Materiais de endodontia que não podem faltar na bancada

Todo tratamento endodôntico exige muita atenção, conhecimentos técnicos aprofundados e materiais de endodontia de qualidade para que o trabalho seja realizado com sucesso. São tantos os produtos envolvidos nesse tipo de tratamento que é importante sempre repassar a lista dos que são essenciais. Para nos auxiliar nesse sentido, entrevistamos Angelita Piovezana (CRO-PR: 26.975), cirurgiã-dentista. Neste […]

Angelus

7 min. de leitura

-

5 de maio de 2023

Compartilhe:

Todo tratamento endodôntico exige muita atenção, conhecimentos técnicos aprofundados e materiais de endodontia de qualidade para que o trabalho seja realizado com sucesso. São tantos os produtos envolvidos nesse tipo de tratamento que é importante sempre repassar a lista dos que são essenciais.

Para nos auxiliar nesse sentido, entrevistamos Angelita Piovezana (CRO-PR: 26.975), cirurgiã-dentista. Neste artigo, vamos apresentar os materiais que não podem faltar na bancada, bem como as características e benefícios que eles proporcionam. Também vamos comentar sobre a evolução que esses produtos trouxeram para a Odontologia e os diferenciais dos biocerâmicos da Angelus. Boa leitura!

 

Quais materiais de endodontia são indispensáveis?

Segundo a cirurgiã-dentista, Angelita Piovezana, são diversos os materiais de endodontia considerados indispensáveis, principalmente os cimentos BIO-C® REPAIR e BIO-C® SEALER, assim como o curativo BIO-C® TEMP, essenciais para qualquer intervenção endodôntica.

A seguir, veja as indicações de uso desses cimentos e demais materiais que não podem faltar na bancada:

 

Cimento biocerâmico BIO-C® REPAIR

O cimento reparador biocerâmico BIO-C® REPAIR é essencial para o tratamento de perfurações de raiz ou furca, reabsorção interna e externa, retrobturação em cirurgia parendodôntica, capeamento pulpar direto e indireto.

Ele também é utilizado para casos de apicificação, pulpotomia e regeneração pulpar, ou seja, indicado para as mesmas aplicações do MTA ANGELUS e também do MTA REPAIR HP.

Cimento biocerâmico BIO-C® SEALER

Indicado para obturação dos canais radiculares, o BIO-C® SEALER pode ser utilizado, além das técnicas convencionais, nas técnicas de cone único e obturação termoplástica. A indicação é sempre utilizá-lo juntamente com cones de guta percha.

Além disso, ele permite ótimas visualizações radiográficas e escoamento, além de impedir manchas e a infiltração bacteriana, por contar com uma produção biológica e de fácil limpeza. Também ajuda na promoção de uma reparação acelerada.

Calcador de Berger

Material endodôntico digital, responsável pela compactação e corte de guta percha (para obturação do canal). Reduz o risco de remover a obturação, proporciona um corte e compactação adequados para cada porção do canal radicular e melhoram a compactação.

Cânulas intracanais de irrigação

Essenciais para a irrigação intracanal com hipoclorito de sódio, EDTA, clorexidina ou soro fisiológico, a fim de garantir uma eficiente higienização.

Cones de guta-percha

Indicados para execução das técnicas de obturação, juntamente com os cimentos, com o propósito de evitar espaços vazios que permitam infiltrações bacterianas.

Cones de papel absorvente

Utilizados para a secagem de canais radiculares em procedimentos endodônticos.

Insertos ultrassônicos endodônticos

Instrumentos revestidos de diamante recomendados para preparação retrógrada dos canais radiculares. Entre as principais aplicações dos insertos ultrassônicos endodônticos se encontram:

  • aprofundamento;
  • ampliação de canais;
  • remoção de calcificações;
  • eliminação de materiais em casos de obturação insatisfatória de canais.

Lençol de borracha

Indicado para evitar contaminações por sangue ou saliva, protege contra acidentes de deglutição de instrumentos manuais e/ou rotatórios e mantém o campo operatório limpo e seco.

Limas manuais e rotatórias

Fornecem uma melhor e mais confiável limpeza das paredes dos condutos, além de modelar os canais para receberem a obturação, e, consequentemente, agilizar o tempo de trabalho.

Motor endodôntico e localizador apical

Facilitam e agilizam o trabalho biomecânico.

