Como criar uma relação de confiança com o paciente odontológico?

Você sabe como criar uma relação de confiança com seus pacientes? Entenda por que isso é importante e descubra 5 dicas para aplicar no seu atendimento!

Angelus

6 min. de leitura

-

14 de outubro de 2022

Compartilhe:

No atendimento odontológico, estabelecer uma relação de confiança entre profissional e paciente é imprescindível para o sucesso do tratamento. Afinal, muitas pessoas têm receio de ir ao dentista e precisam se sentir seguras durante a consulta para aderir aos procedimentos.

Entretanto, com a rotina agitada do consultório odontológico, o profissional pode deixar de estreitar o relacionamento com o paciente. Dessa maneira, ele perde a oportunidade de criar um vínculo importante para a satisfação e a fidelização do cliente.

Precisa de apoio para melhorar o atendimento? Então continue a leitura e confira 5 dicas para estabelecer uma relação de confiança com seus pacientes!


Qual a importância de ter uma relação de confiança com o paciente?

Compreender a relevância do vínculo com o paciente é um passo fundamental, pois ajudará a entender quais são os efeitos dessa abordagem. Além disso, um relacionamento saudável entre profissional e cliente gera benefícios para ambos.

A seguir, veja quais são os principais benefícios desse contato mais próximo para as duas partes!


Paciente

Não é incomum encontrar pacientes com odontofobia — termo utilizado para conceituar o medo de dentista —, independentemente da idade. Esse receio pode surgir devido a um tratamento odontológico traumático, por exemplo.

Porém, a odontofobia prejudica os cuidados com a saúde bucal, já que o paciente tende a adiar a busca por ajuda odontológica. Além disso, os atendimentos tendem a ser mais conturbados. Por esse motivo, é importante criar uma relação de confiança para lidar com o cliente e fazer o seu trabalho.

Dessa forma, o paciente se sente mais seguro para realizar o tratamento e costuma entregar os seus cuidados de saúde bucal a você, mantendo-se fiel ao seu atendimento.

 

Profissional

Ao ser conquistado e fidelizado, o cliente tende a recomendar os seus serviços a outras pessoas. Com isso, é possível gerar credibilidade e autoridade para o seu nome no mercado, atraindo mais pacientes.

Essa também é uma forma de diminuir os custos para conquistar novas consultas. Dessa maneira, ao criar uma relação de confiança com a pessoa atendida, você tem a oportunidade de aumentar a sua clientela e o sucesso do seu consultório.

 

5 dicas para criar uma relação de confiança

Agora que você já sabe a importância de estabelecer uma relação de confiança com o seu paciente, é o momento de descobrir 5 dicas para gerar esse vínculo.

Aprenda o que fazer!


1. Tenha uma boa comunicação

O primeiro passo para desenvolver um vínculo de confiança com o seu paciente é ter uma boa comunicação. Para tanto, você deve falar de forma acessível e transparente.

Por mais que os termos técnicos façam parte do seu dia a dia, é importante ter em mente que a maioria dos pacientes não entende esses conceitos. Logo, os clientes podem ter dúvidas — e nem sempre eles se sentirão à vontade para esclarecê-las, o que pode gerar insegurança com o atendimento.

Em contrapartida, se você se comunica com uma linguagem simples e transparente, as pessoas atendidas compreendem a mensagem e se sentem à vontade para esclarecer suas questões. Assim, eles desenvolvem maior confiança na sua abordagem.


2. Mantenha contato

Além de uma comunicação mais acessível, é interessante manter o contato com seus pacientes. Antes das consultas, vale utilizar aplicativos de mensagens para confirmar a consulta, demonstrando interesse em atender aquele indivíduo. Essa estratégia também ajuda a reduzir as faltas.

Após o atendimento, pode ser oportuno enviar mensagem perguntando sobre como o paciente está se sentindo em relação à consulta odontológica ou ao procedimento realizado. Aproveite também para se colocar à disposição para auxiliá-lo em caso de necessidade.


3. Use a empatia

A empatia é a capacidade de se imaginar no lugar da outra pessoa. Essa é uma característica imprescindível para todos os profissionais de saúde. No caso dos dentistas, o consultório dentário pode ser um ambiente de estresse e ansiedade para muitos pacientes.

Por esse motivo, imagine-se em um contexto que traga sensações parecidas com aquelas experimentadas pelo cliente com odontofobia. A partir disso, desenvolva meios de amenizar esses desconfortos, criando um ambiente mais acolhedor no seu consultório.

Por exemplo, há pessoas que ficam ansiosas somente de verem o jaleco branco do dentista. Nesse caso, você pode trocar a cor da sua roupa. Embora pareça uma atitude simples, ela pode fazer a diferença para o seu paciente.

Além disso, é importante ter empatia em outras situações, como em casos de problemas bucais severos por conta da má higienização da boca.

Nesse cenário, vale lembrar que nem todas as pessoas têm acesso às informações e produtos de saúde bucal. Dessa maneira, é fundamental não fazer julgamentos e dar um suporte completo, com um tom amigável e de acolhimento.


4. Explique o tratamento

A informação é uma das bases da confiança em qualquer aspecto da vida. Afinal, quando a pessoa entende o que se passa e o que acontecerá, ela se sente mais segura para enfrentar os seus medos. No atendimento odontológico, isso não é diferente.

Quando o paciente compreende o quadro dele, o que causou o problema e como pode ser solucionado, por exemplo, ele fica mais inclinado a dar continuidade ao tratamento. Então é fundamental que você trabalhe com a informação, mencionando o passo a passo do atendimento.

Essa comunicação, além de gerar confiança, estreita o relacionamento entre você e o paciente, promovendo abertura para um diálogo. Consequentemente, isso tranquiliza o cliente durante o tratamento.


5. Respeite o espaço do cliente

Apesar do contato mais próximo ser benéfico para construir uma relação de confiança, respeitar o espaço do cliente também é essencial. Há pessoas que não se sentem bem com tanta proximidade, gerando a necessidade de estabelecer uma certa distância para não ser inconveniente.

Dessa forma, é interessante manter um diálogo voltado ao atendimento odontológico. Caso o paciente aborde seus próprios assuntos pessoais, você pode acolher essa conversa — sempre sem emitir opiniões e julgamentos.

Esse cuidado ajuda a pessoa a se sentir mais aberta ao atendimento, mas mantém a distância que ela precisa. A medida ainda evita que o seu espaço seja invadido por clientes que, eventualmente, podem ultrapassar os limites do contato profissional.

 

Neste conteúdo, você descobriu a importância de desenvolver uma relação de confiança com seu paciente. Agora, é possível colocar em prática as 5 dicas que aprendeu para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado.

Um caso que requer ainda mais confiança do seu paciente em você é no atendimento à criança com odontofobia. Aproveite para entender como lidar nessa situação!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade