Sistema CAD/CAM: dicas de como fresar um pino

O Sistema CAD/CAM, utilizado no processo de fresagem e usinagem de pinos para núcleos anatômicos e estéticos, é uma das tecnologias mais avançadas da odontologia digital, propiciando precisão, segurança e conforto nos tratamentos orofaciais e ampliando as possibilidades de confecção das soluções odontológicas com computadores. Para aprofundar o assunto, convidamos Lucas Moreira Maia, professor e mestre em Endodontia pela Universidade de […]

Angelus

7 min. de leitura

-

1 de julho de 2022

Compartilhe:

O Sistema CAD/CAM, utilizado no processo de fresagem e usinagem de pinos para núcleos anatômicos e estéticos, é uma das tecnologias mais avançadas da odontologia digital, propiciando precisão, segurança e conforto nos tratamentos orofaciais e ampliando as possibilidades de confecção das soluções odontológicas com computadores.

Para aprofundar o assunto, convidamos Lucas Moreira Maia, professor e mestre em Endodontia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), que irá descrever os benefícios e as especificidades da tecnologia do Sistema CAD/CAM e como o dentista pode usufrui-la. Boa leitura!

O que é o Sistema CAD/CAM?

CAD/CAM é uma sigla em inglês para as expressões CAD – Computer-Aided Design, que em português significa Desenho Assistido por Computador, e CAM – Computer-Aided Manufacturing, que é Manufatura Assistida por Computador. Essa tecnologia é utilizada para otimizar o design e a fabricação de protótipos e produtos odontológicos, como os pinos intrarradiculares.

Quais procedimentos são realizados pelo Sistema CAD/CAM?

“A contribuição da tecnologia CAD/CAM para a odontologia é inegável”, afirma prof. Lucas. Para o especialista, o Sistema CAD/CAM aumenta o potencial da produtividade clínica e laboratorial e melhora a qualidade dos trabalhos restauradores e protéticos, eliminando as limitações de técnicas manuais e materiais convencionais.

Quais são as ferramentas necessárias para confeccionar pinos anatomizados?

A aplicação do Sistema CAD/CAM na odontologia melhorou a reabilitação de dentes com grandes destruições corono-radiculares. “O pino confeccionado com esse Sistema possui ajuste preciso ao conduto (anatômico), é estético e pode ser utilizado em casos nos quais não existe o remanescente coronário, além de poder suportar próteses extensas”, explica o prof. Lucas.

Como é a técnica de confecção de pinos anatomizados no Sistema CAD/CAM?

Para utilização do Sistema CAD/CAM, é necessário atentar-se nestes 3 passos indicados pelo especialista:

  • Passo 1: escaneamento do espaço do conduto radicular preparado, que pode ser feita por meio da utilização de um scanner intraoral (direto) ou de bancada (indireto). São 4 opções para confecção do modelo 3D: 1) o padrão em resina (duralay); 2) a moldagem em silicone do conduto radicular (digitalização do molde); 3) o escaneamento do modelo de gesso; 4) o escaneamento intraoral direto do conduto radicular;
  • Passo 2: nesta etapa é realizada a elaboração do pino, a imagem digitalizada é transportada para o software (CAD), no qual o operador desenha o pino virtual;
  • Passo 3: por fim, com o uso de um bloco de fibra de vidro pré-fabricado (Fiber Cad – Post & Core), inicia-se um processo de fresagem do material por meio do processo de manufatura (CAM), materializando o pino intrarradicular.

O que o dentista precisa informar ao laboratório de prótese?

O prof. Lucas afirma que, para usinagem dos pinos pelo sistema CAD/CAM, é fundamental ter atenção ao direcionamento das fibras presentes no bloco.

“Assim, a direção de fresagem deve acompanhar a disposição das fibras longitudinais, sendo sua resistência diretamente relacionada a essa direção. Importante determinar também, o eixo de inserção do modelo a ser fresado e a linha de cimentação”, indica.

Como é o processo de confecção do molde no laboratório?

