Fique por dentro do

mundo angelus

terceirização de serviços
Gestão
< Voltar

A importância e os benefícios da terceirização de serviços em um consultório de dentista

Angelus | 25 de março de 2020A terceirização de serviços é muito praticada por empresas de diversos setores e de todos os portes. Essa prática se tornou comum em função da necessidade de contar com especialistas em determinadas áreas para não precisar criar equipes internas na organização.Ela também é uma excelente alternativa para dentistas, uma vez que são necessários diversos tipos de serviços para que uma clínica odontológica atue no mercado. Fazendo parcerias estratégicas, o especialista pode priorizar aquilo que realmente importa e oferecer um atendimento de qualidade para seus pacientes.Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a terceirização de serviços no consultório de dentista, para que você entenda por que ela é tão importante e os benefícios que pode oferecer. Continue lendo!

Por que é importante terceirizar serviços?

Há algum tempo, os profissionais multifuncionais eram muito valorizados. Eram aquelas pessoas que sabiam fazer diversos tipos de tarefas, ou seja, tinham conhecimentos variados. No entanto, nem sempre eram especialistas.Essa realidade mudou. Atualmente, os profissionais têm se especializado em determinadas áreas. Assim, surgiram experts em vários ramos, o que elevou a qualidade dos serviços oferecidos e estimulou o surgimento da terceirização.A grande vantagem da terceirização de serviços é o fato de que empresas, empreendedores de todos os ramos e profissionais liberais já não precisam mais se preocupar em realizar todas as tarefas para manter o funcionamento do seu negócio. É possível fazer parcerias estratégicas e ter um suporte de profissionais.Mas, além de ser uma ação estratégica, a terceirização também é importante para as empresas, e isso inclui as clínicas e os consultórios odontológicos. Afinal, não há necessidade de se preocupar em formar uma equipe interna para realizar as tarefas. Então, eliminamos preocupações como monitoramento, treinamento e aquisição de equipamentos e insumos.Atualmente, conseguimos encontrar empresas ou profissionais especializados em diversas áreas. Desse modo, é possível fazer a terceirização de serviços diversos em seu consultório de odontologia. A seguir, falamos sobre algumas demandas que você pode deixar a encargo de terceiros. Veja.

Contabilidade

É muito comum fazer a terceirização de serviços de contabilidade. Com a grande oferta de escritórios e também de contadores disponíveis, não há necessidade de contratar um colaborador para realizar essa tarefa.Aliás, é muito mais prático contratar os serviços de um terceiro para cuidar das finanças do consultório do que ter a preocupação de abrir uma vaga, fazer um processo seletivo e ainda arcar com todos os encargos trabalhistas. Além de complexo, ficaria mais caro.

Limpeza

Um dos quesitos mais importantes para estabelecimentos de saúde é a limpeza. Isso porque ela se relaciona com a segurança do paciente, da equipe e do público em geral. Por isso, a terceirização dessa atividade é importante.Ao contratar uma empresa especializada em limpeza, você terá o suporte de profissionais que sabem das necessidades de um ambiente como a clínica odontológica. Eles realizarão as tarefas do jeito certo, para que tudo esteja devidamente higienizado, garantindo a segurança de todos.

Marketing

Não há como sobreviver ao mercado sem fazer a divulgação da sua clínica ou consultório odontológico. No entanto, o ideal é que isso seja feito por especialistas no assunto, para que você possa ter campanhas realmente eficazes.Assim, o marketing é mais um serviço que você pode, e até mesmo deve, terceirizar. Dessa maneira, saberá que o seu negócio está sendo divulgado para as pessoas certas e de uma forma atrativa para elas, o que é fundamental, uma vez que o marketing está levando a imagem da sua clínica para o mercado.

Laudação de exames

É fato que você não pode fazer tudo dentro da clínica, e isso inclui avaliar exames e emitir laudos. O ideal é que um profissional fique responsável por isso. Então, ficamos de frente com o problema de fazer a contratação de um colaborador. Ainda temos outra questão, que é ficar totalmente dependente de uma só pessoa.Fazer a terceirização de serviços de laudação de exames é uma excelente opção, porque você pode contar com especialistas para emitir esses laudos. Isso é feito em poucas horas ou em um tempo ainda mais reduzido, se houver urgência. Tudo sem a preocupação com o profissional, que pode faltar, ausentar-se ou tirar férias, por exemplo.

Segurança e manutenção

Também não se pode descuidar da segurança. Contudo, para que o sistema seja eficaz, é preciso que especialistas o elaborem de acordo com as necessidades do seu consultório ou clínica. Assim, a terceirização, aqui, também é muito interessante.Não se esqueça de que haverá a necessidade de manutenção, tanto desse próprio sistema de segurança quanto do prédio, das máquinas e dos equipamentos que você utiliza no dia a dia. Como não há necessidade de ter um técnico à sua disposição todos os dias, terceirizar é a melhor escolha.

Quais são os benefícios da terceirização de serviços?

Como você viu, a terceirização de serviços envolve diversos setores do seu consultório de odontologia. Contando com parceiros para realizar essas tarefas, você desfrutará de diversos benefícios.Nós listamos alguns deles a seguir para que você possa compreender um pouco mais as vantagens dessa estratégia.

Aumento da margem de lucro

Conforme explicamos, ao terceirizar, você não precisa aumentar o quadro de colaboradores, formando equipes internas. É destinado um terminado valor para atender especificamente as necessidades do seu consultório. Com isso, você consegue alcançar uma margem de lucro maior, já que não precisa repassar muitas despesas para o seu cliente final.

Experiência da empresa contratada

Uma empresa que trabalha especificamente com contabilidade, limpeza ou segurança, por exemplo, especializa-se ao máximo em seu ramo, para que possa oferecer um serviço de maior qualidade e mais competitividade. Ao trabalhar com a terceirização, você conta com a experiência e a técnica de quem entende do assunto.

Otimização do tempo

Essas empresas também se equipam ao máximo, para que possam prestar um serviço mais rápido, a fim de atender as expectativas e satisfazer seus clientes. Então, é possível contar com a agilidade de quem tem conhecimento técnico, máquinas ou equipamentos para desempenhar seu trabalho. Assim, o ganho de tempo é muito maior.

Gestão de escala

Você se lembra de que falamos do problema de contar com um profissional e ele precisar se ausentar do trabalho? Na terceirização de serviços, você não tem essa preocupação, pois é a própria empresa terceirizada que deve se preocupar em indicar não só o melhor profissional para aquela tarefa, mas também precisa fazer a substituição dele se houver necessidade.

Mais economia

Além do fato de não precisar fazer a contratação de um colaborador, a terceirização de serviços proporciona economia para sua clínica. Afinal, você também não precisará adquirir equipamentos, ferramentas e insumos, nem estar atento ao treinamento do seu colaborador. Ainda, terá um valor fixo por mês, o que permite organizar melhor suas finanças.A terceirização de serviços é uma estratégia que você deve considerar no seu consultório de odontologia. Afinal, dessa forma, oferecerá um atendimento completo para seus pacientes, com mais qualidade e segurança. Tudo isso sem grandes preocupações e com economia.Você já faz a terceirização de serviços em seu consultório? Deixe seu comentário e conte para a gente qual setor já está terceirizado por aí!