Fique por dentro do

mundo angelus

Gestão
< Voltar

Fiber Cad Post & Core: o que você precisa saber sobre esse produto

Angelus | 19 de fevereiro de 2021

Para a confecção de pinos intrarradiculares em sistema CAD/CAM, a Angelus desenvolveu o Fiber Cad Post & Core, que são discos e blocos em fibra de vidro.

O objetivo da empresa foi criar um produto inovador, que trouxesse agilidade para o trabalho do dentista, possibilidade de um serviço diferenciado aos laboratórios digitais, além de mais segurança e qualidade ao tratamento.

Pinos confeccionados com esse sistema possuem ajustes precisos no conduto radicular, são estéticos e podem ser utilizados em casos no qual não existe remanescente coronário, superando assim as limitações e contraindicações dos pinos pré-fabricados.

Quer acompanhar todas as vantagens do Fiber Cad Post & Core? Continue a leitura e confira a entrevista que fizemos com Dr. Lucas Moreira Maia, especialista em endodontia e professor parceiro da Angelus.

Quais os tipos de pinos intrarradiculares que existem no mercado?

Para muitas situações, o tratamento de canal requer o uso dos pinos intrarradiculares, que dão suporte necessário para restaurações e coroas. Existem pinos de execução direta e indireta. De uma forma geral, os de execução direta são os chamados pré-fabricados, podendo ser de fibra de vidro, carbono ou metálicos (núcleos metálicos fundidos).

Os pinos de fibra de vidro se destacam pelas propriedades estéticas, já que têm a tonalidade semelhante à do esmalte dentário. Além disso, apresenta uma elasticidade muito próxima à da dentina, o que minimiza os riscos de fraturas na raiz dentária. Isso porque, diferentemente dos núcleos metálicos fundidos, é um material que absorve a tensão, sem transferi-la para a estrutura dental, o que acaba protegendo a raiz.

Já os pinos de execução indireta são fabricados após a aquisição do modelo radicular, sendo divididos em passivos e ativos. Os passivos são aqueles que demandam uma cimentação, adesiva (resinoso) ou não (fosfato de zinco). Enquanto os ativos são aqueles que são rosqueados no conduto radicular.

Em que consiste o Fiber Cad Post & Core?

O Fiber Cad Post & Core consiste em discos e blocos em fibra de vidro para confecção de núcleos anatômicos e estéticos pelo sistema CAD/CAM.

O núcleo protético obtido com o Fiber Cad Post & Core via CAD/CAM traz para o dentista mais facilidade no processo de cimentação, visto que a confecção no formato anatômico do conduto tem como resultado uma boa adaptação com embricamento mecânico. Dessa maneira, o profissional tem uma agilidade técnica, otimizando assim o tempo na realização do tratamento. Abaixo, o Dr. Lucas nos trará mais informações sobre as vantagens desse produto.

Quais as principais vantagens do Fiber Cad Post & Core?

Entre as principais características do produto da Angelus, estão:

  • Biomecânica;
  • Capacidade adesiva. 

Do ponto de vista de restauração, essas propriedades trazem um conceito inovador, pois possibilitam a confecção de pinos que se adaptam à estrutura radicular, ou seja, são anatômicos, e podem ser utilizados para casos clínicos em que o dentista se depara com estruturas radiculares frágeis.

Dessa maneira, a tecnologia Fiber Cad Post & Core traz uma contribuição importante para a Odontologia Restauradora. Proporciona um aumento potencial da produtividade clínica e laboratorial, bem como a melhoria da qualidade dos trabalhos restauradores ou protéticos, eliminando as limitações de algumas técnicas manuais e materiais convencionais.

Em resumo, podemos elencar as seguintes vantagens apresentadas pelo produto da Angelus:

  • Alta resistência, pois suporta até três vezes a carga máxima de mastigação;
  • Posicionamento anatômico no conduto, o que garante uma alta retenção no núcleo;
  • Indicação para casos em que não há o remanescente coronário, além de conseguir suportar próteses extensas;
  • Segurança, visto que reduz os riscos de fratura na raiz dentária, devido à elasticidade da fibra de vidro;
  • Cimentação fácil de ser realizada com a técnica adesiva;
  • Resultados estéticos superiores, pois o núcleo fica com uma coloração similar à dentina, proporcionando um sorriso mais bonito ao paciente e, consequentemente, sua satisfação com o tratamento.

Como é a técnica de confecção com o Fiber Cad Post & Core para o dentista?

A técnica de confecção do Fiber Cad Post & Core pode ser realizada de duas formas: através de equipamentos chairside ou sistema CAD CAM laboratorial. Saiba mais assistindo aos vídeos abaixo:

Como é realizada a cimentação desse tipo de pino intrarradicular?

O processo de cimentação do pino de fibra de vidro é dividido em duas etapas, sendo que a primeira é o tratamento da superfície do pino e, posteriormente, ocorre a cimentação propriamente dita. Dessa forma, o pino passa por um ataque ácido, por 15 segundos, e por silano, por 20 segundos, ativamente. Já a cimentação pode ser simplificada ou não pelo tipo de cimento resinoso escolhido pelo profissional.

A Angelus é destaque no mercado, pois está sempre surpreendendo com materiais que trazem benefícios para o dia a dia do dentista, inovação de serviços aos laboratórios digitais e mais satisfação aos pacientes.

Gostou do nosso post? Então, não deixe de conferir os diferenciais de outros produtos da Angelus: basta acessar o nosso portfólio completo para descobrir como esses materiais farão a diferença em seu consultório!

4 dicas eficientes para a gestão do seu consultório!Powered by Rock Convert