O processo de elaboração consiste em 3 etapas, afirma o especialista:

  1. Etapa 1 – aquisição de imagens (scanner): é realizada por meio de escaneamento do modelo ou intraoral, digitalizando regiões reais e transformando-as em imagens virtuais;
  2. Etapa 2 – desenho/projeto (CAD): as imagens são transferidas para softwares de desenho e planejamento. Os softwares podem apresentar duas formas: aberto ou fechado. No sistema aberto é possível importar imagens de diversas origens e enviar os dados para diversas marcas de fresadoras. No sistema fechado: só é possível receber e enviar os dados de máquinas específicas.
  3. Etapa 3 – manufatura (CAM): é a materialização do objeto (passagem do projeto virtual para o modelo real) por meio do processamento da imagem na máquina de fresagem. Esta máquina também é conhecida como é fresadora, que possui o método de fabricação subtrativa, de 3 a 5 eixos, sendo alocados dentro dela blocos ou discos como os do Fiber Cad – Post & Core.

Quais os principais cuidados no processo de fresagem e usinagem de pinos pelo Sistema CAD/CAM?

O especialista argumenta que alguns fatores devem ser levados em consideração durante o processo de fresagem e usinagem de pinos. São eles os principais pontos:

  • a direção de fresagem deve respeitar a disposição das fibras;
  • o preparo do conduto deve ser bem delimitado, removendo possíveis áreas de retenção;
  • apresentação de paredes radiculares;
  • deve-se levar em conta o diâmetro da ponta da broca a ser selecionada e as limitações inerentes à própria fresadora, caso a forma e o diâmetro da ponta das brocas não forem respeitados, haverá sobrefresagem com consequente redução da estrutura, resistência e adaptação do núcleo;
  • no software de desenho (CAD), é fundamental definir e alinhar o eixo de inserção ao longo eixo do conduto radicular preparado;
  • a porção coronária do núcleo digitalmente gerado deve apresentar ângulos arredondados, respeitando o desenho interno da futura peça restauradora de forma que seja possível realizar a fresagem com qualidade.

Por que utilizar o Sistema CAD/CAM para fresagem e usinagem de pinos?

O uso da tecnologia CAD/CAM para produzir pinos de fibra de vidro anatômicos é uma opção viável, considerando a possibilidade de fresar tanto o pino quanto o núcleo em um corpo único, aponta o prof. Lucas.

Para o profissional, este sistema também elimina a necessidade de confecção do núcleo de preenchimento em resina composta e garante, assim, uma melhor adaptação às paredes dos condutos radiculares.

Além disso, se formos comparar com núcleos metálicos fundidos, teremos um núcleo em fibra de vidro onde teremos um módulo de elasticidade próximo ao da dentina (prevenindo fraturas catastróficas), e uma estética muito satisfatória.

Como resultado, o Sistema CAD/CAM utilizado para fresagem e usinagem de pinos em fibra de vidro aumenta o embricamento mecânico, reduz a espessura da camada de cimento e elimina a contração de polimerização.

 A utilização do Fiber Cad – Post & Core é uma boa solução?

O Fiber Cad – Post & Core, desenvolvido pela Angelus, é uma solução para eliminar os pinos metálicos fundidos, otimizando o módulo de elasticidade (que é próximo ao da dentina) e melhorando a estética da peça.

“O Fiber Cad- Post & Core chegou para aprimorar a praticidade nos consultórios e a precisão quanto aos diâmetros de condutos, influenciando a quantidade de cimento resinoso utilizado na cimentação, favorecendo o contato da interface de união entre pino e dente e diminuindo as chances de falhas”, comenta o especialista, para quem o produto é uma alternativa de tratamento endodôntico em casos em que quase não há remanescente coronário.

Neste conteúdo foi possível entender as grandes vantagens desta tecnologia que é uma ótima opção em casos nos quais não há remanescente coronário e necessita-se do cuidado estético. Além disso, é possível evitar as fraturas catastróficas.

Para que você dentista e/ou técnico em prótese dentária possa utilizar essa tecnologia a seu favor, é necessário atentar-se às dicas fornecidas pelo prof. Lucas.

Aproveite para conhecer com mais detalhes sobre o Fiber CAD – Post & Core clicando abaixo:

Deixe um comentário

Índice

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.