Franquia de saúde para dentistas: como funciona?

O investimento em uma franquia na área da saúde pode ser interessante para quem busca por oportunidades para empreender. Entenda seu funcionamento!

Angelus

6 min. de leitura

-

6 de maio de 2022

Compartilhe:

Para quem busca oportunidades de empreender, a franquia de saúde se destaca como uma alternativa interessante. Afinal, por se tratar de uma área essencial, sempre haverá demanda — fazendo com que os negócios relacionados a essa área sejam promissores.

Alguns segmentos desse mercado se apresentam ainda mais interessantes que outros, como é o caso das franquias do setor odontológico. Isso porque o segmento vem apresentando sinais de crescimento nos últimos anos, devido ao aumento do interesse pela saúde bucal.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então confira as principais características das franquias de saúde e entenda se esse modelo de negócio faz sentido para seu perfil empreendedor!

O que é uma franquia de saúde no setor odontológico?

Para começar, é importante entender o que significa franquia. Trata-se de um modelo de negócio no qual uma empresa (a franqueadora) cede seus direitos de uso — junto com suas operações, produtos e know-how — para um terceiro (unidade franqueada) em troca de uma parte dos lucros.

Dessa forma, é possível concluir que uma franquia odontológica é uma rede de clínicas que segue o mesmo modelo de uma empresa que presta serviços neste segmento. Ela oferece todo o suporte necessário para que o franqueado consiga gerenciar sua unidade.

O franqueado não precisa ser, necessariamente, um dentista. Ele pode ser uma pessoa formada em qualquer outra área, mas que enxergou no mercado odontológico uma boa oportunidade para investir.

Mas, caso o empreendedor seja um profissional da área, ele pode montar sua unidade e prestar seus serviços. Contudo, cabe ressaltar que ele não tem liberdade para oferecer outros procedimentos além dos propostos pela franqueadora, já que adquiriu um modelo pronto e deve segui-lo.

Como funciona uma franquia no setor odontológico?

Agora que você entendeu o que é franquia odontológica, é o momento de descobrir como se dá o seu funcionamento. O sistema de franquia funciona à base de uma relação de interdependência entre franqueado e franqueadora.

Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que o franqueado tem liberdade para gerenciar seu negócio, ele deve seguir todas as diretrizes estabelecidas pela marca. A franqueadora, por sua vez, é responsável por fornecer as diretrizes da operação para garantir o sucesso da unidade franqueada.

Quais são as vantagens de abrir uma franquia de saúde?

Depois de entender o que é e como funciona uma franquia odontológica fica claro que um dos seus pontos positivos é contar com o suporte da franqueadora. Assim, ao receber orientações valiosas de uma empresa com experiência no mercado, as oportunidades de sucesso podem ser maiores.

Contudo, esse não é o único motivo para abrir uma franquia na área de odontologia. Esse modelo de negócios apresenta diversas vantagens. Veja a seguir quais são elas:

Modelo de negócio validado

Para se tornar um franqueador, a empresa precisa seguir diversas etapas. Entre elas, está submeter o negócio a uma formatação prévia e criar uma unidade própria para testar os processos operacionais. Dessa forma, o franqueado tem acesso a um modelo de negócio validado.

Credibilidade de uma marca já conhecida no mercado

Outro benefício de uma franquia de clínica odontológica é o aproveitamento da credibilidade de uma marca já conhecida do mercado de saúde. Assim, você não precisa fazer com que o público conheça e confie no seu negócio, pois usufruiu da vantagem competitiva da sua franqueadora.

Treinamentos constantes e capacitação

Além do suporte oferecido pela franqueadora que permite capacitar o empreendedor para gestão, a franquia oferece treinamentos para a sua equipe de consultório. Dessa forma, ela o ajuda a manter-se atualizado para prestar um bom atendimento ao público.

Índice de sucesso maior

Começar o próprio negócio envolve diversos riscos para o empresário. Porém, ao buscar uma franquia odontológica, toda assistência oferecida faz com que eles sejam minimizados. Assim, suas chances de sucesso tendem a ser maiores do que ao abrir sua própria empresa.

Captação mais rápida de pacientes

Diversas franquias contam com uma taxa de propaganda, que é a contribuição do franqueado para as ações de marketing que favorecem a divulgação de toda a rede. Isso certamente influenciará na captação de pacientes de cada unidade franqueada, promovendo mais rapidez.

Quais são as desvantagens de abrir uma franquia no setor odontológico?

Além das vantagens, ter uma franquia apresenta desvantagens que devem ser consideradas. Dessa forma, é possível tomar uma decisão mais embasada. Por isso, veja a seguir quais são os pontos que merecem cuidado nesse modelo de negócio!

Pouca flexibilidade na tomada de decisões

Uma das principais desvantagens de uma franquia é a pouca flexibilidade na tomada de decisões. Afinal, o franqueado precisa se submeter às regras do franqueador. Caso deseje fazer uma mudança, ele precisa de autorização.

Falta de personalização

Se, por um lado, você não precisa cuidar do marketing e do visual do seu negócio, por outro, não pode desenvolver estratégias personalizadas. Isso porque sua unidade é inspirada na franqueadora. Então deve seguir o padrão estabelecido pela matriz.

Retorno do investimento no longo prazo

Dependendo do tipo de franquia, o investimento será alto. Isso naturalmente faz com que o retorno venha em prazo mais longo. Assim, os ganhos podem ser significativos, mas é necessário saber se planejar e ter paciência.

O que é preciso para abrir uma franquia de saúde no setor odontológico?

Se você pretende aproveitar as vantagens de abrir uma franquia odontológica, então vale a pena saber o que é preciso para ter sua própria unidade. Um dos requisitos é ter um perfil empreendedor de franquias.

Isto é, você deve ter as características necessárias para gerenciar um negócio replicável. Entre elas, destaca-se capacidade de seguir direcionamentos, disposição para se envolver diretamente nas operações e a habilidade para ser colaborativo.

Além das características do perfil empreendedor de franquias, é essencial que o potencial franqueado disponha do capital necessário para ter a sua própria unidade. Então você precisa ter dinheiro para arcar com a taxa de franquia, o capital de giro do negócio e a taxa de serviços.

Neste artigo, você entendeu o que é e como funciona uma franquia de saúde no setor odontológico. Assim, é possível chegar à conclusão se esse modelo de negócio vale a pena. Para isso, lembre-se de analisar seu perfil de empreendedor e a viabilidade financeira do investimento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e aproveite para nos seguir — estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram! Para quem busca oportunidades de empreender, a franquia de saúde se destaca como uma alternativa interessante. Afinal, por se tratar de uma área essencial, sempre haverá demanda — fazendo com que os negócios relacionados a essa área sejam promissores.

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade