Como fazer a gestão financeira do consultório odontológico de modo eficiente?

Saber como fazer a gestão financeira do consultório odontológico de modo eficiente é essencial para o seu negócio. Entenda mais sobre o assunto!

Angelus

6 min. de leitura

-

10 de junho de 2022

Compartilhe:

É bastante comum que os profissionais de odontologia optem por abrir o próprio negócio. Porém, ao fazer isso, muitos se deparam com um novo desafio: a gestão financeira do consultório odontológico.

Afinal, esse é um tipo de conhecimento que os dentistas não costumam adquirir durante a sua formação acadêmica. Assim, é preciso entender sobre tudo o que envolve o gerenciamento de uma empresa para garantir uma gestão eficaz do seu negócio.

Esse também é o seu caso? Confira a seguir a importância do bom gerenciamento da empresa e aprenda como fazer a gestão financeira do consultório odontológico de modo eficiente!

 

O que é gestão financeira?

Antes de aprender como fazer a gestão financeira do consultório odontológico, é preciso saber o que significa essa prática. Trata-se do conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados às atividades financeiras de um negócio.

Portanto, a gestão financeira pode envolver o planejamento, a execução, o controle e a análise das finanças empresariais. Essa prática tem como objetivo principal equilibrar as receitas e despesas de uma organização para que ela funcione de forma lucrativa.

Contudo, vale ressaltar que não há uma padronização nesse processo. Isso porque cada empresa é única. Logo, para saber quais métodos ou ferramentas deverão ser utilizados na gestão financeira do seu consultório odontológico, é necessário considerar o porte e o faturamento dele.

No entanto, certos procedimentos são essenciais para quaisquer categorias de empreendimento. Por exemplo:

  • planejamento financeiro;
  • controle sistemático de fluxo de caixa da empresa;
  • gestão de contas a pagar e de contas a receber;
  • acompanhamento e administração do capital de giro;
  • supervisão e análise periódica dos resultados do negócio.

 

Qual a importância da gestão financeira no consultório odontológico?

Agora que você sabe o que é gestão financeira, é fundamental entender a sua importância para o consultório odontológico. Para tanto, confira as vantagens e benefícios que essa prática pode proporcionar para o seu negócio!

 

Maior segurança

Uma das vantagens da organização financeira é ter mais segurança na gestão. Ao realizar um melhor controle sobre as receitas e despesas do consultório odontológico, é possível ter uma visão mais realista da saúde do seu negócio. Isso permite uma tomada de decisões mais segura.

Aumento da lucratividade

É mais fácil identificar gastos desnecessários quando as entradas e saídas de recursos financeiros do seu consultório odontológico são constantemente monitoradas. Dessa forma, é possível economizar e, com isso, aumentar a lucratividade do negócio.

Redução do número de pacientes inadimplentes

Além disso, a gestão financeira ajuda a reduzir a inadimplência dos pacientes. Afinal, por meio dela você pode ter um melhor controle sobre os prazos de pagamento. Assim, é possível criar um sistema de cobrança eficiente para evitar atrasos no recebimento.

Crescimento sustentável

Outra vantagem de fazer a gestão financeira é a possibilidade de ter um crescimento sustentável. A partir da previsibilidade de receitas e despesas, você pode planejar e se preparar para a expansão do consultório odontológico.

 

Como ter uma gestão financeira eficiente?

Depois de entender como a gestão financeira é fundamental para o seu consultório odontológico, é hora de descobrir como implementá-la. Por isso, veja a seguir dicas para fazer a gestão financeira de modo eficiente!

Separe suas contas pessoais das empresariais

Não diferenciar as contas pessoais das empresariais é um erro comum que os proprietários cometem em negócios menores. Essa prática pode colocar em risco a saúde financeira da empresa, podendo gerar prejuízos e, até mesmo, o encerramento das operações.

Afinal, a não diferenciação de recursos pode conduzir ao uso indevido do dinheiro do consultório. Com isso, ele pode ficar descapitalizado e, assim, não haverá dinheiro suficiente para arcar com o pagamento das despesas operacionais empresariais diante de déficits no caixa.

Por isso, a primeira dica para fazer a gestão financeira do seu consultório odontológico de modo eficiente é separar as contas pessoais das empresariais. Para evitar que você retire do caixa da empresa dinheiro extra para a suas despesas, defina a sua remuneração mensal — estabelecendo um pró-labore.

Monte um planejamento financeiro

Como você viu, uma das etapas da gestão financeira é o planejamento. Por meio dele, é possível projetar as movimentações financeiras em determinado período. Assim, fica mais fácil tomar decisões estratégicas no futuro e se desenvolver de forma sustentável.

Existem diversas metodologias que permitem estabelecer um planejamento financeiro, como 5W2H, ciclo PDCA e análise SWOT. Você pode utilizar apenas uma dessas ferramentas ou fazer uma combinação delas para construir um plano assertivo, de acordo com suas preferências.

Fique atento ao seu fluxo de caixa

Além do planejamento financeiro, o controle do fluxo de caixa é outro procedimento central para uma gestão eficiente. Ao acompanhar as receitas e despesas do seu consultório odontológico, é possível saber o quanto de dinheiro ainda há disponível em caixa.

Além disso, por meio do fluxo de caixa projetado, você pode fazer a previsão de entradas e saídas em um determinado período. Dessa forma, é viável se planejar financeiramente tanto no curto quanto no médio e longo prazo com esse instrumento de controle.

Calcule a necessidade de capital de giro

O capital de giro é indispensável para o funcionamento de uma empresa. Afinal, esse montante garante o pagamento das despesas operacionais diante de déficits em caixa. Por isso, você deve avaliar a necessidade e a situação atual desse capital no seu consultório.

Para calcular o capital de giro necessário para o seu consultório odontológico, é preciso encontrar a diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional. Ou seja, os recebíveis de curto prazo e as obrigações para o mesmo período.

A sua necessidade de capital de giro depende das condições da empresa e deve ser atualizada conforme sua realidade. Desse modo, a gestão financeira feita no consultório se torna mais eficaz e você garante uma atuação como profissional odontológico muito mais tranquila e focada.

 

Agora você já sabe o que é a gestão financeira e qual é a importância dela para a sobrevivência e crescimento de um consultório odontológico. Portanto, não deixe de considerar as recomendações que acompanhou neste post e adotar essa prática em seu negócio!

Leia também:

Deixe um comentário