Entenda o cenário de saúde bucal no Brasil em tempos de pós-pandemia

O isolamento social adotado como medida para a contenção do coronavírus trouxe desafios para a saúde bucal no Brasil. Isso porque muitos brasileiros tiveram uma nova rotina que alterou os hábitos alimentares e de higiene. Com a mudança no cotidiano, é comum aumentar o consumo de açúcar e diminuir a frequência da escovação, por exemplo. […]

Angelus

7 min. de leitura

-

3 de junho de 2022

Compartilhe:

O isolamento social adotado como medida para a contenção do coronavírus trouxe desafios para a saúde bucal no Brasil. Isso porque muitos brasileiros tiveram uma nova rotina que alterou os hábitos alimentares e de higiene.

Com a mudança no cotidiano, é comum aumentar o consumo de açúcar e diminuir a frequência da escovação, por exemplo. Logo, o risco de doenças bucais aumenta. Além do novo estilo de vida, o estresse e a ansiedade causados pelo contexto da pandemia também pode se refletir nos dentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda o cenário da saúde bucal no Brasil em tempos de pandemia!

 

Qual o cenário da saúde bucal no Brasil nos últimos anos?

Para começar, é importante conhecer as mudanças que o mercado odontológico brasileiro vivenciou antes da pandemia de covid-19. O setor de saúde bucal, até então, experimentava um crescimento constante desde 2010.

É o que aponta a pesquisa Painel da Odontologia Suplementar (2011 a 2017), realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Segundo o levantamento, os procedimentos preventivos aumentaram nesse período, passando de 27,8 milhões em 2011 para 71,4 milhões em 2017.

O crescimento se deve a diversos fatores, como a popularização dos planos odontológicos. Por meio deles, o brasileiro teve a oportunidade de cuidar da sua saúde bucal por um preço mais acessível. Segundo o IESS, o número de beneficiários passou de 2,6 para 22,6 milhões entre 2000 e 2017.

A maior preocupação com a saúde bucal também ajudou a atrair mais pacientes para os consultórios. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Ministério da Saúde. Na tentativa de evitar problemas bucais, esses pacientes deram mais atenção para a saúde dos seus dentes.

Outro motivo que impulsionou o crescimento do mercado odontológico foi o surgimento de franquias odontológicas. Esse modelo de negócio facilitou o acesso aos tratamentos bucais aos quais, muitas vezes, o brasileiro não podia usufruir.

 

Como ficou o cenário da saúde bucal com a pandemia?

Nos dois anos após o período entre 2010 e 2017, o mercado odontológico brasileiro também teve um aumento considerável. Essa expansão foi estimulada, principalmente, pela alta procura por procedimentos estéticos dentais

Porém, em 2020, a pandemia do coronavírus causou impactos negativos no mercado odontológico, desacelerando o seu crescimento. Com a orientação de não sair de casa para evitar a proliferação do vírus, diversos consultórios tiveram suas rendas diminuídas.

Apenas a flexibilização de algumas medidas restritivas permitiu que o setor se recuperasse. Nesse momento, o agravamento da saúde bucal durante a pandemia levou os pacientes aos consultórios odontológicos para resolver o problema — que se agravou nos meses que se passaram.

A falta de acompanhamento, somada aos maus hábitos alimentares e de higiene bucal, resultaram no surgimento de problemas como cáries e doenças gengivais. Assim, com o afrouxamento do isolamento, os brasileiros puderam retornar ao dentista, reaquecendo o setor.

 

Quais são os desafios que influenciam a saúde bucal do brasileiro?

Como você viu, o setor de saúde bucal no Brasil passou por transformações no decorrer do tempo e experimentou um crescimento contínuo até a pandemia. E ainda há um enorme potencial de expansão desse mercado.

Um elemento que contribui para o amplo espaço para crescimento é que parte da população nunca foi ao dentista. Além disso, metade dos brasileiros não tem o hábito de visitar esse profissional regularmente. Ademais, o atendimento à população na rede pública ainda é precário.

Assim, essas e outras razões mostram que a saúde bucal apresenta oportunidades — especialmente no setor privado. Para aproveitá-las, os profissionais da área precisam superar os desafios que influenciam a saúde bucal no país.

Dessa forma, é possível atrair pacientes para seu consultório odontológico. Um dos desafios é alterar crenças financeiras ou emocionais. Muitos brasileiros deixam de procurar o dentista por acreditar que o tratamento é caro. Outros evitam a visita ao consultório odontológico por medo de sentir dor.

Há também casos em que as pessoas colocam a culpa da ausência de cuidados na falta de tempo. Outros pensam que o dentista deve ser procurado apenas quando há um problema já avançado. No entanto, essa demora em buscar ajuda pode agravar o quadro clínico e até mesmo tornar o tratamento mais caro.

 

Como difundir a importância da saúde bucal e mudar a realidade no Brasil?

Acabamos de ver que profissionais da saúde bucal precisam driblar desafios para difundir a importância desse tema visando mudar a realidade do Brasil. A seguir, veja algumas dicas de como fazer a sua parte nesse processo!

 

Ensine o paciente a higienizar os dentes corretamente

Quando se fala da importância da saúde bucal, é essencial reservar um tempo de suas consultas para orientar o seu paciente a higienizar os dentes corretamente e manter hábitos saudáveis. Ao aprender essa prática, ele poderá evitar diversos problemas bucais, e a tendência é que ele procure por mais orientações para entender como cuidar melhor de sua saúde.

 

Tire dúvidas sobre os produtos de higiene mais adequados para cada tipo de paciente

Outro ponto fundamental para disseminar a importância da saúde dos dentes é tirar dúvidas sobre os produtos de higiene bucal mais adequados para cada tipo de paciente. Essa orientação aumenta as chances do uso frequente desses itens.

Nesse sentido, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre qual a melhor escova de dentes, qual a pasta mais recomendada e qual fio dental escolher. Além disso, podem surgir dúvidas em relação ao uso de enxaguante bucal.

 

Converse sobre as doenças causadas pela negligência com a saúde bucal

Por fim, outra maneira para propagar a importância da saúde bucal entre os brasileiros é conversar com os pacientes sobre as doenças odontológicas. Elas podem ser causadas pela negligência com os cuidados com a boca de maneira geral — dentes, língua, gengiva, por exemplo.

No Brasil, é comum procurar o dentista somente quando há algum incômodo. Isso pode levar a doenças que poderiam ser facilmente evitadas se a pessoa tivesse feito consultas de prevenção regulares. Assim, ao alertar sobre os riscos, você pode ajudar a mudar a realidade brasileira.

 

Com base nessas informações, é possível entender o cenário da saúde bucal no Brasil em tempos de pandemia e os desafios e oportunidades à frente. Conforme vimos, esse mercado apresenta boas perspectivas de crescimento no futuro. Portanto, considere adotar o hábito de difundir a saúde bucal no seu dia a dia para atrair e fidelizar ainda mais pacientes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus colegas e parceiros também entendam como a pandemia afetou a saúde bucal no Brasil!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade