar o acúmulo de placa bacteriana. Isso porque os restos de alimentos ficam retidos nos espaços interdentais e acabam servindo como substrato para as bactérias. Elas podem aproveitar esses resíduos para se desenvolver com mais facilidade.

Dar atenção para a alimentação

O açúcar (sacarose) é o principal substrato para a formação da placa bacteriana cariogênica. Por isso, oriente o paciente a restringir ao máximo o consumo de bebidas e comidas doces e, caso não resista, investir em uma higienização completa logo em seguida.

Manter as consultas periódicas ao dentista

Para fechar, é importante lembrar o paciente de visitar o dentista ccom frequência. O cuidado e a observação de um profissional ajudam a evitar esse e outros perigos para a saúde bucal. Portanto, vale a pena reforçar que ele não abra mão de um especialista quando o assunto for evitar a formação de placa bacteriana.

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor sobre o evidenciador de placa bacteriana, não deixe de incluir esse produto como um aliado na estratégia de combater o acúmulo de bactérias na boca. Além disso, lembre-se de explorá-lo como uma ótima solução educativa.

Para continuar se informando sobre o tema, conheça agora mesmo o material que temos disponível e outros da nossa linha. Nos encontramos por lá!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.