Fique por dentro do

mundo angelus

6 Alternativas de software para consultório odontológico que vale a pena conhecer
Gestão
< Voltar

6 Alternativas de software para consultório odontológico que vale a pena conhecer

Angelus | 29 de outubro de 2021

A tecnologia tem como objetivos facilitar o dia a dia das pessoas, trazer mais segurança, promover a saúde, entre outros benefícios. Nesse sentido, os softwares odontológicos podem otimizar a rotina dos consultórios.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, com as mais variadas funcionalidades. Portanto, é comum ter dúvidas na hora de escolher a solução ideal. Por essa razão, é importante conhecer as alternativas antes de investir na modernização do seu consultório ou clínica.

Quer saber quais são? Neste artigo, você conhecerá 6 softwares que vão ajudar no seu cotidiano e podem contribuir para impulsionar a sua carreira. Acompanhe!

Por que utilizar softwares em um consultório odontológico?

Antes de conhecer os detalhes dos softwares odontológicos, é fundamental que você entenda a importância de utilizar esses recursos. O trabalho de um dentista que possui um consultório próprio ou uma clínica não se limita aos atendimentos aos pacientes.

Muitas vezes, é o próprio profissional que faz a gestão total da sua empresa, com o setor pessoal, financeiro e organizacional. Com isso, surgem dificuldades para fazer o que realmente o interessa: se dedicar à odontologia.

Dessa maneira, uma das maiores queixas dos dentistas é não conseguir conciliar a gestão do seu negócio com o crescimento na carreira. Afinal, para evoluir profissionalmente e se destacar da concorrência, é preciso se dedicar aos estudos e às práticas especializadas.

Felizmente, há uma maneira de facilitar a gestão da empresa e potencializar o desempenho do consultório. Por meio dos softwares odontológicos, é possível automatizar diversas atividades que exigiriam tempo para serem concluídas manualmente.

Além disso, há programas que permitem economia de espaço físico, pois papéis e documentação podem ser armazenadas na nuvem, por exemplo. Com isso, o período dedicado à organização desses materiais pode ser melhor aproveitado.

Portanto, se você tem intenção de modernizar seu consultório ou clínica para se dedicar mais à carreira, é interessante que invista em softwares odontológicos para automatização das tarefas.

6 Softwares odontológicos que você pode adotar no consultório

Agora que você já sabe a importância de contar com softwares odontológicos na rotina do seu negócio, é o momento de conhecer 6 alternativas disponíveis no mercado. Confira!

1. Clinicorp

O Clinicorp é um software odontológico que consegue auxiliar na recepção. Por meio de ferramentas específicas, ele automatiza as tarefas do atendimento — como agenda com alerta automático de confirmação de consultas e check-in feito pelos próprios pacientes.

Em relação aos atendimentos odontológicos, a funcionalidade de diagnóstico digital permite fotografar e planejar o tratamento de seus pacientes, de uma maneira mais prática e eficiente.

Desse modo, você também pode contar com variadas fichas prontas, como de implante, ortodontia e endodontia. Já na parte financeira, saiba que o software é integrado aos principais serviços de proteção ao crédito.

Sendo assim, facilita tanto a consulta quanto a inclusão de CPFs. Ademais, o programa oferece uma régua de cobrança para auxiliar a evitar a inadimplência dos clientes. Há também uma plataforma financeira completa para colaborar com a gestão.

2. Simples Dental

Como o próprio nome já sugere, o Simples Dental é um programa simples e intuitivo. Nele, você pode agendar e confirmar consultas de qualquer lugar, como uma agenda digital.

Por meio dele, também é possível ter acesso à ficha do paciente com todas as informações necessárias, como dados e documentação.

Já na versão web do aplicativo, o profissional consegue funcionalidades da gestão financeira do consultório. Entre elas, estão a emissão de boletos bancários, controle de estoque e painel de inteligência.

3. Serodonto

O Serodonto também é um software odontológico que tem como missão automatizar todos os processos de uma clínica ou consultório odontológico. Ele engloba desde o agendamento e atendimento até meios de pagamento, contratos, controle de estoque, prontuários e pós-venda.

Por esse motivo, é um recurso completo, com indicadores inteligentes e integrações, e que proporciona mais tempo e menos custo para o seu negócio.

4. Dental Office

Assim como os demais, o Dental Office é um programa de gerenciamento online que pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet. Entre as suas funcionalidades, está a apresentação de dados a partir de resumos e gráficos.

Além disso, é possível organizar as informações clínicas e pessoais dos pacientes, como documentos e imagens. Há também como fazer o controle da agenda e a gestão financeira básica. Um diferencial desse programa é a disponibilização de maquininha de cartão, sem mensalidade.

Mais um ponto a destacar é a possibilidade de o usuário contratar módulos adicionais. Por exemplo, emissão de boletos, envio automático de e-mails e SMS e controle de comissionamento, cheques e cartões.

5. Easy Dental Cloud

O Easy Dental Cloud é um software online. Isso significa que não é preciso fazer download ou instalação, sendo acessível em qualquer lugar. Com ele, é possível cadastrar os pacientes no nome da clínica ou do profissional. Portanto, é especialmente útil para clínicas com vários dentistas.

Ele oferece agenda e lembretes de consultas, que podem ser enviados para os clientes por e-mail ou SMS. Na parte de gestão de tratamentos, conta com ficha clínica, histórico clínico, orçamento, gerenciamento de tratamentos e controle de retornos.

Já na área de gestão financeira, as funcionalidades são: fluxo de caixa, controle de estoque, contas a pagar e contas a receber.

6. Dentista Organizado

O Dentista Organizado é um software que ajuda na organização da rotina profissional. Para isso, ele oferece ferramentas de agendamento, lembretes de consulta, alerta de retorno e atualização dos horários disponíveis.

Ademais, envia campanhas promocionais para pacientes que estão ausentes no consultório, o que auxilia na redução da evasão de clientes. Já no prontuário do paciente, o dentista consegue visualizar o histórico de consultas, as imagens e as anotações sobre os tratamentos.

Por fim, na área de administração, é possível ter uma visão completa sobre o desempenho da clínica e dos compromissos futuros.

Como você viu, os 6 softwares odontológicos têm a missão de auxiliar a rotina do consultório dentário, tornando-a mais simples e prática. Desse modo, permite que você otimize o seu trabalho e possa se dedicar ao desenvolvimento de sua carreira e, até mesmo, ao crescimento da sua empresa.

Quer mais dicas de como otimizar seus resultados? Aproveite e confira o nosso guia de gestão de consultório odontológico!