Fique por dentro do

mundo angelus

Gestão
< Voltar

3 Passos para uma boa gestão de consultório odontológico

Angelus | 7 de novembro de 2021

Empreender envolve fazer uma boa gestão de consultório odontológico. Esse processo é fundamental para todos os dentistas que desejam ter sucesso profissional, ganhar credibilidade e manter a sua competitividade no mercado.

No entanto, é comum que o profissional da área odontológica tenha pouco conhecimento sobre gestão. Em geral, o assunto não é tratado na faculdade — aumentando as chances de que erros sejam cometidos ao administrar o negócio.

Nesse sentido, existem 3 passos para uma boa gestão de consultório odontológico que você precisa conhecer. Continue a leitura deste artigo e conheça cada um deles!

Importância da gestão para um consultório odontológico

A gestão de consultório odontológico envolve todos os processos empresariais, desde o atendimento aos pacientes na recepção até o levantamento de indicadores de desempenho. Desse modo, se o processo não for eficiente, você não conseguirá atingir o máximo potencial em seu trabalho.

Com isso, a qualidade do serviço fica comprometida, o que pode reduzir o lucro e inviabilizar a atração de novos pacientes. Esses fatores tendem a prejudicar o desenvolvimento do negócio e colocar a clínica em risco.

Assim, se preocupar com a gestão da clínica é fundamental para ter sucesso no empreendimento e na sua carreira na odontologia.

Motivos pelos quais dentistas acreditam que gerenciar é complicado

Normalmente, a faculdade de odontologia não passa muitos conhecimentos sobre gestão. No entanto, gerenciar um consultório envolve atenção, esforço e visão estratégica, pois existem diversas responsabilidades que fazem parte do processo.

Entre elas, estão a gestão de pessoas, controle de gastos, organização de agendas e prontuários, relacionamento com os pacientes, entre outras. Portanto, quando o dentista decide montar seu próprio consultório, ele assume uma posição que nem sempre está preparado para controlar.

Nesse sentido, é importante ter atenção aos detalhes, disciplina e estudar bastante. Isso permite conhecer novas teorias e técnicas de gestão que ajudarão a otimizar a rotina da sua clínica.

3 Passos para realizar a gestão do consultório odontológico

Como você viu, fazer uma boa gestão é tarefa fundamental para o desenvolvimento do consultório odontológico. Confira 3 passos para realizar essa tarefa com eficiência:

1.      Ofereça um serviço de qualidade

A boa gestão do consultório deve prezar pela qualidade do atendimento e do serviço. Quando os pacientes percebem esse diferencial, eles tendem a dar preferência para realizar novos tratamentos onde foram bem atendidos.

Isso também aumenta as chances de que eles indiquem o consultório para outras pessoas. Logo, para oferecer o melhor serviço, é importante ter um espaço bem estruturado, além de atuar de forma ética e profissional.

Também é essencial se manter atualizado para oferecer os melhores tratamentos, buscando alternativas mais eficazes e seguros. Esses cuidados ajudam a otimizar o tempo de consulta e dos procedimentos, sem perder qualidade ou comprometer os resultados.

2.      Automatize seus processos

Adotar ferramentas e medidas que ajudem a otimizar e automatizar os processos é fundamental para a gestão do consultório. Softwares administrativos e para controle financeiro, por exemplo, podem ser utilizados para facilitar a rotina.

Manter canais de comunicação eficientes e digitalização de documentos também auxilia o processo. Tenha em mente que a otimização de tarefas ajuda a aumentar a produtividade sem perder qualidade no atendimento e nos serviços.

Nesse sentido, com o auxílio da tecnologia, as tarefas são feitas de forma mais estratégica e inteligente. Assim, o tempo pode ser mais bem aproveitado, além de evitar erros e retrabalhos.

3.      Fidelize seus pacientes

O próximo passo para uma gestão eficiente envolve fidelizar os clientes para ter uma estimativa de ganhos médios por determinado período. Para isso, é importante ter um bom atendimento e oferecer tratamentos que tragam os resultados esperados.

Outra possibilidade é adotar ações visando a fidelização e oferecer benefícios para aumentar a satisfação dos clientes. Assim, é possível fazer com que eles optem por continuar o procedimento no seu consultório e retornem em novas oportunidades.

Principais erros que devem ser evitados

Além de saber como administrar a clínica, vale a pena conhecer os principais erros quando o assunto é gestão de consultório odontológico. Assim, você estará sempre alerta aos elementos que podem prejudicar o funcionamento do seu empreendimento.

Conheça os principais erros que devem ser evitados:

Falta de organização e de controle financeiro

Não ter controle das informações necessárias para a gestão do seu consultório pode prejudicar os resultados. Isso envolve saber qual a sua receita mensal, seus gastos, como funciona o fluxo de pagamentos e quais são os investimentos que devem ser feitos.

Deixar de investir em marketing

O marketing é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. É por meio dele que a sua clínica ficará mais conhecida pelo público, ajudando a se manter atuante no mercado.

Dessa maneira, uma dica importante é ter estratégias personalizadas e que reflitam a missão do seu consultório. Além disso, é interessante que o investimento em marketing seja um processo contínuo.

Não ter um plano estratégico

O plano de gestão não deve ser pensado apenas para o mês atual. Na verdade, é essencial acompanhar as tendências e traçar metas, fazendo planejamentos constantes. Assim, novos resultados podem ser alcançados, o que ajuda no desenvolvimento do negócio.

Maneiras de tornar a gestão uma rotina saudável

Depois de conhecer o passo a passo para realizar a gestão do consultório odontológico, é importante tornar essa rotina mais saudável. Aqui, o primeiro ponto é ter um local de trabalho organizado. Para auxiliar no processo, é possível contar com ferramentas tecnológicas de gestão, por exemplo.

Também é necessário saber delegar funções entre as pessoas que trabalham com você. Se a equipe conhece suas responsabilidades diárias, fica muito mais simples realizar a gestão do consultório odontológico.

Manter uma rotina fixa é outra forma de deixar o processo de gestão mais saudável. Ter uma sequência de atividades que devem ser feitas ajuda na execução do trabalho por todo o time.

Outra dica é fazer pequenas pausas durante o dia para evitar a sobrecarga. Esses momentos são importantes para a saúde mental, além de ajudarem a se manter mais produtivo ao longo do dia.

Agora você sabe quais são os 3 passos que podem ajudar a fazer a gestão de consultório odontológico. Não deixe de estudar sobre o assunto para garantir uma rotina ainda mais eficiente na sua clínica.

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e conheça a importância e os benefícios da terceirização de serviços em um consultório de dentista!