Contenção periodontal: entenda mais sobre o assunto

O cirurgião-dentista que precisa estabilizar dentes devido à mobilidade deles tem a contenção periodontal como aliada. Dessa forma, aqueles que correm o risco de perda ficam esplintados e, assim, o paciente consegue voltar a conversar e a comer normalmente.  No entanto, a contenção pode ser temporária ou definitiva. Por isso, vamos entender melhor nessa entrevista com Rosana Madi […]

Angelus

6 min. de leitura

-

9 de junho de 2023

Compartilhe:

cirurgião-dentista que precisa estabilizar dentes devido à mobilidade deles tem a contenção periodontal como aliada. Dessa forma, aqueles que correm o risco de perda ficam esplintados e, assim, o paciente consegue voltar a conversar e a comer normalmente. 

No entanto, a contenção pode ser temporária ou definitiva. Por isso, vamos entender melhor nessa entrevista com Rosana Madi (CRO: PR 4509), dentista especialista em periodontia.

Quais são os tipos de doença periodontal?

As doenças periodontais são divididas em grupos, veja a seguir:

Saúde periodontal, condições e doenças gengivais

  • Saúde periodontal e gengival;
  • Gengivite induzida pelo biofilme;
  • Doenças gengivais não induzidas pelo biofilme.

Doenças relacionadas ao periodonto

  • Doenças periodontais necrosantes;
  • Periodontite;
  • Periodontite com manifestação de doenças sistêmicas.

Doenças relacionadas à outras condições que afetem o periodonto

  • Manifestações periodontais de doenças ou condições sistêmicas que afetam os tecidos periodontais de suporte;
  • Abcessos periodontais e lesões endoperiodontais;
  • Condições e deformidades mucogengivais;
  • Forças oclusais traumáticas;
  • Fatores relacionados aos dentes e às próteses.

Doenças relacionadas às condições peri-implantes

  • Saúde peri-implantar;
  • Mucosite peri-implantar;
  • Peri-implantite;
  • Deficiência nos tecidos peri-implantares moles e duros.

Quais são os tratamentos para essas patologias?

De acordo com Rosana, os aspectos simples, como a escovação correta e frequente, o uso de fio dental e os enxaguantes bucais com agentes antimicrobianos, indicados pelo dentista, podem auxiliar na prevenção das doenças periodontais.

Além disso, “quando o problema já estiver em um estágio avançado e associado a doenças sistêmicas, é indicado um tratamento multiprofissional, envolvendo especialistas de outras áreas, para garantir a saúde do organismo como um todo, de maneira mais rápida e eficaz”, orienta.

Afinal, a saúde periodontal e a sistêmica andam juntas e, quando bem preservadas, garantem ao paciente muito mais qualidade de vida.

Para casos ainda mais graves, em que as ferramentas de raspagem não alcançam a área prejudicada, é necessária uma cirurgia periodontal. No entanto, quanto ao tratamento ideal para cada situação, é preciso uma avaliação de um periodontista para identificar qual o problema, o nível de gravidade e a melhor opção para solucioná-lo.

Dentre os procedimentos que abrangem a contenção periodontal, quais são os tipos e materiais que podem ser utilizados?

Para os procedimentos de contenção periodontal, é indicado utilizar as fibras de polietileno e/ou de vidro, impregnadas ou não com resinas, pois essas são fáceis de usar. “Eu gosto muito daquelas de fibra de vidro, pois são bem mais resistentes que as de polietileno. Principalmente, a Interlig, que vem impregnada de fábrica com a resina. Isso ajuda no trabalho, não sendo necessário o uso de tesouras especiais de corte”, pontua Rosana.

Ao se utilizar a Interlig, quais são as vantagens frente às demais técnicas?

A fibra Interlig já vem pré-impregnada com a resina e tem dez vezes mais resistência do que aquelas que não vêm com o produto. Já nas outras técnicas que utilizam fibra de vidro não impregnada, para que haja uma completa absorção da resina, é preciso o tratamento por silanização e imersão por períodos maiores do que 24 horas.

As fibras Interlig são comercializadas em sachê, o que permite uma proteção mais adequada da fibra, devido à luminosidade, e melhora as condições de armazenamento do material, além de poderem ser cortadas por qualquer tesoura, não necessitando de instrumentos especiais de corte. 

Como é realizado o passo a passo com o uso da Interlig?

Selecione o caso a ser utilizado. Por exemplo, se for uma splintagem temporária (contenção por trauma), não é necessário fazer a canaleta. Por outro lado, se a situação for definitiva (contenção periodontal por perda óssea), é preciso a sua utilização, feita na parte lingual e/ou palatal dos elementos.

Após esse procedimento, escolha a fibra e corte-a, de acordo com o tamanho a ser empregado. A profundidade dela deve ser adequada para que a fibra possa ser instalada e recoberta pela resina.

Em seguida, faça o ataque ácido na canaleta e coloque o adesivo elegido. Depois, pegue uma resina flow e preencha a sua base da mesma forma, sem polimerizar. Dessa forma, no próximo passo, acomode a fibra nela e pressione levemente com o instrumento para que se adapte sobre a camada de resina. Isso é importante, pois quando impregnada, tem uma “memória” de voltar ao estado anterior, e essa pressão vai moldando-a dentro da canaleta.

Após a adaptação da fibra sobre a camada da resina flow, proceda à polimerização dela por etapas, até finalizar todo o comprimento da canaleta. Na sequência, recubra-a totalmente com resina. Esse é um passo essencial, porque se a fibra ficar descoberta, conseguirá absorver água, logo, pode levar à fratura do splint e ao fracasso do tratamento. Assista como fazer a contenção periodontal:

Entretanto, saiba que o produto não é usado somente para essa indicação periodontal. Ela também pode ser inserida nas confecções de provisórias diretas e indiretas, na contenção de dentes abalados por traumas e no reforço de restaurações extensas.

Poderia nos dar um depoimento sobre o Interlig?

“Comecei minha vida profissional há 39 anos, e era muito difícil fazer contenções com fios ortodônticos em dentes abalados, devido à dificuldade de adesão das resinas a eles, por serem metálicos, em estruturas móveis. Todavia, as técnicas foram melhorando, os materiais idem, ficando mais adequados. Atualmente, eu considero a fibra Interlig um dos principais materiais em relação à qualidade, ao tempo gasto no procedimento e à durabilidade”, completa a especialista.

Portanto, se precisa utilizar contenção periodontal, convidamos você a conhecer a Angelus, empresa focada na solução em Odontologia confira a linha completa de dentística e prótese no botão abaixo:

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade