Plano de negócios para clínica odontológica

Você quer abrir uma clínica odontológica e não sabe como elaborar um plano de negócios? Confira a importância e como fazer o documento!

Angelus

6 min. de leitura

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28 de janeiro de 2022

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Pensando em abrir uma clínica odontológica?

Montar uma clínica odontológica não é uma tarefa simples. Afinal, é necessário reunir uma série de informações que permitam começar uma empresa com mais segurança. Nesse sentido, é fundamental saber como elaborar um plano de negócios.

Ele é um documento que descreverá todas as diretrizes e atividades importantes para a abertura de uma empresa. Assim, o empreendedor terá um guia para orientá-lo nesse processo, o que contribui para diminuir os riscos e aumentar sua competitividade.


Quer abrir uma clínica odontológica? Então confira a seguir como montar o seu plano de negócios!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento que descreve todas as etapas essenciais para a montagem de uma empresa. Para tanto, ele fornecerá informações sobre o mercado que deseja atuar, seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores.

Além disso, esse documento apresentará metodologias estratégicas que permitem identificar pontos fortes e fracos do seu negócio, assim como oportunidades e ameaças do mercado. Também estarão incluídos planejamentos específicos de áreas essenciais, como finanças e marketing.

Qual a importância de um plano de negócios para abrir uma clínica?

Agora que você sabe o que é um plano de negócios, fica mais fácil compreender sua importância para quem deseja abrir uma clínica odontológica. Confira a seguir os principais benefícios de se fazer um plano de negócios:

DEFINE UMA DIREÇÃO PARA O NEGÓCIO

Antes de abrir uma clínica, é fundamental analisar se isso é realmente vantajoso, certo? Lembre-se de que serão investidos tempo e dinheiro para montar toda a estrutura. Nesse sentido, um plano de negócio possibilita estudar o mercado para entender se existe espaço para sua clínica atuar.

ANALISA A VIABILIDADE DO PROJETO

Antes de abrir uma clínica, é fundamental analisar se isso é realmente vantajoso, certo? Lembre-se de que serão investidos tempo e dinheiro para montar toda a estrutura. Nesse sentido, um plano de negócio possibilita estudar o mercado para entender se existe espaço para sua clínica atuar.

FAVORECE A TOMADA DE DECISÃO

Ao elaborar um plano de negócios para abrir uma clínica odontológica, você poderá ter uma visão ampla do mercado. Com isso, será possível traçar estratégias que permitam aproveitar as oportunidades e mitigar os riscos que podem surgir, favorecendo sua tomada de decisões.

Como fazer um plano de negócios para clínica odontológica?

Após entender a necessidade de um plano de negócios para quem deseja abrir uma clínica odontológica, é o momento de saber como colocá-lo em prática. Assim, será possível dar os primeiros passos para transformar seu projeto em realidade.

Portanto, veja a seguir um passo a passo simples e prático sobre como elaborar um plano de negócios para clínica odontológica baseado na estrutura desse documento!

FAÇA UM SUMÁRIO EXECUTIVO

O sumário executivo é a primeira parte do seu plano de negócios, mas a última a ser elaborada. Isso porque ele resumirá as informações mais importantes que serão lidas nesse documento. Por exemplo:

  • a descrição da sua clínica odontológica;

  • o seu diferencial no mercado;

  • os produtos e serviços oferecidos;

  • os potenciais clientes e fornecedores;

  • a sua localização;

  • o investimento total.

ANALISE O MERCADO

A segunda parte na estrutura do plano de negócios é a análise do mercado. Com ela, você entenderá melhor quem são os seus clientes, como está a concorrência e quem são os seus potenciais fornecedores. Veja o que precisa ser avaliado:

Estudo dos clientes
Um dos principais pontos da análise de mercado é o estudo dos clientes. Comece identificando quem são eles e quais são suas principais características, como faixa etária, localização e renda. Além disso, faça um mapeamento dos seus interesses e entenda o que os levam a escolher o seu serviço.

Estudo dos concorrentes
Outro ponto importante da análise de mercado é o estudo dos concorrentes. Ele permitirá entender como eles operam e quais são seus pontos fortes e fracos. A partir disso, você poderá encontrar oportunidades para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Estudo dos fornecedores
Também é fundamental fazer um estudo dos fornecedores. Afinal, você precisará de parceiros que forneçam equipamentos, materiais e insumos para garantir o funcionamento da sua clínica. Então nesse momento pesquise, por exemplo, preços, localização e prazo de entrega.

CONSTRUA UM PLANO OPERACIONAL

Após fazer uma análise de mercado é hora de construir um plano operacional, que é a terceira parte desse documento. Ele é focado na sua clínica, por isso deverá apresentar todos os recursos necessários para ela poder funcionar. Para tanto, é importante que o plano operacional contenha informações sobre:

  • a estrutura organizacional (organograma);

  • a descrição de máquinas e equipamentos;

  • os detalhes do fluxo de trabalho;

  • a estimativa da necessidade de pessoal;

  • as ferramentas de gestão que serão adotados;

  • a capacidade de atendimento;

  • as especificações do layout da clínica odontológica.

DESENVOLVA UM PLANO DE MARKETING

No plano de marketing você detalhará a estratégia de promoção da sua clínica odontológica e descreverá minuciosamente sobre os serviços oferecidos. Logo, ele deve abordar os seguintes itens:

MONTE UM PLANO FINANCEIRO

Agora é o momento de pensar em como elaborar a última parte do seu plano de negócios: o plano financeiro. Nele, você descobrirá todos os custos envolvidos nas ações planejadas. Portanto, reflita sobre os gastos que envolvem os fornecedores, a equipe odontológica e o estabelecimento físico.

Além disso, pense nos custos com marketing e outros aspectos relevantes para o funcionamento do seu negócio. Nessa parte também é fundamental estimar o capital de giro necessário para mantê-lo operando, o faturamento mensal e a lucratividade.

É possível abrir a sua clínica odontológica e ter sucesso. Mas, para tanto, é imprescindível aprender como elaborar um plano de negócios. Como vimos neste conteúdo, ele reúne informações que permitirão diminuir os riscos e aumentar a sua competitividade!

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