Fiber Cad Post & Core: o que você precisa saber sobre esse produto

Acesse nosso post e entenda por que o Fiber Cad traz uma contribuição diferenciada para os trabalhos restauradores na Endodontia!

Angelus

5 min. de leitura

-

19 de fevereiro de 2021

Compartilhe:

Para a confecção de pinos intrarradiculares em sistema CAD/CAM, a Angelus desenvolveu o Fiber Cad Post & Core, que são discos e blocos em fibra de vidro.

O objetivo da empresa foi criar um produto inovador, que trouxesse agilidade para o trabalho do dentista, possibilidade de um serviço diferenciado aos laboratórios digitais, além de mais segurança e qualidade ao tratamento.

Pinos confeccionados com esse sistema possuem ajustes precisos no conduto radicular, são estéticos e podem ser utilizados em casos no qual não existe remanescente coronário, superando assim as limitações e contraindicações dos pinos pré-fabricados.

Quer acompanhar todas as vantagens do Fiber Cad Post & Core? Continue a leitura e confira a entrevista que fizemos com Dr. Lucas Moreira Maia (CRO: PR 41897), especialista em endodontia e professor parceiro da Angelus.


Quais os tipos de pinos intrarradiculares que existem no mercado?

Para muitas situações, o tratamento de canal requer o uso dos pinos intrarradiculares, que dão suporte necessário para restaurações e coroas. Existem pinos de execução direta e indireta. De uma forma geral, os de execução direta são os chamados pré-fabricados, podendo ser de fibra de vidro, carbono ou metálicos (núcleos metálicos fundidos).

Os pinos de fibra de vidro se destacam pelas propriedades estéticas, já que têm a tonalidade semelhante à do esmalte dentário. Além disso, apresenta uma elasticidade muito próxima à da dentina, o que minimiza os riscos de fraturas na raiz dentária. Isso porque, diferentemente dos núcleos metálicos fundidos, é um material que absorve a tensão, sem transferi-la para a estrutura dental, o que acaba protegendo a raiz.

Já os pinos de execução indireta são fabricados após a aquisição do modelo radicular, sendo divididos em passivos e ativos. Os passivos são aqueles que demandam uma cimentação, adesiva (resinoso) ou não (fosfato de zinco). Enquanto os ativos são aqueles que são rosqueados no conduto radicular.


Em que consiste o Fiber Cad Post & Core?

O Fiber Cad Post & Core consiste em discos e blocos em fibra de vidro para confecção de núcleos anatômicos e estéticos pelo sistema CAD/CAM.

O núcleo protético obtido com o Fiber Cad Post & Core via CAD/CAM traz para o dentista mais facilidade no processo de cimentação, visto que a confecção no formato anatômico do conduto tem como resultado uma boa adaptação com embricamento mecânico. Dessa maneira, o profissional tem uma agilidade técnica, otimizando assim o tempo na realização do tratamento. Abaixo, o Dr. Lucas nos trará mais informações sobre as vantagens desse produto.


Quais as principais vantagens do Fiber Cad Post & Core?

Entre as principais características do produto da Angelus, estão:

  • Biomecânica;
  • Capacidade adesiva. 

Do ponto de vista de restauração, essas propriedades trazem um conceito inovador, pois possibilitam a confecção de pinos que se adaptam à estrutura radicular, ou seja, são anatômicos, e podem ser utilizados para casos clínicos em que o dentista se depara com estruturas radiculares frágeis.

Dessa maneira, a tecnologia Fiber Cad Post & Core traz uma contribuição importante para a Odontologia Restauradora. Proporciona um aumento potencial da produtividade clínica e laboratorial, bem como a melhoria da qualidade dos trabalhos restauradores ou protéticos, eliminando as limitações de algumas técnicas manuais e materiais convencionais.

Em resumo, podemos elencar as seguintes vantagens apresentadas pelo produto da Angelus:

  • Alta resistência, pois suporta até três vezes a carga máxima de mastigação;
  • Posicionamento anatômico no conduto, o que garante uma alta retenção no núcleo;
  • Indicação para casos em que não há o remanescente coronário, além de conseguir suportar próteses extensas;
  • Segurança, visto que reduz os riscos de fratura na raiz dentária, devido à elasticidade da fibra de vidro;
  • Cimentação fácil de ser realizada com a técnica adesiva;
  • Resultados estéticos superiores, pois o núcleo fica com uma coloração similar à dentina, proporcionando um sorriso mais bonito ao paciente e, consequentemente, sua satisfação com o tratamento.


Como é a técnica de confecção com o Fiber Cad Post & Core para o dentista?

A técnica de confecção do Fiber Cad Post & Core pode ser realizada de duas formas: através de equipamentos chairside ou sistema CAD CAM laboratorial. Saiba mais assistindo aos vídeos abaixo:


Como é realizada a cimentação desse tipo de pino intrarradicular?

O processo de cimentação do pino de fibra de vidro é dividido em duas etapas, sendo que a primeira é o tratamento da superfície do pino e, posteriormente, ocorre a cimentação propriamente dita. Dessa forma, o pino passa por um ataque ácido, por 15 segundos, e por silano, por 20 segundos, ativamente. Já a cimentação pode ser simplificada ou não pelo tipo de cimento resinoso escolhido pelo profissional.

A Angelus é destaque no mercado, pois está sempre surpreendendo com materiais que trazem benefícios para o dia a dia do dentista, inovação de serviços aos laboratórios digitais e mais satisfação aos pacientes.

Gostou do nosso post? Então, não deixe de conferir os diferenciais de outros produtos da Angelus: basta acessar o nosso portfólio completo para descobrir como esses materiais farão a diferença em seu consultório!

101 comentários

  • Bom dia. Gostaria de saber se este bloco pode ser utilizado para esplintagem de dentes ou mesmo para pontes adesivas de caráter provisório.
    Poderia enviar maiores informações técnicas como resistência flexural, sentido das fibras de reforço dentro do bloco, dimensões dos blocos disponíveis e a compatibilidade com outros blocos para fresagem dentro da biblioteca da fresadora MCXL.
    Tenho interesse em adquirir o produto

    • Angelus

      25/07/2022

      Bom dia, Sérgio! Obrigada por entrar em contato com a gente. Enviamos sua dúvida para o departamento responsável por atendimento e, em breve, você receberá um contato por e-mail.

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.