Emprego para dentistas: entenda mais sobre o mercado de odontologia

As possibilidades de carreira são um fator relevante na hora de se decidir por uma profissão. Nesse sentido, quem se forma em odontologia precisa conhecer mais sobre as oportunidades de emprego para dentistas. Esses profissionais exercem uma função essencial para a saúde das pessoas, contando com diversos campos para trabalho no setor público e privado. […]

Angelus

6 min. de leitura

-

10 de março de 2023

Compartilhe:

As possibilidades de carreira são um fator relevante na hora de se decidir por uma profissão. Nesse sentido, quem se forma em odontologia precisa conhecer mais sobre as oportunidades de emprego para dentistas.

Esses profissionais exercem uma função essencial para a saúde das pessoas, contando com diversos campos para trabalho no setor público e privado. Assim, saber quais são as demandas da área ajuda a definir estratégias para se destacar.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o mercado de trabalho da odontologia, as oportunidades de emprego e como se preparar para ingressar nessa carreira. Vamos lá?

 

Como está o cenário da odontologia?

A odontologia é um segmento que se destaca na área da saúde, pois conta com boas oportunidades de empregabilidade. O crescimento do setor pode ser associado às medidas constantes de conscientização a respeito da saúde bucal e da importância dos cuidados com ela.

Também é relevante mencionar o avanço tecnológico, que vem tornando os tratamentos mais eficientes, indolores e rápidos. Com isso, os procedimentos odontológicos passam a ser menos incômodos aos pacientes e apresentam ótimos resultados.

Outro fator importante para o mercado da odontologia é o seu caráter estético. Os dentes e o sorriso têm um papel significativo na autoestima das pessoas, com um potencial de impactar nas relações sociais e profissionais.

Nesse contexto, as tecnologias odontológicas também estão se aprimorando para atender às demandas estéticas. Exemplos de destaque são recursos como aparelhos ortodônticos, implantes dentários, facetas de porcelana e lentes de contato dental.

Como é possível perceber, o campo de trabalho é bastante abrangente. Mas, para conseguir uma carreira de sucesso, é fundamental investir na formação de qualidade e em especializações.

 

Quais são as oportunidades de emprego para dentistas?

Agora que você já conhece mais sobre o mercado de trabalho para dentistas, vale saber que as possibilidades de atuação são muito amplas.

As oportunidades podem ser encontradas em setores como:

  • Consultório — uma alternativa muito frequente para esses profissionais é a atuação em consultório, seja em clínica própria, em espaços compartilhados ou prestando serviço a terceiros;
  • Empresas — em companhias, os dentistas podem atuar em programas de atendimento clínico, educação clínica, marketing, consultoria, vendas e outros;
  • Escolas — é frequente que as escolas contem com o apoio de dentistas para a educação em higiene bucal e prevenção em saúde dos alunos;
  • Setor público — o dentista pode atuar em postos e unidades de saúde, hospitais e secretarias como dentista clínico ou desempenhar trabalho administrativo;
  • Indústria — profissionais formados nessa área encontram oportunidades na indústria relacionada a produtos odontológicos, com pesquisas, testes e orientação de profissionais.

 

Quais são as áreas de atuação para dentistas?

Além de conferir as oportunidades de emprego para quem se forma em odontologia, também é pertinente saber que existem diferentes segmentos de atuação. Eles orientam as especializações que podem ser realizadas.

Entre as áreas proeminentes da odontologia, estão:

  • Ortodontia — é focada na manutenção da posição adequada dos dentes e dos ossos maxilares. Seu trabalho mais frequente é com o uso de aparelhos ortodônticos, móveis ou fixos;
  • Endodontia — nesse segmento, os profissionais se dedicam ao tratamento das doenças que atingem a polpa dentária e o periápice. Eles são especializados, por exemplo, em tratamentos de canal;
  • Dentística— esse campo foca em cuidados destinados à reabilitação oral estética, desde clareamento dental, até trabalhos protéticos que envolvem laboratórios (como por exemplo coroas/facetas em porcelana)
  • Periodontia — é a especialização que trata de doenças e da estética dos tecidos que circundam e sustentam os dentes, como gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar;
  • Cirurgia — nesse campo, o profissional atua com procedimentos de cirurgia oral menor (como por exemplo exodontia dentária, excisão cirúrgica para patologia, aumento de coroa clínica, entre outros).
  • Odontopediatria — é o ramo da odontologia que tem como objetivo cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.
  • Odontogeriatria — é centrada no atendimento de pacientes idosos;
  • Implantodontia — consiste na área destinada à realização de cirurgia de implantes dentários.

 

Como se preparar para entrar no mercado de odontologia?

Após conhecer mais sobre as oportunidades e caminhos que podem ser seguidos no campo da odontologia, o próximo passo é entender como se preparar para ingressar e se destacar nesse mercado.

Confira a seguir!

 

Realize uma boa graduação

A base para um bom dentista é a sua graduação. Logo, ela precisa ser feita com dedicação. Para isso, é importante buscar uma instituição de ensino capaz de oferecer os conhecimentos fundamentais para a sua atuação, com o compromisso que esse ramo da saúde necessita.

A instituição deve oferecer a infraestrutura essencial para a aprendizagem, que permitirá ao aluno ter experiências práticas e conhecimentos teóricos. Ademais, o graduando deve ter boa participação no curso, pois esse é um passo essencial para se formar com qualidade.

 

Desenvolva suas habilidades de comportamento

O trabalho em saúde não exige apenas conhecimentos técnicos da área. Também se espera dos profissionais algumas habilidades relacionadas ao comportamento. Nesse campo, é necessário lidar com diferentes casos clínicos, com maior ou menor complexidade.

Assim, os dentistas precisam contar com flexibilidade para encarar as situações do seu cotidiano. Do mesmo modo, a empatia no cuidado com os pacientes é fundamental. Afinal, é preciso ter uma postura acolhedora e atenciosa para o melhor andamento dos tratamentos.

Cabe ainda destacar a importância de ter boa comunicação e maleabilidade para trabalhar em equipe. Isso porque, muitas vezes, os atendimentos são multiprofissionais.

 

Invista na aprendizagem continuada

A área da odontologia é muito dinâmica. Portanto, é preciso continuar a aprender mesmo após a conclusão da graduação. É primordial conhecer as novas tecnologias do setor e avaliar quais fazem sentido para a sua atuação.

Além disso, é imprescindível acompanhar a evolução do conhecimento para a profissão. Nesse sentido, é válido realizar cursos, participar de eventos, fazer especializações e ler as novas produções acadêmicas que surgirem.

 

Projete a sua carreira

Como foi possível aprender, a odontologia tem muitas especialidades. Assim, é importante avaliar com qual delas você mais se identifica. Desse modo, é possível focar nos conhecimentos e habilidades necessários para se tornar uma autoridade no assunto e se destacar no mercado.

Agora que você já conhece mais sobre as possibilidades de emprego para dentistas, pode avaliar qual é o segmento da odontologia que mais se adequa às suas expectativas profissionais. Com um bom planejamento, você aumenta as chances de desenvolver uma carreira de sucesso!

Quer saber mais sobre a tecnologia odontológica? Então leia também nosso artigo sobre os 6 softwares para consultório odontológico que valem a pena conhecer!

Deixe um comentário