Pino de fibra de vidro ou pino de metal: qual é o melhor?

Em muitos casos, dentes que passaram por tratamento de canal precisam de pinos intrarradiculares para apoio de restaurações e coroas protéticas. O profissional pode optar pelo pino de fibra de vidro ou o pino de metal, mas, para tomar uma boa decisão, é fundamental saber quais sãos suas principais características. Eles apresentam propriedades distintas e, […]

Angelus

7 min. de leitura

-

3 de novembro de 2023

Compartilhe:

Em muitos casos, dentes que passaram por tratamento de canal precisam de pinos intrarradiculares para apoio de restaurações e coroas protéticas. O profissional pode optar pelo pino de fibra de vidro ou o pino de metal, mas, para tomar uma boa decisão, é fundamental saber quais sãos suas principais características.

Eles apresentam propriedades distintas e, por isso, suas indicações também são diferentes. Sendo assim, conhecer cada um ajuda a realizar um tratamento com maior qualidade, trazendo conforto para o paciente e segurança para sua saúde bucal.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar as vantagens, desvantagens e os cuidados necessários ao utilizar cada um desses materiais. Continue lendo e descubra qual é a melhor opção nos tratamentos de canal para que o procedimento seja um sucesso.

 

Características do pino de fibra de vidro

O pino de fibra de vidro, também chamado de pino estético, tem ganhado cada vez mais espaço nos tratamentos de canal em função das propriedades que apresenta. Aquela que mais chama a atenção, principalmente dos pacientes, é a estética que ele proporciona.

Isso se dá pelo fato de que o material tem uma tonalidade muito similar a do esmalte dentário, sendo assim, não causa o escurecimento da coroa. Portanto, o resultado final fica muito mais natural.

Porém, a funcionalidade do pino de fibra de vidro é o que realmente faz com que ele seja atrativo para os profissionais. O seu módulo de elasticidade é similar ao da dentina, por isso, oferece menos risco de fratura da raiz dentária.

Quando submetido a uma tensão, o pino de fibra de vidro consegue absorver essa força sem transferi-la para o dente, então, todo o conjunto trabalha de maneira equilibrada. Caso ocorra um esforço excessivo e uma fratura, esta fratura é do tipo não catastrófica (onde ainda é possível manter o elemento dental).

 

Vantagens

Tendo em vista as características e propriedades do pino de fibra de vidro podemos apontar como suas principais vantagens:

  • acabamento estético, em função da tonalidade semelhante à do esmalte e à propriedade de refletir a luz;
  • preservação da raiz do dente, pois quando sob força excessiva o pino se quebra sem fraturar a raiz dentária, ou seja, é uma fratura não catastrófica;
  • resistência mecânica, por seu módulo de elasticidade ser semelhante ao da dentina;
  • melhor cimentação, uma vez que é possível utilizar técnicas adesivas com cimentos resinosos de presa dual (fotopolimerizável e quimicamente polimerizável) ou de presa química, além dos cimentos autoadesivos;
  • praticidade técnica, pois o pino de fibra de vidro pré-fabricado pode ser preparado em uma única sessão, aumentando a produtividade do profissional e reduzindo o tempo de tratamento;
  • ausência de corrosão, porque a fibra de vidro não sofre o processo de corrosão causado pelo contato com a umidade do ambiente bucal;
  • melhor custo-benefício, em relação ao pino metálico, o de fibra de vidro tem um custo menor, tornando o tratamento mais acessível para o paciente e benéfico para o profissional em função da praticidade técnica.

 

Desvantagens

A principal desvantagem de alguns modelos de pinos de fibra de vidro é que não possuem indicação de utilização em todo e qualquer tipo de reabilitação. É preciso que haja um remanescente coronário com mais de 2 mm porque, do contrário, poderia ocorrer o desprendimento do pinos das paredes do conduto, exercendo um processo de alavanca que poderia fraturar a raiz do dente.

O maior risco do pino se quebrar, pode se caracterizar como uma complicação. Por isso, dependendo do tipo de oclusão e da posição do dente no arco esse material pode não ser a melhor escolha, devido às forças de cisalhamento.

 

Cuidados ao utilizar

O principal cuidado que o profissional deve tomar ao utilizar um pino de fibra de vidro no tratamento de canal é a verificação da viabilidade de emprego desse material. Outra medida importante é escolher o melhor formato de acordo com o dente tratado, bem como o seu diâmetro, conicidade e superfície (lisa, serrilhada). Todos esses fatores implicam no sucesso do tratamento e na funcionalidade dos resultados.

 

Características do pino de metal

O pino de metal (núcleo metálico fundido) foi muito popular até o final do século passado. Embora tenha sido substituído em muitos casos, ainda se mostra essencial dependendo da necessidade de cada paciente. Portanto, esse material não pode simplesmente ser descartado do consultório.

Além disso, o pino de metal permite fazer a restauração de dentes que sofreram uma grande perda coronária. É indicado, por exemplo, para os casos em que encontramos menos de 2 mm de remanescente.

No entanto, o que fez com que esse tipo de pino perdesse a sua popularidade foi a grande incidência de fratura na raiz dentária. Isso acontece porque o metal apresenta uma baixa flexão, então, quando submetido a uma força excessiva faz a transferência da carga para a estrutura do dente levando a fraturas, muitas vezes catastróficas.

 

Vantagens

A principal vantagem do pino de metal é o fato de permitir o tratamento de dentes cuja estrutura está mais comprometida, por ser uma estrutura individualizada. Nesses casos, eles conseguem alcançar os resultados que o pino de fibra de vidro pré-fabricado não poderia proporcionar, embora hoje já existam pinos de fibra de vidro para CAD-CAM, que também permitem a individualização da estrutura.

 

Desvantagens

Os pinos de metal são muito resistentes. Infelizmente, no caso da reconstrução coronária pós-tratamento de canal isso se classifica como uma desvantagem pelo fato de aumentar o risco de fraturas da raiz, conforme explicado. Esse material apresenta ainda outros aspectos indesejáveis como:

  • escurecimento do dente;
  • risco de corrosão;
  • maior número de sessões para o tratamento;
  • custo mais elevado;
  • uso da técnica de cimentação convencional (não adesiva).

 

Cuidados ao utilizar

Como existem diferentes modelos de pino de metal é preciso que o especialista tenha o cuidado de analisar qual deles é o mais indicado em cada caso. Ainda, deve observar se o pino direto ou indireto será o mais eficaz de acordo com a necessidade do paciente.

No entanto, o fator estético é aquele que pode impactar mais significativamente a satisfação do paciente. Para que não ocorram sombras, é fundamental recorrer a técnicas de mascaramento e opacificação para melhorar a reflexão da luz e evitar o escurecimento do dente.

 

A melhor opção para o tratamento de canal

Como você pôde ver, o pino de fibra de vidro e o pino de metal apresentam características muito distintas. Por isso, cada caso precisa ser estudado individualmente com o intuito de definir qual desses dois materiais é o mais indicado.

No que se refere às questões estéticas e à preservação da raiz dentária, a fibra de vidro é a melhor escolha. Porém, a depender do modelo do pino, se não houver um remanescente suficiente para o uso dela, então, é indicado o uso do pino de metal, ou o núcleo em fibra de vidro confeccionado em sistema CAD-CAM.

 

pino de metal e fibra de vidro

 

Independentemente do uso do pino de fibra de vidro ou do pino de metal, o sucesso do tratamento depende do uso de materiais de qualidade. Então, ao escolher seus fornecedores, procure empresas cujos produtos são desenvolvidos com embasamento científico e têm credibilidade no mercado, com a aprovação de especialistas.

 

7 comentários

  • Roberta Alegre

    12/04/2024

    Oi boa tarde , então fiz esse pino de fibra em outubro de 2023 e ele fica caindo sempre estamos em abril e deste outubro todo mês ele tem que cimentar. Tem algo errando aí oque será ?

    • Angelus

      15/04/2024

      Boa tarde, Roberta, já encaminhamos sua dúvida para o setor responsável e em breve você pode esperar contato, não esqueça de ficar de olho na sua caixa de spam!

  • carlos

    29/01/2023

    esses 2 mm de remanescente ficou muito vago , é 2mm de diâmetro? de altura? de largura? como?

    • Angelus

      02/02/2023

      Olá, Carlos, são 2mm de remanescente de altura, mas com boa estrutura com esmalte suportado em dentina.

  • May

    10/05/2022

    O pino de vidro , precisa fazer manutenção ?

    • Angelus

      10/05/2022

      Olá Mayara, entre em contato com o nosso SAC para conseguirmos responder sua dúvida sobre a manutenção dos pinos. Pode ser pelo 0800 727 3201, [email protected] ou whatsapp: 43 9 9919-0244.

  • PARABÉNS PELOS EXCELENTES COMENTÁRIOS !!!!!!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade