Conheça a evolução das gerações dos pinos Angelus

O início dos pinos de fibra de vidro da Angelus se deu em 1999, após uma visita ao Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos – SP que impulsionou nosso compromisso com a inovação! Com a colaboração técnica do CTA e o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada, concretizamos em 2001 a criação […]

Angelus

4 min. de leitura

-

1 de dezembro de 2023

Compartilhe:

O início dos pinos de fibra de vidro da Angelus se deu em 1999, após uma visita ao Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos – SP que impulsionou nosso compromisso com a inovação! Com a colaboração técnica do CTA e o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada, concretizamos em 2001 a criação e lançamento do Reforpost Fibra de Vidro. Assim, estabelecemo-nos como pioneiros no cenário brasileiro e a segunda marca de pinos de fibra de vidro no mercado global.

 

Desde então, o uso dos pinos de fibra passou a se consagrar, ao mesmo tempo em que muitas empresas passaram a fabricá-los. Sua tecnologia, design e técnica de uso mantiveram-se inalterados ao longo dos anos, mudando-se apenas os formatos e conicidades.

 

Em agosto de 2017, decidimos que deveríamos lançar uma nova geração de pinos, um pino inovador. Iniciamos um processo de “ideação”, identificando os problemas que a técnica e produtos apresentavam. No caso do Splendor, pensamos que poderíamos desenvolver uma proposta de um produto universal, ou seja, um pino único para qualquer tamanho e diâmetro de canal. Sabíamos que esta seria uma entre várias melhorias para os pinos de fibra de vidro convencionais.

 

Como todo processo de criação após a ideação, o alcance do objetivo demanda uma pequena dose de sorte e muita transpiração! Roberto Alcântara, como responsável pelo projeto, ainda planejou ficar isolado das atividades diárias, em um ambiente tranquilo, por no mínimo uma semana, com a intenção de descobrir uma solução ao desafio. Com as ideias rabiscadas no papel, ele retornou para a rotina na indústria e incumbiu nosso time de engenharia mecânica a desenvolver os protótipos por usinagem.

 

Após 90 dias, voltamos ao mesmo local de isolamento para novamente se concentrar no processo de desenvolvimento e testar os vários protótipos previamente obtidos.

“Como havia protótipos nos mais diversos formatos, tamanhos e diâmetros, percebi que poderia fazer a associação de um pino padrão com um pino ‘oco’… e Eureka! Nesse momento, surgia uma invenção: a associação de um pino paralelo de pequeno diâmetro para preencher a região apical do canal e um pino cônico com uma perfuração central (oco) para fechar o canal em sua extensão lateral.” – Roberto explicou.

 

A proposta para o Splendor era de que o pino paralelo seria posicionado no canal e o pino oco deslizaria sobre o mesmo até encontrar resistência na parte mais estreita do conduto. Paralelamente, uma fenda lateral adicionada no pino oco permitiria sua abertura e fechamento de acordo com o diâmetro do canal.

 

Os desafios

O primeiro desafio que nos deparamos com este produto inovador foi obter um design que permitisse diminuir o estoque de pinos que o profissional é obrigado a adquirir em virtude das diferenças de diâmetros dos canais.

 

O segundo desafio foi desenvolver um pino que se auto ajustasse às paredes do canal no seu formato original, dispensando o desgaste com uso de brocas para ajustar o diâmetro do canal ao pino.

 

O terceiro desafio foi encontrar uma anatomia de pino para solucionar a falta de adaptação dos pinos na região cervical dos condutos, que devido a sua maior amplitude, acarreta riscos de deslocamento do pino.

 

 

Testado e aprovado o conceito, 20 anos após o surgimento dos primeiros pinos de fibra de vidro da Angelus, nasce a 2ª geração de pinos em fibras de vidro para a Odontologia – o Splendor® UNIVERSAL. Além deste produto simplificar a técnica com o uso de um pino único para canais estreitos, médios e amplos; é auto ajustável em diâmetro e conicidade, que dispensa o alargamento com brocas, respeitando os princípios da odontologia minimamente invasiva. Possui formato anatômico levemente ovalado adaptando-se à região cervical e diminuindo a linha de cimento, proporcionando maior segurança de uso.

 

Vídeo Splendor® UNIVERSAL

A inovação que o lançamento do Splendor® UNIVERSAL trouxe em 2019 nos mostra a evolução envolvida no desenvolvimento deste pino, pois agora o pino que se auto ajusta ao conduto e não o contrário, como acontece com os pinos convencionais. Roberto ainda comenta que: “para quem se dedica ao processo inventivo em busca de soluções para os problemas da Odontologia e, encontra uma proposta gerando um produto inovador como o Splendor® UNIVERSAL, fica a sensação de missão cumprida. Deixamos um pequeno legado de contribuição para a sociedade!”

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade