Fique por dentro do

mundo angelus

Gestão
< Voltar

Como aprimorar o seu consultório com a odontologia digital?

Angelus | 29 de novembro de 2021

O objetivo das tecnologias é facilitar e agilizar as tarefas e a resolução de problemas — e, no ramo odontológico, isso não é diferente. Nesse sentido, você sabe como a odontologia digital pode aprimorar o seu consultório?

Esse método tem como finalidade ajudar os dentistas a executarem um trabalho mais preciso e em menor tempo. Ele também proporciona maior conforto e satisfação dos pacientes. Por essa razão, se tornou um diferencial competitivo no mercado.

Se interessou pelo assunto? Então acompanhe o artigo para saber o que é e como a tecnologia na odontologia pode fazer a diferença em seu consultório a partir de agora!

O que é odontologia digital?

Antes de entender como a odontologia digital pode ajudar a aprimorar o seu consultório, é interessante conhecer o seu conceito. Na prática, ele abrange a utilização de tecnologia para a realização dos procedimentos odontológicos.

Por meio de scanners, câmeras, softwares, impressoras 3D e outros equipamentos modernos, o dentista pode planejar o sorriso e executar os procedimentos de forma rápida e eficaz. Isso porque a odontologia digital permite eliminar etapas manuais, mais demoradas e passíveis de erros.

Assim, os tratamentos conseguem ser concluídos em um tempo reduzido em comparação ao método tradicional. Ademais, a tecnologia facilita o trabalho do dentista, ao mesmo tempo em que proporciona melhores resultados e conforto aos pacientes.

Quais são os benefícios da odontologia digital?

Como você viu, a odontologia digital automatiza processos manuais realizados em diversos tratamentos odontológicos. Entretanto, seus benefícios não se limitam à automatização.

A seguir, veja suas principais vantagens!

Satisfação e conforto do paciente

A metodologia facilita a comunicação entre profissional e paciente, fazendo com que o tratamento seja mais participativo. Com o planejamento do sorriso em softwares, por exemplo, o cliente pode visualizar como será o resultado, diferentemente da técnica convencional.

Dessa maneira, a chance de satisfação do paciente é muito maior, pois ele poderá esclarecer dúvidas e solicitar modificações, quando possíveis. Já em relação ao conforto, a odontologia digital o promove de diversas maneiras.

Por exemplo, a cirurgia guiada para implantes, em que não são necessários cortes na gengiva e nem pontos. É feita apenas uma incisão na medida exata do implante para realização do procedimento. Isso diminui os desconfortos do pós-operatório e reduz o tempo de recuperação.

Sustentabilidade

Outro ponto importante é a sustentabilidade. Com a odontologia digital, muitas substâncias químicas e materiais descartados habitualmente no método convencional não são utilizadas.

Além disso, por conta das imagens digitais, há uma redução no número de impressões e de papéis utilizados para essa finalidade. Desse modo, você reduz a produção de lixo e, consequentemente, os impactos ambientais do consultório.

Mais agilidade e menor chance de erros

Na odontologia digital, muitos processos levam menos tempo para serem executados, agilizando o resultado do tratamento. Por exemplo, o protético pode levar diversos dias para fazer uma prótese dentária de forma artesanal.

Nesse caso, ainda há possibilidade de alguma falha, seja no formato ou na cor do material. Assim, pode ser necessário fazer ajustes para que o resultado fique harmônico e funcional, o que aumenta o tempo de espera do paciente.

Já com a odontologia digital, existem situações em que é possível que o paciente saia do consultório com a prótese no mesmo dia. Isso acontece porque o dentista consegue fazer o planejamento do sorriso utilizando scanners intraorais e câmeras que transferem as imagens para o software.

Depois, o programa envia as informações sobre as características exatas da prótese para a impressora 3D ou fresadora — equipamento que esculpe o dente a partir de um bloco do material escolhido.

Dessa maneira, a prótese pode ser feita em algumas horas e, em regra, traz um encaixe perfeito, pois foi produzida de maneira automatizada e personalizada. Com isso, é possível reduzir a necessidade de ajustes.

Também existem outros processos e tratamentos acelerados com o uso de tecnologia. Entre eles, estão a confecção de documentação, produção de alinhadores ortodônticos etc.

Qual é a importância da odontologia digital para o seu consultório?

Por meio desse método que agiliza os procedimentos e traz mais conforto aos pacientes, você consegue ampliar as oportunidades no atendimento. Consequentemente, também existem maiores chances de crescimento do seu consultório.

Isso porque, automatizando processos, você adiantará as tarefas e libera o paciente em menor tempo. Logo, pode atender mais clientes, aumentando a sua produtividade e faturamento. Ainda, a comodidade gerada pela odontologia digital é um atrativo para os pacientes.

Esse fator pode fazer com que seu consultório seja referência e saia à frente dos concorrentes que não utilizam tanta tecnologia. No mercado cada vez mais competitivo, esses pontos contam para que a clínica se destaque e alcance uma posição de sucesso.

Como aprimorar o consultório com a odontologia digital?

Você entendeu como a odontologia digital traz muitos benefícios aos pacientes e ao dentista. Agora, vale conferir como aprimorar o seu consultório utilizando a tecnologia. Com o suporte dessas ferramentas, é possível:

  • Produzir peças odontológicas, como próteses, moldes, coroas, facetas e alinhadores dentários de maneira rápida e precisa;
  • Realizar implantes com menos riscos e maior conforto ao paciente;
  • Obter imagens de alta resolução que permitem um planejamento mais efetivo dos tratamentos odontológicos.

Nesse contexto, tome como exemplo os discos e blocos em fibras de vidro da Angelus, o FIBER CAD – POST & CORE. Com esse produto, você pode confeccionar núcleos anatômicos e estéticos pelo sistema CAD/CAM.

É importante saber que a odontologia digital também está presente na maneira como os materiais odontológicos são produzidos na indústria. Com o suporte de tecnologias avançadas, a Angelus fabrica seus produtos com o objetivo de oferecer o melhor para os profissionais. Aproveite para conhecer a 3D SAFEMIX — pontas misturadoras.

Como você percebeu, a odontologia digital traz o aperfeiçoamento dos produtos odontológicos e da execução de procedimentos e tratamentos. Dessa maneira, elas podem fazer com que seu consultório seja aprimorado, auxiliando no sucesso do negócio

Sabia que o uso de tecnologia também pode ser usado de outras maneiras em seu consultório? Descubra 6 opções de software para dentistas que vale a pena conhecer!