Qual é a importância da tecnologia e inovação na odontologia?

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a odontologia. Conheça as novas soluções e os benefícios para os consultórios!

Angelus

6 min. de leitura

-

28 de abril de 2023

Compartilhe:

Com a transformação digital, as tecnologias avançadas estão presentes em todos os setores da sociedade — inclusive na odontologia. Os recursos modernos oferecem soluções para tratamentos e prevenção, tornando o trabalho do profissional mais dinâmico, completo e eficiente.

Nesse sentido, é importante conhecer as inovações da área e avaliar quais delas fazem sentido para você e seu trabalho. Essa é uma forma de aprimorar o atendimento oferecido ao paciente e aumentar a sua satisfação na profissão, posicionando-se de maneira mais competitiva no mercado.

Quer conhecer mais sobre o papel da tecnologia e inovação no ramo da odontologia? Continue a leitura para conferir!

 

O que é tecnologia e inovação?

Os termos tecnologia e inovação se referem a itens distintos, apesar de serem utilizados como sinônimos com frequência. Primeiramente, a tecnologia diz respeito às técnicas, habilidades, métodos e processos utilizados para finalidades específicas.

Quando se pensa em tecnologia, é comum vir à mente os equipamentos eletrônicos e as ferramentas digitais. Mas esses são apenas alguns exemplos do que ela pode significar.

Os demais instrumentos utilizados a partir de conhecimentos técnicos, científicos ou empíricos que permitem solucionar problemas também são tecnologias.

Já a inovação consiste em realizações diferentes do tradicional, proporcionando algum tipo de melhoria. Logo, inovar requer observação e criatividade para identificar problemas e propor soluções mais eficientes.

Desse modo, a tecnologia e a inovação dialogam na medida em que os recursos digitais proporcionam formas de melhorar a rotina das pessoas. Esse potencial está muito presente no mercado de trabalho, criando possibilidades de tornar as atividades mais práticas e completas.

 

Como a tecnologia e inovação se aplicam à odontologia?

Após conhecer mais sobre a tecnologia e a inovação, é possível perceber que elas já estão presentes na área da odontologia. Mas, como em qualquer segmento, os avanços devem ser contínuos para beneficiar profissionais e pacientes.

Um exemplo disso é a evolução no processo de confecção de próteses e aparelhos ortodônticos. Se antes havia a necessidade de uma moldagem com alginato, que gerava desconfortos ao paciente, atualmente eles podem ser feitos com escaneamento intraoral e softwares 3D.

Essa mudança tornou a experiência do paciente mais tranquila, além de trazer maior precisão ao tratamento. Muitos outros progressos já aconteceram no setor, como os softwares especializados que realizam simulações realistas e permitem ao paciente visualizar os resultados previamente.

 

Quais são os principais avanços da tecnologia na odontologia?

Como você pode perceber, novas soluções para a área da odontologia surgem com frequência. Assim, é importante que os profissionais conheçam os recursos lançados no mercado para avaliarem quais deles se adéquam às suas necessidades e objetivos.

Confira alguns dos principais exemplos de avanços do setor!

 

Aparelho ortodôntico invisível

O aparelho ortodôntico é fundamental para correções na arcada. Contudo, existe um impacto na estética que pode incomodar muitos pacientes e dificultar o tratamento. Para resolver o problema, a tecnologia permite a criação de aparelhos invisíveis.

Eles são preparados em um software no computador e moldados em um material transparente, capaz de se ajustar à dentição do paciente. Além do aspecto visual, o aparelho invisível também pode ter resultados mais rápidos por ser mais preciso.

Outro ponto positivo desse tipo de aparelho ortodôntico é a possibilidade de remoção fácil para os momentos de refeições ou de higiene bucal. Desse modo, os dentistas podem se beneficiar da maior satisfação dos pacientes.

 

Impressão 3D

A impressão 3D é outra tecnologia importante para a odontologia. Ela tende a facilitar a rotina dos profissionais, além de otimizar os resultados dos atendimentos. Ademais, essas máquinas vêm sendo aprimoradas nos últimos anos — especialmente as impressoras em resina.

A partir dessa ferramenta, é possível reproduzir itens como dentaduras, pontes e coroas no próprio consultório. A impressora 3D também é peça-chave para o funcionamento de outras tecnologias na odontologia.

Escaneamento intraoral

O escaneamento intraoral é uma tecnologia que se aplica a diversos tratamentos odontológicos. Ele faz o escaneamento da boca do paciente em poucos minutos, gerando modelos tridimensionais que proporcionam imagens ricas em detalhes.

Com o equipamento é possível registrar a anatomia dos dentes para planejar a intervenção mais adequada. O modelo também pode ser impresso por uma impressora 3D. Como resultado, o escaneamento intraoral gera uma economia de tempo, insumos e espaço.

 

Cirurgia guiada

A cirurgia odontológica é mais uma área beneficiada com a tecnologia e a inovação. Por meio da cirurgia guiada é possível realizar o procedimento cirúrgico com mais segurança.  Para isso, o profissional depende do escaneamento intraoral e de exames de tomografia.

Com esses itens, ele combina as imagens em um software de planejamento para estudar melhor as características orais do paciente. Então a cirurgia pode ser feita virtualmente, com planejamento e cortes precisos. Posteriormente, o resultado é transmitido para a impressora 3D.

 

Quais são os benefícios da tecnologia na odontologia?

Como você pôde ver, a tecnologia tem um papel muito importante na odontologia. Ela faz com que a rotina de atendimentos seja mais eficiente, evitando o gasto com insumos e intermediários. Ademais, os recursos melhoram a vida dos pacientes — otimizando os tratamentos.

Como efeito, é possível oferecer mais conforto para os pacientes e mais segurança para a saúde bucal deles, garantindo a sua satisfação. Outro benefício é que os profissionais conseguem realizar mais atendimentos e com maior qualidade, aumentando seu retorno financeiro.

 

Por que a tecnologia e a inovação são importantes na odontologia?

Após conhecer mais sobre os avanços e as novas ferramentas tecnológicas na odontologia, é relevante observar o papel desses recursos nos consultórios. Além dos benefícios que você já conheceu, também existem vantagens em relação aos resultados no mercado.

Como foi possível conferir, os recursos reduzem a necessidade de espaço, intermediários e insumos, além de permitirem um atendimento mais ágil. Assim, ainda que exista um investimento inicial, a tecnologia pode representar uma economia para o consultório odontológico.

Também é conveniente reforçar que as pessoas esperam cada vez mais modernidade e eficiência nos negócios, o que abrange os atendimentos em saúde. Portanto, oferecer uma experiência tranquila, ágil e competente aos pacientes é importante para se destacar no mercado.

Como vimos, existem muitas soluções surgindo nessa área. Logo, é fundamental avaliar quais são as alternativas mais adequadas para o seu modelo de negócios!

Você já utiliza alguma dessas soluções no seu consultório de odontologia? Deixe a sua experiência nos comentários!

Deixe um comentário