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COMO ATRAIR PACIENTES PARA O CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO? 7 DICAS!

Angelus | 30 de junho de 2020

Para conseguir sobreviver no mercado, o dentista precisa estruturar sua clínica como uma empresa. Além de uma boa gestão, é fundamental estar sempre em busca de informações sobre como obter pacientes para o consultório odontológico. O trabalho para fidelizar pacientes regulares é essencial, mas é necessário ampliar sua clientela para que o negócio cresça. Desse modo, sua visibilidade será muito maior, gerando aumento de rentabilidade e sua credibilidade profissional. Quer saber o que fazer para aumentar o número de pacientes do seu consultório odontológico? Continue lendo e confira 7 estratégias fáceis que você pode adotar para alcançar esse objetivo.

1. Conheça o seu público-alvo

Dependendo da sua especialidade e do estilo do seu consultório, existe um público-alvo mais interessado em seus serviços. O melhor caminho para atrair essas pessoas é conhecer qual é o perfil que se adequa em seu atendimento. Nesse sentido, busque respostas para questões como:

  • Quem são os pacientes que poderiam se consultar com você?
  • Quais são seus hábitos, preferências e necessidades?
  • Qual tipo de linguagem é mais adequado para atingi-los?
  • O que eles estão procurando?

Essas e outras informações são cruciais para que você consiga elaborar campanhas de marketing eficazes. Além de utilizar os canais corretos, tudo estará adequado para atingir exatamente seu público. Eles se identificarão com a sua proposta e buscarão o seu atendimento.

2. Crie uma marca forte

Mesmo que seu espaço seja modesto, você deve construir uma marca forte. Não há como atrair pacientes para o consultório odontológico com identidade visual amadora. Demonstrar profissionalismo é uma das chaves para ganhar a confiança do seu público. Portanto, preocupe-se com detalhes como:

  • Logotipo;
  • Seleção de cores;
  • Arte gráfica dos materiais impressos (cartão de visitas, folder, banner etc.);
  • Canais digitais do consultório (site, blog e redes sociais).

A sua identidade visual tem que ser coerente com os serviços que você presta, bem como com a visão e os valores da sua empresa. E não se esqueça de que tudo isso deve ser padronizado, para reafirmar a sua marca constantemente.

3. Invista em marketing digital

O marketing tradicional ainda tem um grande impacto no público. Porém, os novos hábitos de consumo no mundo moderno exigem que as empresas se adaptem. Tenha em mente que seus pacientes estão na internet, então é imprescindível trabalhar sua divulgação nesse espaço. O marketing digital oferece muitas ferramentas e recursos para divulgação de empresas. Cabe a você definir os mais adequados à sua proposta e ao seu público-alvo. Algumas opções interessantes são:

  • Site e blog;
  • Canal no YouTube;
  • Perfis em redes sociais;
  • Anúncios no Google AdWords;
  • Anúncios no Facebook Ads;
  • Registro no Google Meu Negócio.

A grande vantagem do marketing digital é o custo-benefício. Seu investimento pode ser controlado de acordo com o orçamento disponível, muitos recursos são gratuitos, além de grande alcance.

4. Ofereça canais de comunicação acessíveis

Também não há como atrair pacientes para o consultório odontológico se você não tiver canais de comunicação acessíveis para essas pessoas. Afinal, vão querer fazer perguntas, esclarecer dúvidas e obter informações, para saberem se seus serviços atendem às necessidades que procuram. Por isso, de preferência, mantenha diversas opções como:

  • Telefone;
  • Aplicativo de mensagens;
  • E-mail;
  • Chats ou formulários no site;
  • Redes sociais.

Mas lembre-se de deixar uma pessoa responsável por atender quem entra em contato. De nada adianta ter opções variadas se não houver uma estrutura organizada para suporte.

 

5. Estimule a propaganda boca a boca

Um tipo de divulgação que nunca perde a sua eficácia é aquela feita boca a boca. As indicações são uma excelente forma de atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico. É importante estimular as pessoas a recomendarem os seus serviços. Para isso acontecer é necessário: prestar um excelente atendimento desde o primeiro momento, ter um espaço agradável e acolhedor e utilizar técnicas modernas. Quando o paciente se sente satisfeito com o modo como foi tratado, ele faz a indicação para amigos e pessoas conhecidas. Outra forma de incentivar essa prática é por meio de bonificações. A ideia proposta é oferecer descontos para quem fez indicações que resultaram em novos atendimentos. No entanto, analise se essa ação é viável ou não, conforme a realidade do seu consultório.

6. Pratique o atendimento humanizado

O paciente não quer ser tratado como um número, mas sim, perceber que seus problemas são relevantes e que há interesse em solucioná-los. Vale frisar que o atendimento humanizado envolve toda equipe de colaboradores.  Tenha sempre em mente que são os atendentes que fazem os primeiros contatos com seus futuros pacientes. Sua equipe, portanto, deve estar treinada para recebê-los de forma humanizada. Essa estratégia também deve estar presente em suas campanhas de marketing. Os pacientes precisam notar que se preocupa com a saúde deles e que realmente quer ajudá-los no atendimento de suas necessidades.  Assim, cria-se uma relação de confiança que os fará se sentirem seguros para se consultarem em sua clínica e se tornarem pacientes fidelizados.

7. Faça parcerias com empresas

Chegamos à última dica de como atrair pacientes para o consultório odontológico. Podemos dizer que é uma das melhores, pois parcerias com empresas colocam o nome do seu consultório em evidência. 

Tenha em mente o perfil do seu público-alvo para escolher os parceiros ideais, aqueles que também trabalham com essas mesmas pessoas. Antes de fechar a parceria, estude o que é vantajoso para sua clínica e que traga benefícios para seus pacientes.  

É essencial saber como atrair pacientes para o consultório odontológico quando a pretensão é ampliar o negócio. Mas você também precisa fazer um pós-atendimento adequado e criar estratégias de fidelização. Assim, os novos pacientes complementarão a sua cartela e a clínica vai crescer de forma contínua. Com o crescimento, as tarefas também aumentam, por isso veja agora o nosso guia de gestão de consultório odontológico para manter a organização e otimizar os resultados.