MTA-Fillapex

Cimento obturador biocerâmico, indicado para a obturação de canais radiculares em dentição permanente — etapa essencial nos tratamentos. Apresenta alta radiopacidade, expansão de presa, excelente escoamento e liberação de íons cálcio.

Além disso, tem uma base de salicilato, que possui ação antibacteriana e antiinflamatória. É um cimento biocompatível,evitando qualquer tipo de toxicidade aos tecidos perirradiculares e proporcionando uma rápida recuperação de lesões. Possui uma ótima radiopacidade, proporcionando uma excelente visualização radiográfica e é um sistema pasta x pasta, que facilita sua manipulação.

Ele também permite a obturação de canais acessórios por ter uma excelente fluidez. E além de tudo, caso seja necessário realizar um retratamento, também é um cimento de fácil remoção por meio de solventes de guta-percha.

Pasta biocerâmica BIO-C® TEMP

O BIO-C® TEMP é utilizado para curativo intracanal (e/ou medicação intracanal) em dentes com necrose pulpar, traumatizados ou em casos de retratamento endodôntico. Além disso, também pode ser aplicada em dentes que apresentam perfurações, reabsorções externas e internas e em casos de rizogênese incompleta.

Régua medidora/calibradora

Utilizada para medição correta dos canais radiculares e do comprimento real de trabalho. Além disso, proporciona a introdução correta do stop na lima.

Ultrassom

Proporciona uma melhor limpeza dos canais, além de auxiliar em canais atrésicos, preparos cirúrgicos, entre outros procedimentos dentro da endodontia.

 

Por que esses produtos são indispensáveis?

São indispensáveis porque é necessário utilizar materiais e equipamentos que facilitam e agilizam o trabalho, sem perder a qualidade do tratamento.

Com o uso de excelentes recursos é possível entregar um trabalho de alta qualidade, proporcionando cura e longevidade para o tratamento.

 

Quais são os benefícios desses produtos?

Esses produtos são essenciais para garantir qualidade e durabilidade no tratamento. Isso é possível devido aos diversos benefícios que proporcionam, tais como:

  • Agilidade;
  • Facilidade;
  • Ganho de tempo;
  • Melhor limpeza;
  • Instrumentação e obturação dos canais radiculares;
  • Biocompatibilidade;
  • Menor resposta inflamatória e, por consequência, menor dor no pós-operatório.

 

Qual evolução esses produtos trouxeram para a Odontologia?

O surgimento de novas tecnologias e produtos que apresentam melhor biocompatibilidade e bioatividade revolucionou a endodontia atual, proporcionando um tratamento mais seguro, eficiente e objetivo.

Com isso, é possível agilizar o tempo dos tratamentos, sempre otimizando para o profissional e para o paciente sem perder a qualidade do trabalho.

 

Quais são os diferenciais dos biocerâmicos da Angelus?

Angelita Piovezana observa que, quando comparados a outros tipos de cimentos, por exemplo, óxido de zinco e eugenol, cimentos à base de hidróxido de cálcio, de resina epóxi, entre outros, o cimento biocerâmico da Angelus, BIO-C® SEALER, apresenta diferenciais bastante relevantes, como:

  • ótima radiopacidade — induz uma resposta biológica, agilizando a regeneração tecidual
  • hidrofílico e se liga quimicamente à dentina;
  • disponibilizado em seringas pré-carregadas prontas para o uso — dispensa a espatulação e o risco de erros de dosagem;
  • biocompatível e tem ação antibacteriana;
  • não provoca manchamento do elemento dental;
  • apresenta excelente escoamento;
  • facilidade de uso;
  • possui ótima fluidez e selamento dos canais – impede infiltração bacteriana;
  • composto por silicatos de cálcio

A cirurgiã-dentista observa que, além desses benefícios, o BIO-C® SEALER utiliza a umidade presente naturalmente nos túbulos dentinários para iniciar sua reação de presa, diferentemente dos cimentos convencionais, em que os canais necessitam de uma ótima secagem antes da obturação.

 

Como vimos, são diversos os materiais de endodontia que não podem faltar na gaveta do dentista e o grande diferencial que você pode proporcionar aos seus clientes é utilizar produtos de qualidade e de última geração. Para isso, conte com a Angelus, que tem a inovação como base do seu negócio e busca constantemente por soluções fundamentadas em estudos científicos e tecnológicos.

Essas informações foram úteis? Para conhecer mais, acesse nosso Catálogo de Produtos!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade